Os Urubús dos tempos modernos

Os urubus são aves que num primeiro momento causam uma espécie de nojo, rejeição, mas uma pessoa que tem consciência do que seja suportar o mau cheiro que exala de um bicho morto, sabe reconhecer a utilidade que ele tem. Uma pessoa que tem a coragem de espantar, apedrejar um urubu ou é uma criança inocente, brincando, ou um adulto irresponsável, já que o pobre animal apesar daquela aparência sinistra, tem uma utilidade pública enorme. Pena que eles não possam se adaptar para perceber o mal cheio que exala do congresso nacional ou das delegacias de policia onde existem os policiais corruptos, ou das grandes empresas e/ou corporações onde a nasce o corruptor.

Mas no mundo moderno e usando esse termo figurativamente vamos encontrar essa função bem distorcida nesses urubus humanos com os quais convivemos no nosso dia a dia. Temos os advogados de porta de cadeia que são oportunistas em salvar bandidos endinheirados usando as brechas da Lei. Temos os pastores de igrejas evangélicas em busca dos desesperados, enfim sempre temos alguém nos “urubuservando” para que de alguma forma, possam arrancar algo que possamos ter.

Uma demonstração de fraqueza, é o suficiente para que eles comecem o ritual, rodeando, rodeando até que totalmente fragilizados ou imobilizados, possamos nos tornar presas fáceis para a degustação. Na política existe até um fato engraçado no Brasil, pois um partido que se formou com desgarrados do PMDB, teria usado o Urubu laranja, ou seja, todos os políticos são urubus, mas não admitem, se escondem atrás de um Tucano de bico alaranjado, que é nada mais nada menos que um urubu tonto, sem carniça pra comer. Eles perderam o rumo da história e mergulharam no mar de lamas que eles próprios construíram e agora sequer podem retornar a cor original. Não conseguem suportar seu próprio cheiro. Rsss.

Na internet, eles estão mais que ajustados e preparados. São aqueles que hoje chamamos de Rackers, espalhando seus vírus letais, desorganizando nossas máquinas e buscando informações sigilosas que possam beneficiá-los. E assim, invadem nossas contas bancárias com saques criminosos ou publicação de fotos intimas de pessoas famosas, enfim, sempre fazendo estragos e causando danos morais.

O que mais incomoda mesmo no urubu eletrônico, não é de fato aquela ação consumada, pois nesse ponto, você já sabe o que aconteceu e o que está feito, não está por fazer, como se usa dizer.

O que incomoda de fato e muito é aquela ronda rotineira que eles sempre fazem e que irrita. Exemplo:

Se você pede ou recebe um boleto por e-mail, imediatamente começam a chegar diversos boletos de origem duvidosa. Um descuido e pronto, você abre aquele arquivo e seu computador vai pro espaço. É incrível como eles se divertem, arruinando a vida de uma outra pessoa, assim, sem mais nem menos, gratuitamente e nada se pode fazer contra isso, pois uma caixa anti-spam, funciona, mas acontece que muita mensagem útil e importante pra você, pode cair por lá, na lixeira e assim, você de qualquer forma tem que examinar uma a uma antes do ato de “deletação” definitiva.

Pesquise o preço de uma geladeira ou qualquer outro eletro e no dia seguinte, você receberá um punhado de msgs. de propaganda de lojas, com promoções e pronta entrega. Tente encontrar um velho amigo no Face ou no Google e no dia seguinte você receberá vários e-mails com pré nome daquela pessoa, como se ela estivesse mandando fotos antigas, recentes, comprometedoras, etc e você fica maluco com a habilidade que esse pessoal tem pra fazer pescarias desse tipo na web.

O que será que eles ganham com isso, porque será que eles agem dessa maneira? Sinceramente acho que ainda não temos respostas adequadas para explicar ou justificar tais comportamentos. Talvez seja da índole do ser humano espezinhar o outro.

Luiz Bento (Mostradanus)
Enviado por Luiz Bento (Mostradanus) em 19/06/2012
Reeditado em 19/06/2012
Código do texto: T3732391
Classificação de conteúdo: seguro