CRACK DROGA MORTAL

CRACK: DROGA RÁPIDA, BARATA E MORTAL

Sete vezes mais potente que a cocaína, o crack pode viciar na primeira dose. Fatal, sai das periferias e já circula em endereços mais nobres. Cuidado!

Júlio, 24 anos, paraibano, estudante de classe média, morreu ao completar seus vinte e quatro anos. Os médicos disseram que os órgão estavam deteriorados por causa do crack. (tempo de uso: 6 anos).

Resultado das últimas pesquisas realizadas pela Coordenadoria Geral de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal indicam que a droga é hoje uma ameaça onipresente nos lares nordestinos.A partir de 2002 foram apreendidas mais de uma tonelada da droga, sendo 40% no nordeste.

Nas famílias com um bom poder financeiro o consumo cresceu vertiginosamente, o que ocasiona o vício mais rapidamente.

A droga precisa de apenas 10 segundos para começar a agir no corpo do viciado. A fumaça vai direto para o pulmão, e de lá, chega ao cérebro. Em cinco minutos é preciso queimar outra pedra. E mais outra, e mais outra... O prazer instantâneo e passageiro fez com que o consumo da droga aumentasse mais de 350% nos Estados nordestinos nos últimos 2 anos.

O CRACK é uma droga mais barata do que a cocaína e a maconha e vicia o sujeito com grande rapidez. Uma pedra de CRACK custa apenas R$ 5,00 contra R$ 15,de um grama de cocaína. Tem mais, o lucro do CRACK chega a 600% .

O efeito do CRACK não dura mais do que 20 minutos. Nos primeiros momentos a sensação é de euforia. Depois vem a “nóia”, como os dependentes chamam a crise de abstinência, acompanhada de uma sensação de pavor e perseguição. Para aplacar a angústia, o viciado tem que fumar outra pedra. Alguns viciados fumam de 20 a 30 pedras por dia.

OS PROBLEMAS DE SAÚDE são provocados rapidamente nos viciados. 92% dos viciados têm problemas respiratórios e 84% problemas cardiovasculares. A partir do dia do início do consumo de CRACK, a morte chega em média dentro de 6 anos. Depois de uma semana de uso, 28% dos viciados disseram já estar dependentes. Outros 55% disseram não mais poder largar a droga depois de 30 dias de uso. De todos os entrevistados, 75% disseram que foram acometidos por depressão e experiências paranóides, sem contar as tentativas de suicídio.

AS VIOLÊNCIAS E ROUBOS seguidas de prisões, atingem a grande maioria dos viciados. O dependente de CRACK acaba se envolvendo em delitos de roubo e furto porque não pode mais viver sem a droga, o que o leva a comprar mais e mais pedras, deixando-os endividados com os traficantes, pagando a partir daí com a própria vida, justamente porque os traficantes mantêm equipes de exterminadores dos devedores que sabem jamais poder cumprir com o pagamento da dívida.

O MESCLADO, um cigarro de maconha “aditivado” com pedrinhas de CRACK, é uma grande atração entre os jovens que costumam achá-lo inofensivo, apenas uma simples curtição, só que do mesclado para o CRACK, é apenas uma puladinha.

OS EFEITOS do CRACK provocam no usuário a perda da noção de realidade combinada com alucinações e delírios deixando o viciado com mania de perseguição. O usuário de CRACK pensa que está sendo vigiado e põe-se a olhar pelas frestas das portas e demais brechas existentes num ambiente, mas no entanto, a “nóia” o persegue mesmo nos períodos de abstinências.

ASPECTOS DIFERENTES são uma grande característica dos usuários de CRACK em relação a outras drogas, pois ele não come, não dorme e não toma líquidos, o que deixa o organismo debilitado e a aparência física desgastada, tudo isso porque o CRACK é feito da borra da cocaína onde se concentra substâncias danosas como ácido sulfúrico, querosene, éter, cal e pó de vidro.

SINTOMAS DE QUEM SE INICIOU NAS DROGAS

OLHOS VERMELHOS – O Tetra Hidro Canabiol – THC, substância encontrada na maconha, tem o poder de dilatação dos vasos sanguíneos oculares, o que provoca vermelhidão.

SANGRAMENTO NASAL – Esse sintoma é peculiar nos usuários de cocaína, justo porque o uso dessa droga estimula a produção de dopamina e noradrenalina no cérebro, que faz aumentar a pressão arterial ocasionando o rompimento de veias capilares.

PERDA DE PESO E APETITE – Também provocados pelo uso de cocaína, haja vista que essa droga provoca o aumento da liberação de serotonina, um neurotransmissor que provoca a perda do apetite.

DELÍRIOS – Provocados pela Síndrome Persecutória, justamente porque a cocaína provoca um curto-cricuito no sistema límbico(responsável pelas emoções) e no córtex(funções psíquicas).

MUDANÇA DE AMIGOS – o viciado normalmente muda de amizade, passando a se relacionar com novos amigos que tenham acesso rápido ao mundo das drogas.

USANDO NOVAS GÍRIAS – branquinha, baguinha, baque, farinha, larica, é o jargão comum entre os viciados, o que pode indicar um relacionamento com pessoas ligadas às drogas.

LINGUAGEM DO CRACK – os usuários de crack normalmente falam as seguintes palavras: Pedra – forma de comercialização do crack, Biricuticu – fragmentos de pedra de crack, Fissura – crise de abstinência, Nóia – estado de angústia e sentimento de perseguição no estado de euforia provocado pela droga. Deriva da palavra paranóia, Pampa – quer dizer sossegado, Tuins – referência aos efeitos do crack, Tô avontes – estado de tranqüilidade, à vontade, Tô de boa – fora da crise de abstinência, Mocó – local onde se reúnem os usuários para drogarem-se, Garimpar – arrastar-se pelo chão procurando algumas pedrinhas perdidas, porém inexistentes, estado de alucinação.

CUIDADO! O CRACK TEM O PODER DE GERAR DEPENDÊNCIA LOGO DEPOIS DA PRIMEIRA VEZ. NÃO EXPERIMENTE!!!

GRIMOALDO JOSÉ COSTA LINS

ADVOGADO-OAB-AL. 2086

grimomolins@yahoo.com.br

http://momolins.blogspot.com