Crise na Ucrânia: Eu vejo a guerra surgindo no horizonte...

Infelizmente, eu vejo a guerra surgindo no horizonte. A Rússia com a sua prepotência e arrogância pensa ser ainda a antiga União Soviética que dividiu o mundo durante a maior parte do século passado. E com essa atitude de tomar a Criméia e sua ameaça militar contínua sobre a Ucrânia oriental, eles estão forçando o mundo e as grandes potencias à se posicionarem. Sanções e restrições estão sendo feitas à Rússia, porém alguns Países e blocos econômicos por conta da dependência comercial, política e financeira não estão aderindo ou apoiando à estas medidas.

O discurso de Putin no Kremlin há cerca de dez dias sinalizou que isto não deve acabar por aqui. Porta-vozes russos dizem que o país não deseja enviar suas tropas à Ucrânia, mas as movimentações militares na fronteira sinalizam o contrário – e isso é precisamente o que eles pretendiam fazer.

Até onde Putin pode chegar? E o que ele está disposto à fazer para realizar seja lá quais forem o seus objetivos? Putin sinalizou que a Rússia está de volta e que pretenderia se impor em seu próprio quintal, e, para muitos russos, a Ucrânia é o maior quintal de todos.

Não está claro até onde Putin está disposto a ir. Mas a ameaça é evidente – para a Ucrânia; e para a Moldávia (onde há a possibilidade da Rússia formalizar uma anexação no enclave da Transnístria). E se a Rússia conseguir isto, o que mais pode acontecer depois?

Eu vejo a guerra surgindo no horizonte... e à cada dia ela está mais próxima de nós. E não pensemos que não temos nada à haver com isso, pois as fronteiras não separam mais ninguém. Prova disto, foi a declaração que o embaixador ucraniano Rostyslav Tronenko fez à alguns dias atrás. Em Brasília, o embaixador participou de um debate no Senado sobre a crise e cobrou uma posição do Brasil:

“Ninguém está pedindo ao Brasil que compre a briga pela Ucrânia; mas também queríamos que o nosso parceiro estratégico não ficasse em cima do muro”. Sinceramente eu gostei muito desta cobrança de um posicionamento do Brasil frente à esta crise. A resposta do Governo Brasileiro foi a de sempre: "O Itamaraty afirmou que não é indiferente à escalada das tensões entre a Rússia e a Ucrânia. Defendeu uma solução pacífica para a crise e o respeito à carta das Nações Unidas. Segundo o Itamaraty, disse ainda que a troca de sanções não ajuda na busca de uma solução." - ou seja: uma declaração diplomática passiva (e covarde) disfarçada de democrática.

É meus amigos... o mundo é um quintal... nada mais acontece isoladamente. Tudo repercute em todos de alguma maneira. Minha pergunta é: Como o mundo vai lidar e reagir à isso? Vai chegar um momento em que algo precisará ser feito para conter a Rússia. Não dá pra esperar que em algum momento ela desperte deste devaneio ou ceda às pressões, sanções e medidas. É preciso que uma atitude seja tomada antes que a coisa toda chegue à um ponto em que não restarão outras opções. E sinceramente? O mundo inteiro já está fodido o bastante para que uma guerra venha ferrar com tudo um pouco mais.

Dremaker (Denis Correia)

Mabon, 02/04/2014-08:56

E enquanto isso... no blog Terra Dos Sonhos:

Pensamentos & Pensadores # 01: Victor Hugo (Pensamentos/Homenagens)

My Own Prison (Minha Própria Prisão) (Pensamentos/Reflexões)

É noite (Contos>Suspense/Terror)

Despedida de Setembro (2013) (Contos/Microcontos)

Homem não chora¿ (Pensamentos/Reflexões)

Eu prefiro na... (Humor/Poesia Sensual)

Minha busca (Pensamento/Transcendental)

Menina... (não me olhe assim) (Poesia/Sensual)

Agora, um poema de Amor... #sóquenão: (Poema/Amor #sóquenão)

#vemprarua que a luta continua!!! (Reflexões/Sociedade)

“Decifra-me ou devore-te” (Pensamento/Enigma)

Estes e outros textos inéditos você encontra apenas no blog Terra dos Sonhos: http://sonhosdesperto.blogspot.com

Ou digite em qualquer mecanismo de busca sonhosdesperto (tudo junto) que aparecerá o link para o blog. Caso goste do conteúdo do Blog, comente, siga e participe. Confiram também o novo reader do blog que está sempre sendo renovado. Enjoy!!!

Denis (Dreamaker)
Enviado por Denis (Dreamaker) em 02/04/2014
Reeditado em 02/04/2014
Código do texto: T4753232
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.