O QUE FAZER PELA EDUCAÇÃO NO BRASIL?

Eu não sou especialista em Educação, até porque nunca fui professor, mas sempre escuto dos mais idosos que no passado a Educação Pública - Ginásio e Primário - tinha qualidade no Brasil. Dizem alguns que isso acontecia porque os ricos frequentavam essas escolas públicas, juntamente com os pobres e que para se diferenciar os ricos criaram as Escolas Particulares e assim as escolas públicas foram abandonadas pelos governantes chegando aos caos que é hoje. Não sei se esta é a realidade, mas sempre escuto isso.

Por outro lado, nós sabemos que no terceiro grau – Universidades e Faculdades – o Ensino Público é bem melhor que o Ensino Particular. Aí alegam que isso acontece porque nas Escolas Públicas Federais, de nível superior, a maioria dos alunos é oriunda das classes mais abastardas, por causa da concorrência nos vestibulares, onde os alunos da classe rica são mais preparados desde a base, desde a primeira série primária.

Eu acredito que esse argumento para existir um número bem maior de alunos ricos nas faculdades e universidades federais faz sentido. Mas o que questiono é: Quem são os culpados pelas Escolas Públicas de nível superior serem tão boas e as Escolas Públicas de Ensino Fundamental e Médio serem tão ruins?

Qual seria a solução para os problemas relativos à má qualidade da educação do Ensino Fundamental e do Ensino Médio no Brasil? Por que os investimentos governamentais na formação e qualificação de professores são tão poucos?

Todos sabemos que a taxa de reprovação no Brasil, é muito alta e que o desempenho em avaliações dos brasileiros é muito baixo. O analfabetismo e a evasão escolar também fazem parte, infelizmente, da educação brasileira.

Estudos recentes realizados pela UNESCO mostram que os nossos professores sentem-se despreparados e desmotivados diante das exigências dos jovens, particularmente no que ultrapassa os conteúdos específicos de suas disciplinas, como a socialização, o comportamento e a vida dos estudantes além da escola. A conseqüência disso, muitas vezes, é a evasão escolar, devido ao desinteresse do aluno pelo conhecimento.

"A América Latina e o Caribe são responsáveis por 3,5% das crianças do mundo inteiro que estão fora da escola. O Brasil é o único país com mais de 500 mil crianças fora da escola", aponta o estudo da UNESCO.

O dia 8 de setembro é considerado o Dia Internacional da Alfabetização - campanha anual da UNESCO - que não foi notícia em nenhum dos grandes veículos de comunicação nacionais ou internacionais.

A UNESCO se comprometeu a diminuir os índices de analfabetismo no mundo, principalmente nos países subdesenvolvidos onde cerca de 25% de adultos e crianças não sabem ler e escrever, chegando a um total de novecentos milhões de pessoas.

Mas será que apenas diminuir o analfabetismo resolve o problema da má qualidade da educação? Será que só deixando de ser analfabeto o trabalhador já está preparado para o mercado de trabalho? Onde estão as ONG’s para defenderem a melhoria do Ensino Público no Brasil? O que se faz em prol dessa melhoria?

Vemos tantos órgãos se preocupando com a natureza, com os direitos humanos, etc. Até Partido Verde já existe. Mas cadê o Partido da Educação? Cadê o Partido para Melhoria do Ensino no Brasil?

Com a palavra, os educadores e os políticos brasileiros!