ANO NOVO! HORA DE REPENSAR O FUTURO!!!

Em Janeiro de 2000 um jornal perguntou aos leitores o que eles desejavam para o novo ano. As respostas mostraram o que se passava no coração das pessoas e o que é importante para elas:

– Desejo principalmente que eu tenha saúde e que possa viver sem preocupações e surpresas desagradáveis no novo ano.

– Por ter muito trabalho, eu gostaria que houvesse mais tempo para fazer tudo aquilo que acaba sendo deixado de lado.

– Desejo que, apesar de estar completando 50 anos, eu ainda tenha forças para começar coisas novas. Eu gostaria de iniciar uma empresa própria, para não ser mais empregado. Também desejo muitos dias bonitos para ir à praia e ter bons momentos de lazer.

– As pessoas deveriam ser mais abertas e preocupadas com o próximo. Há muitas situações em que, pelo excesso de atividades, não tomamos tempo para uma conversa ou para ouvir alguém. Desejo mais compreensão e que possa continuar a gozar a vida.

– Para mim importa somente o bem-estar da minha família.

– Espero que não haja guerras e conflitos. Quero também tirar umas férias realmente gostosas.

– Desejo sucesso financeiro, sorte no amor e êxito nos estudos. Eu também gostaria que houvesse mais alegria neste mundo.

– Saúde, paz e harmonia na família são as coisas mais importantes para mim. Estou preocupada com o meio ambiente e gostaria que ele fosse mais preservado. Colaboro na igreja e tento ser uma boa influência. Meu sonho? Uma casinha de campo.

- Desejo que o novo ano seja melhor que o velho, principalmente para os jovens que não encontram emprego, e que acabe a criminalidade.

Hoje ao final de mais um ano, sabemos que as respostas são as mesmas, as pessoas continuam a fazer os mesmos pedidos.

No final deste novo ano, muitos reconhecerão que nada melhorou, pelo contrário, que as coisas pioraram. E então as pessoas estabelecem novos propósitos, que normalmente também não são cumpridos.

Alguns dias antes do Natal todos nós retiramos das caixas os enfeites e entramos no clima de comemoração do nascimento de Jesus. Todos mostramos com nossos enfeites que estamos prontos para celebrar mais um aniversário de Jesus. Não importa se temos decorações em nossas casas ou não. O que realmente importa é que aqueles que encontramos reconheçam o amor de Jesus habitando em nossos corações e lares.

No balanço de final de ano fazemos uma contagem criteriosa de tudo o que existe no estabelecimento, assim ficamos sabendo quais as mercadorias que devem ser excluídas do estoque e assim temos a expectativa de obter um melhor resultado e alcançar o objetivo no próximo ano. É uma medida muito proveitosa, fazer, nestes minutos que antecedem a entrada do Novo Ano, um balanço criterioso de nossa própria vida e verificar o que é que está funcionando ou não. Uma professora confessou que se sentia arrependida pela maneira como vinha tratando os seus alunos, e prometia: “Quero mudar meu jeito; vou tratá-los com mais amor.” Mas qualquer um pode reavaliar sua vida, seu comportamento, e mudar para melhor. O ano termina e temos a oportunidade de mudar, de começar tudo outra vez, mas dessa vez tudo diferente e melhor.

A construção do futuro depende de nossas escolhas e atitudes. Um velho pedreiro que construía casas estava pronto para se aposentar. Ele informou ao chefe do seu desejo de se aposentar e passar mais tempo com sua família. Ele ainda disse que sentiria falta do salário, mas realmente queria se aposentar. A empresa não seria muito afetada pela saída do pedreiro, mas o chefe estava triste em ver um bom funcionário partindo e ele pediu ao pedreiro para trabalhar em mais um projeto como um favor. O pedreiro não gostou, mas acabou concordando.

Foi fácil ver que ele não estava entusiasmado com a idéia. Assim, ele prosseguiu fazendo um trabalho de segunda qualidade e usando materiais inadequados. Foi uma maneira negativa dele terminar a carreira.

Quando o pedreiro acabou, o chefe veio fazer a inspeção da casa construída. Depois, deu a chave da casa ao pedreiro e disse: "Esta é a sua casa. Ela é o meu presente para você". O pedreiro ficou muito surpreendido. Que pena! Se ele soubesse que estava construindo sua própria casa, teria feito tudo diferente...

O mesmo acontece conosco. Nós construímos nossa vida, um dia de cada vez e, muitas vezes, fazendo menos que o melhor possível na sua construção. Depois, com surpresa, descobrimos que precisamos viver na casa que construímos. Se pudéssemos fazer tudo de novo, faríamos tudo diferente. Mas a vida não para e não podemos voltar atrás. Tu és o pedreiro. Todo dia martelas pregos, ajustas tábuas e constrói paredes. Alguém já disse que: "A vida é um projeto que você mesmo constrói". Tuas atitudes e escolhas de hoje estão construindo a "casa" em que vai morar amanhã. Portanto, a construa com sabedoria! E lembre-se: "Trabalhe como se não precisasse do dinheiro. Ame como se nunca tivessem lhe magoado antes. Creia como se não houvesse dúvidas.” Pense bem como está construindo sua vida para o ano que aproxima, mas acima de tudo reflita como está construindo o seu futuro. Lembre-se do nosso futuro, e de como estamos construindo esse futuro.

Que Deus nos Abençoe hoje e sempre, Amém!

Luis Roco
Enviado por Luis Roco em 31/12/2012
Código do texto: T4061211
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.