Tecnologia e sensibilidade: é possível haver harmonia entre esses dois assuntos?

Mundo tecnológico: racional e insensível.

O mundo tecnológico sempre pareceu frio, voltado exclusivamente para realizações cerebrais, algo sem alma e coração. O mundo tecnológico sempre foi abordado por cientistas, por meio de uma linguagem muito especializada. Muitas e muitas pessoas, evitaram aproximar-se desse mundo, temendo perder a sensibilidade. Racionais acima de tudo, os profissionais que trabalhavam nessa área pareciam realmente monstros, principalmente quando trabalhavam na fabricação de tecnologia de guerra.

Novos tempos estavam chegando.

Porém, com o passar do tempo, um novo cenário foi aparecendo aos poucos, e esse conceito tão ruim sobre tecnologia e seus profissionais foi mudando. O motivo era a forma como a tecnologia estava sendo abordada! Podemos nos lembrar dos velhos tempos do cinema. Podemos nos lembrar de Charles Chaplin fazendo suas atuações extraordinárias naqueles tempos gloriosos do cinema mudo. Que tecnologia maravilhosa foi utilizada para gerar imagem! De outra forma, quanta poesia, quanta sensibilidade estava sendo mostrada aquele público que se encantava com o que via! Mesmo assim, o cinema ainda mostraria voz e cor em suas produções futuras, uma tecnologia avançada então, que já previa o que estava por vir.

Surpreendente! Astronautas pisaram na lua!

Quem pode esquecer o dia em que os astronautas pisaram na lua? Quem pode esquecer o dia em que nós, aqui no nosso planeta, vimos um astronauta que conduzia um jipe - na lua! Que tecnologia extraordinária estava sendo usada! Consideremos o seguinte: uma nave que levou alguns astronautas à lua: isso, por si só, já é fantástico! Agora, um astronauta dirige um jipe lá! Uau !!! Mas não acaba aqui: não podemos esquecer que vimos esta maravilhosa conquista tecnológica através da nossa televisão, dentro de nossas casas, sentados em nossos sofás! Foi quando um astronauta nos mostrou nosso planeta - aquela esfera azul tão linda, como se um artista, um pintor a tivesse pintado. Então ele leu um versículo bíblico que falava sobre Deus e Sua criação! Assim como em Chaplin, aqui havia poesia e sensibilidade, e Deus era mencionado; então agora, aqui, também havia espiritualidade!

Telefones antigos: pareciam tijolos!

Acho que muitas pessoas se lembram quando os primeiros celulares apareceram. Pelo menos aqui no Brasil pareciam um tijolo, de tão grandes que eram! Como os primeiros computadores, que eram enormes, os primeiros celulares também! No entanto, apesar de serem mais ou menos desconfortáveis de carregar no bolso devido ao seu tamanho, eles eram mesmo - uma grande novidade! Meu Deus: podíamos levar um telefone (agora chamado de celular) conosco, aonde quer que fôssemos! Então, uma vez, em um ponto de ônibus, uma linda garota falava com o namorado através deste telefone moderno: - "alô, doçura, como vai você, baby?" Nossa, que coisa!!! Agora a tecnologia estava sendo usada para expressar - amor! Sim !!! Através daquele "tijolo" ela estava expondo seus sentimentos! Simplesmente poético, romântico - não é?

Tecnologia para todos!

Aqui no Brasil, nós assistimos uma novela chamada Caminho das Índias, e nela havia um indiano rico, que tinha um computador, que sempre falava com amigos de outros países! Naquela época, apenas pessoas muito ricas podiam ter essa tecnologia avançada em suas casas! Mas o tempo passou e o que temos hoje? Não temos apenas um computador tradicional para falar com os nossos amigos (entre outras pessoas), como também temos um celular que nos mostra a imagem de uma pessoa, por exemplo, que vive tão longe de nós, ainda que, neste momento , a gente esteja dentro de um supermercado, tão fácil ficou falar assim, ver um familiar, expressar nosso carinho para com ele, numa conversa amorosa, cheia de sensibilidade. Esse celular, muito adequado ao nosso bolso (não é um privilégio só para os ricos ter um desses), esse celular não é mais um pedaço de tijolo, esse celular é uma verdadeira maravilha! isso nos mostra o quanto a tecnologia avançou, como a tecnologia é incrível!

Conclusão

Como vimos, a tecnologia não é necessariamente um assunto de monstros, de acordo com esse antigo conceito. Como o dinheiro, como uma faca, vai depender se são bons ou não, de acordo com o uso que faremos deles! Como vimos nesses exemplos, podemos abordar a tecnologia com beleza e sensibilidade! Sim, eu sei, essencialmente esse assunto se refere aqueles que fabricam tecnologia, não para aqueles que a utilizam. Excluindo os tempos de guerra, em que somos obrigados a fabricar tecnologias de guerra para nos defender, este envolvimento entre tecnologia e cinema, poesia, Deus, fraternidade, amor familiar, romantismo, etc., faz deste mundo tecnológico algo realmente poderoso para colocar todos os corações e almas, fabricantes e usuários, em uma grande e maravilhosa harmonia! Eu realmente acredito que, entre esses profissionais que trabalham duro criando novas tecnologias, há poetas e pintores, pessoas que têm a sensibilidade muito, muito aguçada! Nada a temer então! Muito obrigado então por ter me acompanhado até aqui!