OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS ?

Lendo o livro '' A estrela sobe '' do autor Marques Rebelo, constatei que um problema antigo, não é tão antigo assim, é na verdade, bem atual.

É um problema que raramente cai na mídia, mas que faz parte desse mundo televisivo, radiofônico e virtualizado, ou seja, do mundo do sucesso, da exposição, da invasão da privacidade.

São tantas as histórias escabrosas que vivenciam os que trilham o caminho da busca da fama, que se quer fazemos noção do sofrimento que muitos artistas carregam ao longo de suas vidas.

Eu me pergunto...Será que vale a pena ?

O livro retrata a trajetória humilhante de uma menina que sonha em ser cantora de rádio. É descrita sua intimidade chegando-se quase a sentir-se numa dolorida cumplicidade da existência de um amor sensual pouco comum para nós tão imbuídos de valores morais rígidos.

A personagem desencadeia o problema de uma vida desrregrada em troca de favores para alcançar seu intento de se tornar uma pessoa famosa, de sucesso e de muitos bens materiais e oportunidades tão sonhadas.

Também retrata a experiência de uma gravidez indesejada e um aborto com risco de vida. Aborto feito clandestinamente e que a deixa com sequelas físicas e emocionais, além da culpa espiritual que fica impregnada em sua alma, antes tão pura.

Quantas pessoas marcadas por abusos de alheios. Quantos seres ricos em todos os sentidos, cheios de sonhos, dotados de talentos e dons, que foram colocados numa situação de desespero e dor, sofrimento e fugas sem voltas. Quanta gente de vida longa morrendo cedo.

A realidade é que tudo na vida tem sempre dois lados, que nem tudo é assim tão feio quanto o livro pinta, mas muito disso é verdade , é antigo e também é atual.

Ainda hoje muito é apadrinhamento sim, muito é troca de favores sim, mas é claro que tudo tem exceção também.

Mas a minha pergunta ainda esta aqui, latejando em minha cabeça.

Vale a pena ?

Eu respondo que não valeu a pena para a personagem do livro, intitulada como Leniza. Pois para chegar a ter um sucesso, que lhe desse uma realização de 50 por cento, ela perdeu seus outros 50 porcento, ou seja, perdeu a mãe que a ajudava em tudo e passou a ficar só. Perdeu seus amigos verdadeiros e ficou rodeada de interesseiros e pessoas que nem sempre ela podia contar. Perdeu o mais importante de tudo, que foi a sua paz de espírito, após o aborto que fez de um filho ao qual ela nem sabia quem era o pai, e que a deixou com sequelas físicas também.

Talvez se eu entrevistasse algumas pessoas que vivem na mídia, umas me diriam que tudo vale a pena para a realização de um sonho, e outras como eu já li, diriam que se arrependem e jamais vivenciariam e fariam tudo pela fama, pelo dinheiro e pelo tão desejado status social.

A realidade atual mostra simplesmente que a vida é uma aventura, e quem passeia na chuva sem proteção, esta sujeito a se molhar ou não...Tudo depende de múltiplos fatores como...Índole...Valores...Sorte...

O livro me fez pensar e ler mais sobre o assunto na internet, dando-me vontade de expor a minha ótica sobre esse assunto que se resume nessa frase a seguir...

PARA MIM OS FINS NÃO JUSTIFICAM OS MEIOS...