Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

FALANDO DE SUCESSÃO!

"Justiça lenta é injustiça qualificada". Rui Barbosa

Como bem disse Cazuza, "O tempo não pára!"

Saímos há pouco das eleições municipais e eis que chega-nos o alerta da aproximação de mais um ano eleitoral!...

Como a sucessão vai ocorrer nas esferas estadual e federal, para deputad, governadores, vice-governadores, senadores, presidente e vice-presidente da República, já se respira no país o clima político. Nos bares e nas rodas de bate-papos, rola, vira e mexe e lá vem a sucessão tomando conta das conversas.

Cada eleitor julga-se um cientista político: alguns são letrados e informados, outros letrados desinformados, outros desletrados, muitos são fanáticos e outros tantos, palpiteiros.

Neste jogo, os políticos seriam jogadores de futebol e os partidos seriam clubes. Seguindo esta lógica, o "baixo clero" que  deveria estar na 2ª ou 3ª divisão do Campeonato Brasileiro, de repente,  por incompetência ou negligência do "Clube dos 13", elegeu Severino Xique-Xique presidente da Câmara Federal. E Severino nomeou logo seus parentes. Chamado de nepotista, disse que nomeou sim, e mais parentes tivesse, mais nomearia. Depois enviou projeto de aumento dos subsídios dos deputados e, vendo-o rejeitado, aumentou suas verbas de gabinete, mais ainda que a idéia original. Pagou pelos votos que recebeu?...

257 deputados federais mudaram de partido, "venderam o passe" a peso de ouro - alguns, por várias vezes, entre 2003/2005, para apoiarem o governo, leia-se ´Clube dos 13´.

Os escândalos são diários... Desde a maracutaia que arquivou a CPMI do BANESTADO, salvando mais de 400 políticos  envolvidos em crimes de sonegação e lavagem de dinheiro, os escândalos "Santo André", "Valdomiro Diniz", "Vampiros", "Correios", Banco Rural, BMG, nada menos que 120 policiais federais e rodoviários federais presos, juízes presos e/ou afastados, o escândalo Rondônia quando o governador Ivo Cassol, filmou deputados exigindo propinas... entre outros.

Comentaristas esportivos culpam os árbitros e auxiliares por lances gravados por várias câmeras em ângulos diversos, enquanto os profissionais do apito só podem ver com os dois olhos que têm... Fala-se em propina para juiz de futebol que prejudica esse ou aquele clube; a verdade é que o torcedor e os clubes, na maioria, não sabem perder. E até nisso se parecem com os políticos que perdem nas urnas e dizem que a eleição foi fraudada.

Candidato a prefeito aparece bem nas pesquisas e muda o comportamento com os correligionários. Não recebe ninguém, avisa aos líderes que o apoiam que não os quer no palanque, tem assessoria fraca, faz programa de TV ruim e perde pelo conjunto da obra. É como o time de futebol que perde porque seus jogadores fazem dois ou tres gols contra por partida. Depois seus dirigentes vão ao "tapetão" visando enganar o torcedor...

A opinião geral é de que muitos políticos profissionais serão expurgados pelo povo em  2006, pois "a  ninguém é dado o direito de enganar a todos o tempo todo"...

E no Brasil, há muita gente que acredita em Papai Noel...
Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 23/07/2005
Reeditado em 27/08/2005
Código do texto: T36956

Copyright © 2005. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ricardo De Benedictis
Vitória da Conquista - Bahia - Brasil, 77 anos
1214 textos (272358 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 15:01)
Ricardo De Benedictis