A Importância do RH Estratégico para as Organizações

As constantes oscilações dos cenários econômicos dos últimos anos fez com que as empresas possuíssem estruturas organizacionais enxutas, processos otimizados e profissionais extremamente qualificados. As organizações buscam alavancar seus resultados no menor prazo possível e têm investido fortemente em inovação, pois carecem de mudanças rápidas.

Segundo Gramigna (2007, p.13) a integração das diversas funções de recursos humanos, apoiada por um processo de gestão efetivo, é o passo fundamental para a geração de resultados. Profissionais que militam em recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, avaliação de desempenho, carreira e remuneração precisam reconhecer a necessidade de mudanças e buscar caminhos que ajudem a resgatar os espaços perdidos pela área de RH ao longo dos anos.

As organizações vem passando por constantes mudanças e as pessoas precisam sentir-se parte dessa mudança, por isso a importância do papel estratégico dos profissionais de RH. A área de Recursos Humanos necessita estar alinhada com a estratégia das empresas e não pode se ater somente ao atingimento das metas e resultados previstos no planejamento estratégico, o mundo dos negócios hoje, exige que o profissional de recursos humanos saiba projetar tendências, desenhar cenários e buscar constantemente por soluções inovadoras.

É nítido que o papel do profissional de RH deve estar atento às constantes mudanças do dinâmico mercado externo, mas tomando cuidado para não se descuidar da realidade das pessoas que compõem a organização onde atuam. Para Gramigna (2007, p. 7) a área de Recursos Humanos, antes centralizadora e responsável por todos os processos de pessoal, vem assumindo, finalmente, seu espaço estratégico, descentralizando-se, distribuindo as responsabilidades pelo desenvolvimento das pessoas aos gerentes diretos, instrumentalizando-se para uma nova ordem e partindo para uma gestão integrada e focada no negócio.

O profissional de recursos humanos da atualidade assume o papel de agente de mudanças, é necessário que esteja focado em resultados e seja dotado de uma visão estratégica voltada à inovação. É imprescindível que seja adotado por este profissional, um posicionamento sistêmico e coerente de modo a integrar as áreas e potencializar os resultados através das pessoas.

Referência Bibliográfica:


GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de Competências e Gestão dos Talentos. 2ª Edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

Thais Fátima L Oliveira
Enviado por Thais Fátima L Oliveira em 05/01/2015
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