Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

TERROR - A INSENSATEZ EM MARCHA

11 de setembro de 2001 - Esta data jamais se apagará da nossa memória! As 9:00h. daquela fatídica manhã, com intervalo de 18 minutos, dois aviões Boeing 757 foram de encontro às torres do World Trade Center, símbolo do poder econômico em New York, EUA. Enquanto isso, outro avião de carreira atingia (The Pentagon) o Pentágono, símbolo do poder militar americano, na capital Washington... Contabilizam-se milhares de mortos e feridos...A política externa norte-americana vem se caracterizando por alguns termos que, pela ordem, relacionamos: 

COLONIALISMO E IMPERIALISMO - PODER ECONÔMICO, PODER POLÍTICO E PODER BÉLICO - OPRESSÃO - GANÂNCIA - ARROGÂNCIA - INTOLERÂNCIA - VIOLÊNCIA - ANTI-ÉTICA - CORRUPÇÃO -  INCLEMÊNCIA - INDECÊNCIA - INSENSATEZ.

Nos países subdesenvolvidos, neste mundo globalizado, crianças, jovens, adultos e velhos morrem pela violência da fome (África, Ásia, América Latina, Leste Europeu) ou pela violência política (Oriente Médio, Ásia, África).

De um lado, o governo norte-americano, cada vez mais arrogante e insaciável, consubstancia uma política econômica suicida em conluio com a União Européia e Israel. Do outro lado, os países pobres, cuja relação seguinte de termos lhes dão a devida colocação neste desigual campeonato do auge da prosperidade contra a miséria e a morte... Ignorância - Injustiça Social - Exclusão - que levam às populações dos países pobres: Insegurança - Desespero - Medo - Revolta - Pânico - Extremismo - Vingança - Terror de grupos - Terror de Estado - Destruição...

Não esquecer as recentes barbáries da Bósnia, a eterna carnificina entre Israel e Palestina, a guerra do golfo, ataques noturnos a Bagdad de Saddam Russein e à Líbia de Kadaffi, ao Afeganistâo entre outras. Violência que os americanos vêm perpetrando contra os frágeis organismos árabes e muçulmanos, ferindo os brios daqueles povos, sem falar das sanções econômicas e o impedimento de que essas nações possam comercializar seus produtos livremente... Tudo isso somado leva ao radicalismo que passa pelo Fundamentalismo chegando ao TERROR. As palavras de ordem para este mundo conturbado devem ser a ESPERANÇA de que os homens que dirigem as grandes potências tenham mais juízo em suas ações. Que os americanos parem de proteger Israel, cujos dirigentes falam em SHALOM, que os palestinos alegam significar PAZ "apenas" entre os judeus.
Que o SISTEMA GLOBAL, o NEOLIBERALISMO e outros termos que definem a política das superpotências contra os interesses dos países pobres, sejam melhor dimensionadas. Que os EUA parem de intervir nas questões internas dos países subdesenvolvidos. Que sejam menos arrogantes e mais... humanos... Talvez assim, Jorge Walker Bush secundado por Tony Blair, passando a respeitar a auto-determinação dos povos, atraiam para os seus países a admiração mundial sem o ÓDIO que suas atitudes desumanas vêm despertando em todo o PLANETA...

A INSENSATEZ tem sido responsável pela queda dos impérios, desde Tróia até os dias atuais... Pelo menos "de Tróia ao Vietnã", como narra a escritora americana Barbara W. Tuckman no seu grande livro "A MARCHA DA INSENSATEZ".

Ataques terroristas a Londres em julho de 2005 e no Egito, alerta máximo nos EUA...As ameaças americanas de retaliações devem ser repensadas.

Banir o terror é necessário, a começar das entranhas daqueles que detêm o poderio bélico. Desarmar é preciso...
Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 18/06/2005
Reeditado em 23/07/2005
Código do texto: T25407

Copyright © 2005. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ricardo De Benedictis
Vitória da Conquista - Bahia - Brasil, 77 anos
1214 textos (272424 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 12:38)
Ricardo De Benedictis