Louvor e adoração na pós modernidade!

A Bíblia é um manancial de entendimentos sobre a vida cristã; vida de adoração e outras práticas por vezes mal interpretadas no dia a dia.

Proponho aqui uma brevíssima reflexão comparativa sobre adoração na Bíblia e sua prática pelos humanos na pós modernidade.

1-O louvor a Deus é uma prática para os vivos. Vivos fisicamente e vivos espiritualmente. Não basta estar respirando. É preciso louvar ao Senhor.

2-Os mortos NÃO louvam. Sejam mortos físicos ou mortos espirituais, ambos não conseguem louvar a Deus. Eclesiastes 9.5 e 6; Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio.

"Mas nós bendiremos ao Senhor, desde agora e para sempre. Louvai ao Senhor". Salmos 115:17-18. "Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará?" Salmos 6:5. "Porque não te louvará a sepultura, nem a morte te glorificará; nem esperarão em tua verdade os que descem à cova". Isaías 38:18

3-Louvor não é petição, petição não é louvor. A oração de Salomão é o melhor modelo de oração servindo até para cânticos sobre adoração ao Senhor: "Depois Salomão colocou-se diante do altar do Senhor, diante de toda a assembleia de Israel, levantou as mãos para o céu

23 e orou: "Senhor, Deus de Israel, não há Deus como tu em cima nos céus nem embaixo na terra! Tu que guardas a tua aliança de amor com os teus servos que, de todo o coração, andam segundo a tua vontade.

24 Cumpri­ste a tua promessa a teu servo Davi, meu pai; com tua boca prometeste e com tua mão a cumpriste, conforme hoje se vê". I Reis cap. 8.22 a 24. Nada mais lindo, nada mais perfeito vindo do humano.

Finaliza o verso 60 com a motivação correta: "Assim, todos os povos da terra saberão que o Senhor é Deus e que não há nenhum outro".

4- Quem pode louvar ao Senhor? Quem está vivo e reconhece a santidade, soberania e grandeza e poder de Deus.

5-Orações e canções de petições não é louvor. É no mínimo a exposição do quanto ainda somos narcisistas olhando para nós nossas necessidades todo o tempo. "Me dá bênção, me dá, me dá me dá, me dá um dinheiro aí" Tá mais pra marchinha de carnaval do que cântico de adoração. O crente narcisista só pensa em sua imagem pessoal, suas necessidades, suas ponderações, sua postura, suas "verdades". EU, eu, e eu de novo.

6-A maioria das orações e músicas denominadas gospel, são narcisistas. NÃO louvam a Deus. Não priorizam Deus como centro do louvor. Citarei apenas apenas alguns exemplos. Há milhares deles por ai nas canções e orações entoadas pelas multidões que visitam igrejas em busca de bênçãos, não para conhecer o abençoador. Analise e encontre outros.

"Mestre, EU preciso de um milagre, Transforma MINHA vida, MEU estado Faz tempo que EU não vejo a luz do dia Estão tentando sepultar MINHA alegria"...Remove a minha pedra...; Jesus não removeu a pedra de Lázaro, ele mandou em Mat. 6.33 "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.". Ele sabe e quer dar-nos tudo aquilo que necessitamos. As pedras de dificuldades nós somos os responsáveis por removê-las auxiliados por sua força e poder.

A maior necessidade do humano é a intimidade com Deus. Sem contracenar com erros teológicos entre outros,este: "Remove a minha pedra". Jesus não removeu a pedra do sepulcro onde jazia Lázaro. Jesus mandou que as pessoas a removessem. TO humano gosta de transferir para Deus suas responsabilidades ao invés de prosseguir em conhecê-lo.

7-O passo inicial do louvor e adoração ao Senhor deveria ser conhecer e reconhecer o que Ele é. "Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra". Oséias 6:3. O grande sucesso do rei Davi, foi esse. Ele conhecia Deus como poucos. Errou como todos os humanos, mas preferiu cair nas mãos de Deus do que nas mãos humanas, por reconhecer a misericórdia divina e a crueldade humana.

Mas, para tal nível de adoração o humano tem que INVESTIR TEMPO em conhecer ao Senhor e prosseguir em conhecer a Deus. Os humanos só investem tempo e dinheiro em si próprios, quando investem. Conhecer não é buscá-lo apenas para transferir nossa responsabilidade para o Senhor, sequer pedir-lhe milagres, bênçãos ou prosperidade financeira.

Prosperidade na intimidade com o Pai deveria ser o maior alvo das orações e canções de adoração a Deus, se é que o adoremos de verdade.

Deus sabe que precisamos das coisas materiais, e sente prazer em contemplar seus adoradores com toda sorte de bênçãos. Seu desejo é nos dar a bênção da intimidade em conhecê-lo. Em valorizar a presença do Espírito Santo conosco diariamente. "Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém". Mateus 28:20. Sua promessa é eterna e Ele a cumpre com prazer.

Na atualidade pós moderna, poucas são as orações e canções que conduzem a grei ao perfeito louvor a Deus pelo que Ele é. Um bom exemplo: "Ao que está assentado no trono, E ao Cordeiro seja o louvor, Seja a honra, seja a glória Seja o domínio pelo século dos séculos. Poderoso Deus..." Pastor Antonio Cirilo.

Outra canção muito boa é o "Por longo tempo", canção do poço de Betesda cantada pelo pastor Jayme. Exalta o poder de Jesus em curar por dentro e por fora.

"Por longo tempo, beirando o poço, ele esperou

Os dias passavam e sua hora não chegava Confiante confessava: nessas águas vou me curar, Nada o abalava nem deixa sua fé desanimar.

Mesmo vendo outros tomando o seu lugar Ele afirmava: o anjo vai voltar para agitar as águas. Se eu for o primeiro a chegar.

Com certeza eu vou conseguir, Pois, assim minha fé diz que curado serei. No tanque de betesda houve cura, No tanque de betesda houve milagre Vai levanta toma tua cama e anda, Eu sou jesus"

Há músicas de louvor. Não quero desanimá-lo, são poucas, pouquíssimas mesmo. O pastor Fabiano canta uma preciosa: "Adoração", cujos trechos seguem: "É a Tua promessa: que a última casa

Maior glória terá do que a primeira Nós precisamos do poder celestial

Queremos beber da água que dessedenta Sim, daquela pedra espiritual

Que faz jorrar rios de águas vivas Do nosso interior mortal,

Que lindo é te servir Quão maravilhoso é te louvar Contigo entrar em comunhão E poder Te adorar. Obrigado, meu amigo, meu Senhor Eu sei que foi o Senhor Quem me visitou Canto Aleluia! Dou brados de louvor Estou realizado, encontrei o meu amor Eu Te encontrei, meu Salvador Pra sempre Teu eu serei E Tu eternamente será o meu Senhor"

O pastor Carlos Machado canta várias delas. Pena que muitos não as valorizam como deveria, pois, suas músicas não exaltam o ser humano, não são exposições das necessidades humanas. Diz a letra de uma destas canções: "Seja adorado o Rei da glória que me amou; quão imenso são os céus, quão imenso é o mar, quão imensa é tua graça onde posso descansar".

Outra canção, meio antiga, mas de alta qualidade é do Oficina G3 "O homem e seus espelhos mágicos". "Os homens e seus espelhos mágicos

Nada vêem além de si mesmos. Se esqueceram daquele que um dia esteve entre nós, E que veio cumprir segundo já estava escrito

Nasceu, sofreu, morreu por nós,Seu sangue lá na cruz derramou

Nasceu, sofreu. Os homens e seus espelhos mágicos

Só vêem um Cristo vencido em dor, Não conhecem a cruz vazia pois ressuscitou, Nem um toque de vida do filho do amor.

Nasceu, sofreu, morreu por nós /Seu sangue lá na cruz derramou

Nasceu, sofreu, morreu por nós/Seu sangue lá na cruz derramou.

Letra e melodia de alta qualidade retrata a realidade egoísta do humano pós moderno em detrimento da glória de Deus.

Outro louvor maravilhoso foi cantado na IIGD Guarulhos por ocasião da páscoa 2015, é maravilhosa, parece até canção de Natal sobre Jesus. "Aleluia, aleluia". É uma das mais lindas canções que já ouvi sobre Jesus, e o abençoado pastor não grava, nem divulga. Precisa um puxão de orelhas pra divulgar algo tão bom.

pontuei apenas alguns dos poucos louvores de alta qualidade, isto posso garantir. Estudei oito anos de música sacra. O suficiente para saber diferenciar algo excelente daquilo que é mais ou menos.

Pena que o pastor Machado não grava nem divulga suas canções.

Vou parar pois, não tenho permissão para divulgar.

nana caperuccita
Enviado por nana caperuccita em 10/04/2015
Reeditado em 10/04/2015
Código do texto: T5201943
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.