MENSAGEM BÍBLICA SOBRE OS ATRIBUTOS EXCLUSIVOS DE DEUS:

INTRODUÇÃO:

Deus é um ser diferente de todos os seres do universo, com sua onipotência criou e controla o universo, com sua onisciência consegue ouvir todas as orações humanas, consegue saber, prever e controlar todos eventos do passado, presente e futuro , pois esta acima das leis do tempo e espaço e com a sua onipresença consegue estar realizando todas as suas ações divinas incomunicáveis e comunicáveis em várias partes do universo.

2. A ONIPOTÊNCIA DIVINA:

A Onipotência é um atributo exclusivo de Deus , é relativo a habilidade e competência do todo poderoso de tomar a decisão boa e justa que queira sem ter ninguém para questionar. Deus tem o poder de criar e julgar pessoas pois foi ele que criou estas para viver aqui na terra e na eternidade .

Deus é onipotente pois ele possui todo o poder para criar e julgar a humanidade , Ele criou a humanidade a sua imagem e semelhança com os atributos como inteligência, amor, paz e justiça . Ele pode julgar a humanidade pois foi ele que estabeleceu leis divinas e humanas ao qual o homem devia obedecer , obedecendo ou desobedecendo há consequência boas ou ruins.

A palavra onipotência deriva de dois termos latinos, “omnis” e “potentia” que, juntos, significam “todo poder”. Este atributo aplicado a Deus, mostra que Seu poder é ilimitado; Ele tem poder de fazer qualquer coisa que queira. A onipotência de Deus é aquele atributo pelo qual Ele pode levar a efeito qualquer coisa que deseje. (Vicente Gazzi. Anderson, A Onipotência, onipresença e onisciência de Deus, Assembléia de Deus em Utinga – Madureira, 2003)

Quando muito de nós ouvimos alguém falar ou escrever que Deus é onipotente, vem a nossa mente, será que Deus é onipotente, e porque ele não exterminou os causadores do pecado Lúcifer que enganou parte dos anjos e todos homens e Adão e Eva que como nossos pais humanos nos fez herdar as dores e a morte, consequências de seus pecados .

Mas por ser onipotente Deus não é tirano , ele não vai contrariar sua bondade como criador , só para exterminar essas criaturas. Essas criaturas são seres semelhantes ou parecidos com Deus, e como tal Deus preparou punições justas as suas rebeldes criaturas ,exterminar milhões de demônios e pessoas seria uma chacina que iria provar , uma incoerência na onipotência, pois a onipotência não pode estar em desacordo com os outros atributos exclusivos ou inclusivos a Deus, pois se Deus exterminasse a todos os rebeldes , ele deixaria de ser bom e justo, então não seria Deus.

Só fazendo o seu plano de salvação em Jesus Cristo, ele demonstrou a sua bondade e justiça para a vida dos homens, não anulando assim a sua onipotência divina.

Considerando esta premissa o homem só vai ao céu ou inferno, segundo duas importantes doutrinas bíblicas, a soberania divina de julgar os homens e o livre arbitro do homem ao escolher entre Deus e o Diabo, ambas doutrinas andam juntas , já que o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus , portanto o única criatura de Deus na terra com atributo para escolher entre o bem e o mal e Deus o único que possui a verdadeira justiça de julgar o homem , condenando ou absorvendo, pois conhece o coração do homem , pois o fez.

A onipotência de Deus não significa o exercício de Seu poder para fazer aquilo que é incoerente aos Seus atributos e à natureza das coisas, como, por exemplo, fazer com que um acontecimento histórico passado volte a acontecer. Fazer duas montanhas próximas uma da outra sem um vale no meio, ou traçar entre dois pontos uma linha mais curta do que uma reta. Para Deus é impossível mentir, pecar, morrer, fazer com que o errado mude em certo. Fazer tais coisas não seria demonstração de poder, mas de incapacidade. Toda forma de poder de Deus, do início ao fim é exercida de forma coerente com a Sua infinita perfeição. Pelo Seu poder, Deus realiza só o que é digno de Si. (Vicente Gazzi. Anderson, A Onipotência, onipresença e onisciência de Deus, Assembléia de Deus em Utinga – Madureira, 2003)

Deus possui seu poder manifestado em várias ocasiões naturais e sociais na vida do homem.

• No domínio da natureza, toda a natureza com seus fenômenos naturais , são dominados pelo poder de Deus, toda a chuva, vento, o desenvolvimento das quatro estações, as fases da lua, os movimentos de translação e rotação, crescimento de arvores, nascimento de seres vivos e toda a lei que cerca a natureza , para organiza-la depende da autoridade suprema e única de Deus, pois sem ele nada natural pode acontecer . Gênesis1.1- 25

• No domínio da criação e experiência humana, ao criar o homem como um ser semelhante a si , Genesis.1.26 e com espirito e alma gênesis 2.7, ao oferecer trabalho Gênesis 2.15,por oferecer alimentos Genesis 2. 16, por entregar leis e delegar funções naturais , espirituais e políticas ao homem, Genesis 1.26, Genesis 2.16-17, Gn.39.2,3,21, Ex.7.1-5,Êxodo 20.1-26 , Dn.4.19-37, Dn.1.9,Mc 16.15, João 10.11,14; João21:17Atos 20.28-31, Romanos 13.1-7, Efésios4:11,Efésios1:22 e I Pedro 2.25; 5.2-4, da absorvição e condenação de almas humanas fieis ou infeis a Jesus Cristo, Romanos 3.23-26 e João 3.16-21.

• Nos domínios das coisas celestiais: Salmo 148, Dn.4.35,

Colossenses 1:15-17.

• No domínio dos espíritos malignos: Jó.1.12 ,Colossenses 2:13-15, Romanos 8:37-39 ,1 João 4:4 . Apocalipse, 20.10.

Devemos considerar também que Deus estabeleceu na criação dos homens atributos comunicáveis relativos a uma perfeita inteligência instintiva e racional ao homem, para este conseguir se comunicar com o criador e escolher entre o Caminho do bem ou do mal, pois só um ser inteligente, que possui um vinculo direto com criador poderá estar ciente das causas e consequências boas de cometer virtudes ao escolher Jesus como salvador ou ruins ao escolher o Diabo como mestre.

RESPONDA AS SEQUINTES QUESTÕES:

1)Explique de acordo com a Bíblia, o que é onipotência divina ?

2) Explique de acordo com a Bíblia ,qual é a importância da onipotência divina no universo ?

3. A ONISCIÊNCIA DE DEUS :

A Onisciência é um atributo exclusivo de Deus, é relativo a habilidade e competência de Deus possuir todo o conhecimento sobre o passado, presente e futuro de todas as suas criaturas, sejam elas anjos , homens, animais, vegetais etc. Deus possui essa ação divina para controlar e cuidar de suas criaturas através de uma grande bondade e justiça.

A palavra onisciência deriva de duas palavras latinas ,“Omnis” que significa “tudo”, e “scientia”, que significa conhecimento”. Assim, a onisciência de Deus tem a ver com sua capacidade de tudo saber. De fato, as Escrituras ensinam do começo ao fim que Deus é onisciente; Sua compreensão é infinita, e Sua inteligência é perfeita. (Vicente Gazzi. Anderson, A Onipotência, onipresença e onisciência de Deus, Assembléia de Deus em Utinga – Madureira, 2003)

Deus comanda o universo através da sua onisciência, pois ele só pode criar algo tão imenso, fabuloso e perfeito como universo, sendo um ser inteligente e sábio, pois poder sem sabedoria , não há nada que possa ser construído desde uma pequena caixa de fósforo á um inesgotável universo, pois há sabedoria de Deus é a internalização do seu poder e o seu poder ao criar é a externalização de sua sabedoria, pois Deus pensou, através de sua inteligência arquitetou, quero que ele seja belo, inteligente e obediente e assim ele através de seu poder criou o homem de acordo com o que pensava, em Deus pensar e agir , onisciência e onipotência sempre são equilibradas entre si.

• A onisciência de Deus inclui tudo; Seu conhecimento é universal incluindo tudo quanto pode ser conhecido (Jo.3.12).Deus possui todo tipo de conhecimento, antes de pensamos sobre qualquer assunto do conhecimento empírico, teológico , cientifico e filosófico.

• Deus conhece desde a eternidade aquilo que será durante toda a eternidade (At.15.18) Deus compreende e controla a sua onipotência, onisciência e onipresença. Deus compreende e controla os caminhos e destinos dos justos e ímpios.

• Deus conhece o plano total dos séculos, bem como a parte que cada homem ocupa nele (Ef.1.9-12). Deus conhece quando começou e quando vai terminar a vida na terra. O começo e o fim da vida animal, humana e vegetal. O nascimento, crescimento e a morte de uma árvore. Deus sabe o dia do nascimento e termino do sol, estrelas e astros celestes.

• Deus sabe tudo quanto ocorre em todos os lugares; tanto o bem como o mal (Pv.15.3). Deus conhece as bondades e maldades de todos os seres conscientes do universo.

• Deus conhece todos os filhos dos homens, seus caminhos e suas obras (Pv.5.21).

• Deus conhece todas as suas ações sociais feitas aqui na terra.

A Onisciência é uma característica primordial de Deus , pois sem inteligência é impossível criar todo o universo perfeito,é impossível julgar as almas demoníacas e humanas se não possuir a inteligência de criar critérios justos ,que justifiquem o céu ou o inferno, isto não é uma tarefa fácil e o único a cumprir com facilidade e responsabilidade é Deus.

RESPONDA AS SEQUINTES QUESTÕES:

1)Explique de acordo com a Bíblia, o que é onisciência divina

2) Explique de acordo com a Bíblia ,qual é a importância da onisciência divina no universo ?

3. A ONIPRESENÇA DE DEUS:

A Onipresença divina é um atributo exclusivo de Deus, é relativo á habilidade e competência de Deus ter todo o poder de estar em vários lugares ao mesmo tempo. Ele pode estar no céu com os anjos, como pode estar no coração do cristão á consola-lo e direciona-lo ao caminho do bem e desvia-lo do caminho do mal, fazer o homem reconhecer a salvação em Jesus Cristo e negar a perdição com o Diabo.

O atributo da onipresença de Deus está intimamente ligado à Sua onisciência e onipotência. Só Deus possui estes três “onis”. Por sua onipresença, é que Deus está em todos os lugares. Ele age em todos os lugares e possui pleno conhecimento de tudo quanto ocorre em todos os lugares. ( Vicente Gazzi. Anderson, A Onipotência, onipresença e onisciência de Deus, Assembléia de Deus em Utinga – Madureira, 2003)

Desacreditar na onipresença de Deus, é desacreditar em tudo que ele tem de poder e inteligência , pois só pode ter todos esses atributos se esses são feitos em todos os lugares, se Deus não fosse onipresente , ele não ouviria e atenderia todos os pedidos de oração, saberia todas as virtudes e pecados feitos pela raça humana, quem é salvo por Jesus ou perdidos pelo Diabo ,pois estes critérios justos que definem os destinos dos homens .

Os versículos em Jó.11.7,8, Sl.147.5 e Rm.11.33, defendem a ideia da onipresença de Deus , pois demonstram a grandiosidade de sua habilidade e competência de utilizar a sua onisciência e onipotência em vários lugares do universo.

RESPONDA AS SEQUINTES QUESTÕES:

1)Explique de acordo com a Bíblia, o que é onipresença divina ?

2) Explique de acordo com a Bíblia ,qual é a importância da onipresença divina no universo ?

BIBLIOGRAFIA:

http://www.bibliaonline.com.br/ra/1/1

http://www.webservos.com.br/gospel/estudos/estudos/A Onipotência, onipresença e onisciência de Deus /show.asp?id=462

Carlos Angrense
Enviado por Carlos Angrense em 22/08/2011
Reeditado em 05/09/2011
Código do texto: T3176261
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.