Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Autores

Sobre o autor
Ricardo De Benedictis
Vitória da Conquista - Bahia - Brasil, 75 anos
1105 textos (254301 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 28/11/14 07:33)
Ricardo De Benedictis

Textos do autor
Perfil
Sou jornalista, poeta, historiador, contista, cronista, compositor e intérprete.

Resido em Vitória da Conquista - Bahia, desde 1982. Entre 1970 e 1982 residi e atuei no Rio de Janeiro como Jornalista e Músico. Nasci e passei minha infância em Poções/BA, onde fiz o curo primário; o ginásio fiz em Jequié e em Salvador, nos Colégios Carneiro Ribeiro, ICEIA, onde concluí a segunda metade do ginásio e o curso médio, com o diploma de professor.

Trabalhei 10 anos em sala-de-aula e lecionei na EFGS da Polícia Militar, em Salvador.

Publiquei 03 livros de poesia, várias edições de história política da Bahia e do Brasil (A Bahia de Hoje) e um livro de contos, além de editar e participar de duas dezenas de antologias, algumas organizadas por mim, outras por Aparício Fernandes, Jayme Martins de Freitas, Terezinka Pereira, Paulo Cesar dos Santos, Reis de Souza e Francisco Igreja, entre outras publicações.

Gravei 2 discos na RCA Victor e na RGE/Fermata, além de um CD com músicas de minha autoria e de outros autores em meu próprio estúdio.

Sempre estou com livro no prelo, pronto para ser publicado e um trabalho histórico sobre Vitória da Conquista, onde escrevo regularmente para os jornais Opinião, Gazeta do Estado, Diário do Sudoeste, e Tribuna de Poções (Poções).

Tenho 71 anos de idade, 1,78 m., 80 Kgs., tez clara, olhos e cabelos castanhos claros.

Sou fundador (1980)e ex presidente (1990/91) da Academia Conquistense de Letras - Vitória da Conquista/BA), em cuja gestão publiquei a antologia "Conquista, 150 Anos". Atualmente presido a Academia Serrana de Letras (Vitória da Conquista/BA) e a APOLO - Academia Poçoense de Letras e Artes (Poções/BA). www.apoloacademiadeletras.com.br

No áudio-visual, produzo documentários com meu filho Ricardo Jr., que também é poeta, compositor e intérprete.

Em 1998/1999 apresentei o programa "Momentos Poéticos" na Rádio Cultura FM, em Vitória da Conquista, de segunda a sexta-feira, das 10 às 12h.

Criei, promovi e produzi o Festival de Inverno da Bahia, em V. da Conquista, em 10 anos alternados, de 1984 a 1999, evento multilinguagem, em um mês inteiro de atividades, abrangendo Música, Literatura, Teatro, Dança, Artes Plásticas, Vídeo, Xadrez, oficinas, etc.

Fundador (1986) e três vezes diretor do Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista/Ba. entre 1986 e 1998.

Entre janeiro de 1993 e janeiro de 1996, fui Diretor do Departamento de Cultura do Município, com status de Secretário.

Criei e mantenho o Site: www.apoloacademiadeletras.com.br

Publiquei 30 livros, adquirindo experiência editorial, entre os quais 16 antologias.

Organizo a ANTOLOGIA ESCRITORES BRASILEIROS que lancei em dezembro de 2005/janeiro de 2006 e a ANTOLOGIA ESCRITORES BRASILEIROS E AUTORES EM LINGUA PORTUGUESA.

Sou um homem sem preconceitos, gosto de tomar algumas cervejas no sábado ou em ocasiões festivas.

Sinto alegria de viver e devoto amor pelo próximo.

Sou católico não praticante. Oro sozinho, em qualquer lugar e a qualquer hora. Oro da mesma forma que paro tudo que estou fazendo para compor uma poesia ou escrever um conto, uma crônica, registrar um pensamento, um cordel. Às vezes acordo na madrugada e sou impelido a ligar o computador para compor algo que me inspirou no sonho, no filme ou no noticiário. Sou um leitor fiel. Leio tudo e todos os dias.

Sou pai de quatro filhos homens, criei um neto desde o primeiro dia de nascido. O mais velho com 45 e o mais novo, com 25 anos. Amo-os todos e vivo por eles...

A foto que ilustra esta página, é de 2004.

Nem tudo que escrevo se passa ou passou diretamente comigo. Sou muito sensível às questões existenciais dos meus amigos mais próximos e até de pessoas desconhecidas, cujas notícias recebo através da mídia. Não se preocupem comigo. Sou um homem que não se dobra às vissicitudes. Já sofri todo tipo de perfídia e injúria. Sou vacinado contra maus caráteres. Continuo otimista e acho que tudo dá certo, quando nossas boas intenções aliam-se à realidade nua e crua.
Em 1997 fui agraciado com o título de Cidadão Conquistense e nos anos seguintes com os títulos de Cidadão de Itaeté e de Mortugaba.

Em 2005, nas comemorações dos 180 anos de fundação da Polícia Militar da Bahia, recebi das mãos do Cel. Djalma Duarte - Comandante dos Bombeiros Militares da PM, o título de Amigo da Polícia Militar.
Em agosto de 2006 fui agraciado com o título de Cônsul do Movimiento Poetas del Mundo, em Vitória da Conquista - Bahia - Brasil. O Movimiento Poetas del Mundo com sede em Santiago do Chile, é dirigido pelo poeta Luis Arias Manzo e no Brasil por Delasnieve Daspet.

Em 2007, fui para a Itália com meu filho Ricardo Jr. e conhecemos boa parte das nossas origens. Roma, Milano, Napoli, Firenze, Venezia, Piacenza. Ficamos por quatro meses e meio hospedados em um antigo mosteiro, dirigido por Dom Giuseppe Fontanella, em Cotrebbia Nuova - Calendasco - Piacenza, a 6 Km. da sede da província de Piacenza, cidade histórica, graças ao grande amigo Dom Virgilio Zuffada.

Por ter sido um dos responsáveis pela vinda do poetinha Vinicius de Moraes para a Bahia, fui convidado por Geesy Jesse a participar da grande festa dos 100 anos em sua homenagem, realizada a 19 de outubro de 2013, em sua antiga casa, no Farol de Itapuã, atualmente Hotel Mar e Sol.

Em novembro de 2013, quando do lançamento da antologia de poemas do grande poeta Affonso Manta, representei parte dos poçoenses que residem em Vitória da Conquista em reunião festiva da ALB - Academia Bahiana de Letras, quando usei da palavra para enaltecer a figura do homenageado e do organizador da antologia, grande poeta, acadêmico Ruy Espinheira Filho.

Se quiser me conhecer melhor, VISITE OS SITES...
www.omelhordaweb.com.br
www.apoloacademiadeletras.com.br
www.recantodasletras.com.br
Blogs: www.blogdebenedictis.blogspot.com
www.opiniaodaimprensa.blogspot.com
Correspondências para o E-mail: mrbenedictis@yahoo.com.br


Última atualização em 28/11/14 07:33