RESPONSABILIDADE SOCIAL

Muito se fala hoje em dia sobre Responsabilidade Social. Mas o que vem a ser Responsabilidade Social? Qual sua importância para nossa sociedade? E verdadeiramente esta se praticando o que se diz sobre a responsabilidade social?

Pois bem, acredito que temos visto muita falácia e poucas ações, de fato, concretas sobre o tema. Responsabilidade Social é muito mais do que se pensa. Vemos um numero gigantesco de entidades, empresas e terceiro setor crescendo com o belo discurso de se fazer determinadas ações sociais. Isso também é bom, ou seja, saber que os mais variados setores da sociedade (não somente governos) preocuparem-se com a área social; mas até que ponto estamos colhendo de fato resultados?

Quando se fala em responsabilidade social não se pode pensar na simples idéia de programas isolados em determinados setores. Responsabilidade social requer muito mais do que isso. Envolve uma rede socioassistencial completa com todos os setores ligados entre si para um bem comum que é a melhoria de vida e bem estar de toda uma comunidade. Com isso pode-se destacar que responsabilidade social é uma ação conjunta dos setores de Educação, Saúde, Lazer, Qualidade de Vida, Alimentação, Moradia, Empregos, etc.

Com toda essa rede funcionando de fato teríamos a tão sonhada responsabilidade social sendo realizada com total êxito; entretanto muito ainda há por fazer, o desafio é muito maior do que se divulga. O sucesso de um dia conseguirmos uma sociedade mais justa, mais humana e mais igualitária ainda está longe de ser alcançado, ainda há muito por fazer.

Quero lembrar de que no passado muito distante de nós temos um exemplo de um “serviço social” muito bem realizado e que atraia multidões que saiam realizadas com o “serviço” oferecido. Há pouco mais de dois mil anos atrás um único homem foi capaz de ensinar e realizar a maior proeza em se tratando de responsabilidade social. Você já deve ter imaginado que estou falando de Jesus Cristo, mas não se prenda ao fator religioso desse homem; não é esse o ponto que nós devemos observar, mas os princípios que Ele nos deixou sobre como praticar, e bem, essa responsabilidade social.

Ele deu Atenção aos que o procuravam, deu valorização pessoal, mostrou ética, compromisso com o que estava fazendo, não fazia distinção de classes, direcionava para o bom caminho, ensinava por meio do cotidiano vivido em sua volta, não reclamava da falta de recursos e muito mais.

Observando essa pequena relação de suas realizações fica a pergunta: Hoje em dia, de fato, se realiza o Social com responsabilidade, ou somente existe o marketing sobre com os menos favorecidos?

Se de fato queremos ter Responsabilidade Social em nossos dias devemos olhar para o que foi deixado como lição no passado para alcançar êxito hoje. Chega de publicidade “marqueteira” com aquelas famílias que estão situação de vulnerabilidade social. Chega de tanto “assistencialismo” praticado nos tempos modernos.

É hora de rever as práticas adotadas nos dias de hoje e voltarmos para uma prática verdadeira da Responsabilidade Social!

Luis Claudio de Roco – Psicanalista

Ao Usar parte e/ou todo o texto favor citar a fonte obrigado!!!

Luis Roco
Enviado por Luis Roco em 16/03/2010
Reeditado em 26/02/2020
Código do texto: T2141718
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.