Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Omunga realiza "Semana do Documentário Político"

Benguela, 13/09 – A Organização Não-Governamental Angolana Omunga do Okutiuka-Apav promoveria na última semana no cine Baia, na cidade do Lobito, província de Benguela, em parceria com a empresa brasileiro-alemã Minibus Media, a Semana do Documentário Politico, para incentivar a divulgação de documentários políticos, cuja actividade foi impedida por agentes policiais.

Segundo uma nota daquela ONG, no mesmo periódo seria exibido um documentário com a duração de 60 minutos intitulado ``Angola Saudades de Quem Te Ama´´, uma cena que mergulha na alma do povo angolano em busca não apenas da identidade nacional, mas em mostrar um retrato social do país. Tratam-se de imagens colhidas em diversas províncias, em 2003 que revelam os efeitos das três décadas de guerra civil e de miséria da população.

Ainda na oportunidade, seria igualmente apresentado um outro documentário ``E a Luta Ainda Continua´´, este duraria 58 minutos, tendo sido produzido pela jornalista brasileira Mirelha Domenich, onde ela espelha aspectos ligados às terceira eleições gerais de Moçambique, realizadas em Dezembro de 2004, bem como a vida de certos jovens moçambicanos que, ao entender dela, não sabem o passado histórico deste pais lusófono.

Entre os dias 06 e 07 do corrente, exibir-se-iam os documentários ``Fahrenheit 11 de Novembro´´ e ``Justiça´´, de Michael Moore e Maria Augusta, respectivamente, que teriam a duração de 120 e 100 minutos cada. Um traz análise da administração do governo americano após os trágicos eventos de 11 de Setembro, enquanto outro, revela o dia-a-dia de um Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (Brasil).

O evento, estava inserido num curso sobre Técnicas de Vídeo Reportagem dirigida a 10 jovens de Benguela, com o financiamento da Embaixada Real dos Países Baixos, que vem decorrendo desde a primeira quinzena de Agosto, com o objectivo de capacitá-los para a produção de informação em texto, áudio e vídeo, mormente para a cobertura politica ante às próximas eleições no país.

Durante este curso, os participantes produzirão um vídeo documentário. No final do da acção formativa, três dos formandos serão seleccionados para trabalharem num projecto de produção de documentários de carácter educativo, com destaque para o registo eleitoral em Angola, com início previsto para o dia 15 de Novembro.

A actividade terminou no dia 12 e foi marcada com a apresentação de um pequeno documentário elaborado pelos próprios participantes do curso, bem como a outorga de certificados aos mesmos.



 

Nkazevy
Enviado por Nkazevy em 13/09/2006
Reeditado em 08/02/2008
Código do texto: T239073
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Nkazevy
Benguela - Benguela - Angola, 30 anos
168 textos (11338 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 05:54)
Nkazevy