“Voar é para os pássaros e para alguns privilegiados”. Refletir também o é. Que não voou para copa, voe para reflexão.

Recentemente uma sugestão foi compartilhada no facebook para que os brasileiros desfrutem das festividades da copa do mundo sem muitas críticas, sem protestos, aproveitando o momento - festivo para alguns-, alegando que críticas não resolverão os problemas existentes no país. Críticas sem reflexão, realmente não resolverão sequer um só problema.

Ação sem reflexão também não trará solução. Não às quebradeiras.

Efetuando-se quebradeiras não se constrói uma nação culta. Não se fabrica tecnologia de ponta para elevar a nação ao tope primeiro mundo.

Apenas apontar problemas ou dar risada como se fosse o bobo da corte nada solucionará. Porém, não se pode esquecer que as festividades dos magnatas não podem apagar da memória dos plebeus - como eu e outros milhões- a realidade que enfrentarão após o embarque do último jogador de volta à sua casa no exterior. Interessante relembrar uma frase de Galvão Bueno durante a abertura da copa sobre quebradeiras e protestos: "Não percamos o contato com a inteligência".

Aos milhares que aqui ficaram sem condições para voarem aos estádios para verem os canarinhos jogarem, fica o convite para uma viajem reflexiva pelos labirintos, túneis e trilhos do Brasil da minoria de plebeus existente dentro do Brasil da elite abastada, ANTES DAS URNAS DE OUTUBRO. A mesma viagem, se efetuada posterior a esta data será mero desperdício de tempo e energia. Nesta fase decisiva aos brasileiros, a contagem regressiva de Outubro a todos interessa de verdade para determinar as mudanças que o país necessita, e não pode ter gol contra, pois as consequências serão funestas para os próximos quatro anos.

Convido-vos a darem uma olhadela pelo buraco da fechadura na parede nacional efetuando um vislumbre na direção reflexiva e ações concretas, porém, sem quebradeiras de prédios públicos, sem incêndios aos ônibus necessários ao transporte dos trabalhadores operários os quais levam o país nas costas, inclusive trabalhando de graça na copa dando o melhor de seu conhecimento intelectual de graça o que valeria dinheiro.

A contagem regressiva para a copa dos abastados? Por ora torna-se desnecessária. Já o fizeram aqueles que se enriquecerão mais ainda através dela. Auxiliados pelos iludidos que trabalharão de graça sob a pseudo-bandeira de voluntariado, sem direito a assistir gratuitamente a um jogo sequer. Ou a frase: “Tempo e conhecimento vale dinheiro” perdeu sua eficacia neste período? Que professor de inglês traduziria eventos de graça? Só na Copa dos voluntários!

Seria curiosos perguntar se os quinze mil voluntários tiveram o direito a assistir pelo menos a dos um dos jogos também de graça em troca de seu trabalho, visto que até bebês teriam que comprar ingressos para “dormir” durante os jogos. É melhor não perguntar já que sequer bebês entraram de graça, quanto mais voluntários.

Mão de obra gratuita, escravagista sem vinculo trabalhista provavelmente maquiado com bandeira de solidariedade não ocorre somente com estrangeiros nas indústrias de costura, conferir: http://www.dw.de/com-lucro-milion%C3%A1rio-fifa-tem-programa-de-volunt%C3%A1rios-questionado/a-17698960

Poucos se deram ao luxo de observar a triste realidade no Brasil da copa, no qual mais de quinze mil pessoas se inscreveram e passaram por um processo seletivo duríssimo para trabalharem de graça sem remuneração durante a copa do mundo num país com milhares de pessoas desempregadas, muitas das quais trabalhando de graça.

Isto sugere abuso da boa fé e ingenuidade do povo que vive num país com alto índice de desemprego, pois, para concorrer a cada vaga cada candidato voluntário passou por uma bateria de testes de seleção e treinamento como se fosse trabalhar na NASA, quando apenas iria doar gratuitamente seus esforços e conhecimento linguístico entre outros, como descreve os sites a seguir: http://www.mundodastribos.com/criancas-de-colo-terao-que-ter-ingresso-na-copa-do-mundo.html

http://pt.fifa.com/worldcup/news/y=2013/m=10/news=inscricoes-programa-voluntarios-fecham-com-novo-recorde-2190825.

htmlhttp://pt.fifa.com/worldcup/news/y=2014/m=6/news=voluntarios-recebem-uniformes-e-comecam-a-atuar-em-suas-areas-2353433.html

“Assim como o candidato sueco, outros 1.023 inscritos optaram pela área de administração entre as mais de 20 oferecidas pelo Programa de Voluntários da Copa do Mundo da FIFA 2014. As áreas mais procuradas até agora foram Competições (4.407), Cerimônias (2.376) e Operações de Estádio (2.031).Cerca de 15 mil voluntários devem ser chamados para trabalhar na Copa do Mundo da FIFA. Na primeira janela, em 2012, 127.629 pessoas se inscreveram para participar do torneio.

A alocação na área solicitada no ato da inscrição não está garantida.

O processo de seleção conta com fases presenciais – para os moradores das sedes – e outras online, sendo obrigatória a aprovação em todas elas. Após a inscrição no Programa de Voluntários, o candidato passará por dinâmicas de grupo, treinamento online, entrevistas individuais e treinamento específico”.

http://www.dw.de/com-lucro-milion%C3%A1rio-fifa-tem-programa-de-volunt%C3%A1rios-questionado/a-17698960 sobre os questionamentos pertinentes.

Recorrer ao voluntariado quando ocorre um sinistro como a queda de algum avião, ou incêndio numa grande estrutura, ou tragédia como a inundação resultante das chuvas sazonais em países pobres é uma solidadriedade compreensível, ato nobre.

Trabalho voluntário em copa do mundo onde tudo é pago em dólares e muito bem pago? Cada jogador é supervalorizado.

"Transfermarkt, que avalia os 23 jogadores da 'Roja' em um preço total de 916 milhões de dólares. No estudo, também divulgado na revista Time, a Alemanha aparece em segundo lugar (828 milhões de dólares), e o Brasil em terceiro (689 milhões de dólares). O Top 5 é completado por França (607 milhões de dólares) e Argentina (US$ 577 milhões)".https://br.esporteinterativo.yahoo.com/noticias/espanha-%C3%A9-equipe-maior-valor-mercado-copa-131819904--finance.html

Quanto custa um médico que salva vidas, inclusive dos jogadores, quando necessário? Quanto custa um trabalhador que morreu na construção do estádio? Porque apenas jogadores são considerados tão valiosos?

Cheira a exploração da boa fé de incautos.

Mão de obra gratuita com direito a uma ração diária num país com alto índice de desemprego. Em Dezembro milhares de empresários contratam funcionários temporariamente para atender o excesso de clientes durante as festividades. Porque não houve contratação temporária para o excesso de trabalhos durante a copa?

Tratar deste tema não dá ibope?

Elenquemos pois de alguns temas a começar pelo tema educação!

-EDUCAÇÂO: CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS!

O ponta-pé inicial dado em favor da educação ao criar-se o programa Ciências ou Universidade sem fronteiras destinadas a alunos universitários. Quais deles estão mentalmente e educacionalmente preparados para usufruí-la? Poucos. Apenas os filhos dos abastados que puderam pagar cursinho pré-vestibular e bom curso de inglês tem acesso a este privilégio de mergulho cultural, ou para estrangeiros que queiram atuar no Brasil. http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/views/-/journal_content/56_INSTANCE_VF2v/214072/4860672

Tão elitizado foi, que sequer expandiu-se às áreas de humanas. Sequer foi divulgado com o afinco com que têm sido divulgados os jogos e a copa do mundo, ou como serão divulgados os nomes dos candidatos que concorrerão ao pleito no próximo Outubro 2014. Quem pode participar? Somente o aluno que preencher no mínimo estes requisitos:

“IV. Ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir de 2009;V. Apresentar perfil de aluno de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico segundo critérios da IES; VI. Comprovar proficiência conforme consta no texto das chamadas

VII.1 Os candidatos que atenderem a todos os requisitos, mas não obtiverem o nível mínimo de proficiência. poderão a critério da CAPES e do CNPq serem beneficiados com cursos a distância no Brasil e presenciais no exterior”. 

http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/estudante

Em outras palavras: Nenhum aluno de escola pública que passou por ela alienado engodado no faz de conta que ensina, na qual o aluno fez de conta que aprendia, na hora do ENEM faz de conta que teve nota. Nenhum aluno da escola pública que “usufruiu” a aprovação sem verdadeiro aprendizado; nenhum aluno que desperdice seu dia útil ouvindo funk, dançando até o chão, ou vendo novelas das seis, das sete, das oito e todas as demais. Ciência sem fronteira, tem uma fronteira a milhares intransponível; a fronteira do conhecimento consolidado nos anos escolares básicos, a fronteira de um aprendizada e fluência em outro idioma proibido e desvalorizado na escola pública para o proletariado.

Parece que Ciência não é a mola propulsora para tirar um povo da condição de terceiro mundo ao torná-lo produtor de ciência e tecnologia de ponta capaz de libertá-los do jugo globalizado. Ter acesso a um aplicativo de celular ou a uma bola a ninguém liberta do jugo da falta de boa educação.

Todavia, milhares de alunos descamisados não conseguem aproveitar tal oportunidade, pois, não estão preparados sequer emocionalmente para tal. Mal conseguem pensar na nota da prova de sexta-feira para logo após se encherem de cerveja, funk e sexo. Sequer são estimulados a pensarem no aprendizado que lhes dará condições para entrarem no limiar do Portal Universidade sem fronteira. Milhares sequer percebem a fronteira da falta de conhecimentos que os encera fora desta e outras boas oportunidades.

Quanto mais no aspecto de falar fluentemente outro idioma para irem a qualquer país. Mesmos que seja um vizinho de fala espanhola. Muitos se contentam em pensar que espanhol é português mal falado, e engodados nesta falsa realidade sequer se dão ao trabalho de estudar a língua aparentemente mais fácil e mais falada na América Latina.

Sem mencionar-se a falta de estudos pelas universidades de medicina focando sobre o alto número de estudantes viciados em cerveja quando deveriam estar viciados nos estudos das diversas ciências. Estão impregnados da mentalidade funkeira, mesmo tendo algum dinheiro não investem nos estudos em longo prazo.

Cerveja, balada, funk, samba, pagode e futebol não torna um país produtor de tecnologia de ponta sequer primeiro mundista.

Um dos pecados cometido pelo MEC, sob a conivência dos brasileiros distraídos foi eliminar a obrigatoriedade do estudo do latim, francês, inglês, teoria musical e história da música com nível profundo para os estudantes do fundamental. Um aluno com o mínimo de conhecimentos em história da verdadeira música jamais adentraria no submundo ilusório do funk como se o mesmo fizesse parte da cultura musical.

Tal supressão de parte importantíssima na área do ensino favoreceu entre outras mazelas ao surgimento das “escolas” de idiomas que pouco ensinam, mas muito cobram, fazendo do ensino aprendizado de outro idioma fonte de renda e meios de enriquecimento do proprietários de escolas de idiomas e informática, e o povo calou-se, consentiu em nada saber enquanto a elite dos idiomas se enriqueceu. Fonte de renda não é o mesmo que fonte de conhecimento.

-Saúde Pública: Nos labirintos propagandísticos do: “faça sexo com segurança; use camisinha”, anualmente surgem e engatinham milhares de bebês, os quais nascem nove meses após o carnaval, ou durante o ano todo sob os auspícios desse chavão. Bastam conferir a lista de abandonos escolares que o MEC não divulga, mas deveria divulgar. Milhares de adolescentes abandonam as escolas por se tornarem mães prematuramente com seus bebês nos braços, sem teto e sem pai. Para voltarem às salas de aulas terão que deixar os bebês com as avós ou terão que trabalhar para sustentá-los, já que os pais carnavalescos não pagarão pensões, muitos sequer sabem quem são os verdadeiros pais.

-Brasil da copa do mundo, na qual uns poucos se enriquecem com a contribuição financeira mensal oriunda dos bolsos dos milhares descamisados que vestem a “camisa” do futebol e outros milhares trabalham de graça sem receber um centavo para tal, num país de terceiro mundo repleto de desempregados e desigualdades sociais. Multidões alienadas que dão seu “dízimo mensal” aos cofres da FIFA, dos times futebolísticos e dos jogadores ao pagarem para se tornarem “sócios” dos clubes futebolísticos, pagarem por cadeiras cativas e ingresso para cada jogo, pagarem por bonés, camisetas e qualquer objeto do “seu time” o qual jamais depositará um centavo na conta bancária do torcedor fanático.

Torcedores muitos dos quais recusariam a dar um centavo de seu dinheiro como dízimo na igreja para a obra de Deus que resgata vidas das drogas, da promiscuidade e do crime. E ainda há pessoas que afirmem que os evangélicos ou cristãos é que são fanáticos. Pelo menos doam por uma boa causa, que resulta em salvamento de vidas das drogas, do crime e prostituição.

-Reflexão urgente e necessária sobre a reengenharia dos transportes e do tráfego. A começar por um problema menor que pode ser visto à partir da ótica daquele cantilena de crianças: “Um elefante incomoda muita gente, dois elefantes...”: põe-se a circular ônibus bi articulado em ruas estreitas já quase sem calçadas para o próprio pedestre, apenas para aumentar o número de passageiros num único veículo diminuindo o gasto com funcionários. Se paga um motorista que trabalhará por dois e receberá por um. Implanta-se o bilhete único e câmeras eletrônicas sob a desculpa de que é para evitar o roubo nos veículos.

Porém, as câmeras parece servir mais para impedir caronas e ocultar o fato de ter-se um funcionário a menos na folha de pagamento a receber vale alimentação e plano de saúde.

Em várias cidades brasileiras os motoristas de ônibus são forçados a cumprirem dupla jornada sendo ao mesmo tempo motoristas e cobradores e recebendo um salário pela tarefa como motorista.

O acumulo de atividades o torna estressado, colocando em risco a vida dos passageiros por conta dos motoristas dirigirem com as atenções dividas entre receber o dinheiro das passagens e o medo de serem roubados para além dos imprevistos no transito das Ruas ou rodovias como a Dutra, Trabalhadores entre outras vias movimentadas em várias partes do país.

-Ouvem-se cobradores que por medo da pressão evitam falar sobre o caso, porém, nas entrelinhas falam de que são obrigados a pagarem o valor do furto aos donos dos ônibus. Mesmo existindo o seguro contra roubo o cobrador tem que pagar. Deveria haver transparência e verificação quanto a estes aspectos e alguma investigação nesta direção e se, comprovado for, justiça seja feita em favor dos profissionais desfavorecidos e da população que fica à mercê da sorte neste fogo cruzado entre empresários, profissionais do volante e “profissionais” da arte em subtrair o que não lhe pertence ao saquearem os cofres dos ônibus.

- Outra situação complexa nos transportes: Enquanto milhões batalham e sofrem pela falta de emprego, e algum convênio de saúde mais digno, os metroviários fazem suas greves por melhores salários, e a população sofre as consequências do impasse e queda de braço entre governantes, empresários e metroviários. Um grupo concursados, ganhando bem, porém, choramingando por mais altos salários enquanto a maioria chora por não ter um emprego e algum convênio saúde. Então que se privatize o metrô, como o fizeram com a TELESP. Dizia-se que com a privatização as comunicações se tornariam melhores.

O que vemos? http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2014/02/03/internas_economia,494511/telecomunicacao-lidera-reclamacao-em-2013-diz-procon-sp.shtml.

Porque houve tanta ânsia pela privatização das teles que sequer faziam greves e agora tolera-se os prejuízos da paralisações do metrô? Basta conferir;http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,telecomunicacao-lidera-ranking-de-reclamacoes-do-procon-sp-em-2013,176991e

E o povo consentiu e continua consentindo com tudo isto, pois, ficam distraídos com bola no campo, alheios aos problemas nos campos de suas vidas, no qual o jogo é decidido nas urnas. E a população não faz reivindicações consistentes por mudanças imediatas antes das eleições de Outubro, anestesiados pensando na redonda. Após as eleições de nada resolverá falar mal este ou aquele candidato.

- DIA DO CAMINHONEIRO! Brasil dos caminhoneiros que dirigem por longas horas muitos dos quais “viciados” nos recursos químicos ao qual chamam de rebite, usado para suportarem ou driblarem o sono acumulado durante horas ao volante dirigindo três caminhões atrelados um ao outro no formato conhecido como bi, e tri-trem.

Dois ou três caminhões sendo dirigidos por um só homem.

Isto é também questão de saúde pública, pois, resultam em acidente, mortes e pensões para além dos desequilíbrios psicológicos resultantes e reinantes. Economia para o empresário que paga apenas um salário, porém, prejuízos para os cofres públicos com acidentes e superlotações nos hospitais.

“Exames clínicos realizados em setembro de 2009 pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo encontrou substâncias ilegais na urina de 6% dos 305 caminhoneiros examinados em estradas do Rio e São Paulo. Outra pesquisa, realizada em 2008 pelo Ministério Público do Trabalho e pela Polícia Rodoviária Federal constatou que três de cada dez caminhoneiros que trafegam pelo estado de Mato Grosso dirigem sob efeito de cocaína e outros estimulantes. O mesmo resultado foi encontrado em janeiro de 2009 no Espírito Santo, em pesquisa da PRF com 732 motoristas de caminhão. Segundo os pesquisadores, os caminhoneiros declararam que o aumento da tolerância física e o crescente controle sobre a venda dos medicamentos usados como rebite são os principais fatores que levaram a migração para drogas mais pesadas. O Brasil tem cerca de 2,5 milhões de caminhoneiros na ativa. Esse número dá uma ideia do tamanho do problema. Até o momento, não existem políticas públicas ou iniciativas da sociedade civil ou do setor produtivo para enfrentar o uso de drogas pelos caminhoneiros”. http://www.namaocerta.org.br/bol_6902.php

Este é apenas uma olhadela rápida pelo buraco desta fechadura que encobre a triste realidade doas profissionais do volantes que arrastam o progresso do país sobre rodas. Rápidas nas estradas e lentas nas soluções necessárias.

“Muita gente pode fazer uma ideia errada do que seja a profissão de caminhoneiro. Não é apenas pegar um caminhão e sair pelas estradas ou pelas ruas das cidades segurando um volante. Cada caminhão, cada carga, requer uma habilidade específica. Um jeitinho todo especial que influi de maneira decisiva no resultado do transporte.Trafegam pelas estradas brasileiras cerca de dois milhões de caminhoneiros e transportam 60% da carga movimentada no Brasil. É um profissional que passa muito tempo longe de casa, às vezes viajando semanas sem parar. Conhecem a estrada melhor do que ninguém!”http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/30-junho-dia-do-caminhoneiro.html

-É questão de Saúde Pública e combate ao desemprego e não apenas saudosismo do velho modelo convencional. O novo formato de transporte bi e tri trem, ou articulados nos quais um homem trabalha por três e recebe por um é um aliado para o aumento do índice de desemprego. Este formato três em um é o meio utilizado para diminuir funcionários e não forma de combater desemprego, pois, nele para cada funcionário trabalhando, dois homens ficam sem emprego enquanto o empresário paga para um homem apenas um salário, um benefício de alimentação, apenas um benefício como seguro de vida ou seguro de saúde, e recebe trabalho de três homens os quais permanecem desempregados ao leu da sorte. O empresário gasta com apenas um funcionário sobrecarregado de responsabilidades e sono, viajando ao longo das rodovias nem sempre bem cuidadas apesar dos milhares de pedágios existentes.

Duas famílias restantes têm seus chefes desempregados. Falta sim é treinamento de profissionais para trabalhar os modernos eletrônicos. Só cego não percebe o embuste.

-Outro tendão de Aquiles é a triste realidade sobre prostituição: prostitutas e meninas comercializadas ao longo das rodovias.

Combate ao trafico infantil, à prostituição infantil passa também pode trafegar pela redução da jornada dos caminhoneiros, os quais são forçados pelas questões financeiras a ficarem semanas e até meses fora de suas casas, o que resulta no aumento do turismo sexual nas estradas.

Muito embora a recente lei que torna a prostituição infantil como crime hediondo sem fiança seja um grande avanço, o combate à prostituição passa também pela questão das excessivas jornadas às quais os caminhoneiros são expostos diariamente, não sendo exclusivamente questão de lei. Sequer são suficientes canções sobre o tema e uma festa anual 30 de Junho ou 24 de Julho. São Cristóvão não devolve vidas perdidas ao volantes recheadas de rebites.

Datas comemorativas como 30 de Junho ou 24 de julho relativas ao profissional do volante o caminhoneiro não trazem soluções a problemas tão complexos, apenas os distanciam de pensar em tais problemas. Ter um cancioneiro destinado a aliviar as saudades não é solução, sequer é o bastante para solucionar os problemas do turismo sexual atrelado a esta profissão.http://www.lavras24horas.com.br/portal/organizador-da-24-festa-do-caminhoneiro-de-lavras-fala-sobre-o-evento/.

O trabalhador fica longe da esposa por tempo demasiadamente grande e não pode levá-la dada a proibição de “caronas”, porém, as caronas do turismo sexual acabam acontecendo sem proibição alguma, cooperando com a prostituição e desestruturação familiar e o aumento dos milhões de crianças sem pai sem lar, sem teto, sem apoio emocional, psicológico e financeiro.

-Pedágio, um capítulo à parte! Por mero exemplo e lembrança: uma viagem desde SP até Marília pela qual se paga 100,15 centavos num ônibus convencional; sete reais e vinte e cinco centavos são de pedágios para cada passageiro que embarcar no ônibus. Se embarcarem 50 passageiros será sete reais e vinte cinco centavos vezes 50 pessoas. E as rodovias nem sempre são impecáveis.

Antes das urnas em Outubro muitos destes questionamentos precisão serem repensados, revisados e se possível solucionados se reivindicados de forma correta e concreta. Ou seja quebrar prédios, incendiar carros é simplesmente: “Perder o contato com a inteligência”, como sabiamente falou Galvão Bueno na abertura da copa de 2014.

Brigar, bater boca posteriormente ao mês de Outubro representará perder o contato com a inteligência, será ineficaz. Todos terão de esperar outros quatro ou oito anos para ter nova oportunidade na qual decidir.

A contagem regressiva para as eleições é do interesse geral, na qual mudanças poderão ocorrer.

A população brasileira pode mudar o jogo já no ponta pé inicial durante o primeiro turno das eleições. Gooollll, para as melhores propostas, já que melhores candidatos são difíceis de serem identificados nessa fase do jogo.

É preciso apontar-se soluções para além de apontar problemas ou empurrá-los para debaixo do tapete do gramado verde no qual a redonda rola. Não bastam vinhetas com cantilenas pegadiças.

Qual candidato terá uma planilha de propostas a contemplar tais situações para serem debatidas, e cobradas após as eleições? Quem as tiver merece o voto de confiança.

Faltam 132 dias para que esta bola role neste outro gramado,

verde de esperanças em Outubro 2014!

nana caperuccita
Enviado por nana caperuccita em 13/06/2014
Código do texto: T4843388
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.