Ler em Família - Formação de Leitores

Ler em família é o melhor incentivo para os primeiros leitores.

Segundo o PNL, há quem pense que as crianças só começam a aprender a ler quando vão para a escola.

Na verdade, a capacidade de ler desenvolve-se desde o primeiro ano de vida e deve ser treinada regularmente com a ajuda da família.

Algumas dicas são importantes, observe:

O que a criança faz com livros:

Observa os livros e estica-se para os agarrar;

Leva os livros à boca;

Vira as páginas com a ajuda dos adultos;

Tem interesse por imagens e caras de pessoas;

Reage às imagens e à voz dos adultos com sons e gestos.

O que os pais devem fazer:

Sentar a criança confortavelmente mostrar-lhe o livro, apontar as imagens, dizer o nome do que está representado na ilustração, das cores, dos sentimentos, etc;

Repetir o nome de cada coisa para ajudar a criança a ligar o som das palavras ao significado;

Brincar com as palavras e encorajar a criança a responder. A comunicação estimula o desenvolvimento e reforça os laços afectivos;

Ajudar a criança a virar as páginas;

Observar a criança para a interessar sem cansar. Captar as reacções para continuar ou parar;

Brincar e interagir, dando atenção à criança e mostrando-lhe que compreende o que ela quer fazer.

Livros mais adequados:

Coloridos, com fotografias de crianças ou imagens grandes e nítidas de objectos familiares;

De cartão grosso, de pano ou plastificados;

Com páginas fáceis de virar;

Resistentes e laváveis;

Macios, com diferentes texturas ou com buracos para a criança os poder explorar com os dedos;

Interactivos, com partes móveis (agradam às crianças, mas não são resistentes).

http://illustramus.blogspot.com/

Gislaine Becker
Enviado por Gislaine Becker em 30/11/2009
Código do texto: T1953012
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.