REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL JÁ!

O que é mais fácil recuperar: um indivíduo de 16 anos, que é condenado a 4, 6, 8, 10 anos de prisão, por ter cometido um assassinato, ou uma pessoa que perdeu a vida nas mãos desse indivíduo de 16 anos de idade? Quem terá a chance de construir um futuro: quem perdeu a vida, ou quem tirou a vida de alguém? Ainda que uma pessoa fique 20 anos na prisão, o que não acontece no Brasil, é melhor condenar uma pessoa que tirou a vida de outra pessoa do que permanecer com uma lei que mantém a sensação da impunidade em quem comete um assassinato. É melhor condenar alguém à prisão do que permanecer com uma lei que permite a impunidade.

A redução da maioridade penal para 16 anos não é o suficiente, mas já é um passo para tentar preservar vidas. Se uma pessoa sabe que não poderá ser presa porque ainda falta um dia para completar 18 anos, esse inconsequente não terá medo de tirar a vida de alguém. Além da redução da maioridade penal, é importante que a sociedade se empenhe na formação de bons cidadãos e pessoas do bem. Os pais devem cuidar de seus filhos: ensinar bons princípios morais e éticos; a escola deve se empenhar na formação de bons cidadãos e de pessoas do bem; os governos têm a obrigação de criar estruturas educativas que punam e eduquem os seres sociais; a sociedade deve colaborar para a construção de pessoas justas e humanas. Ninguém cresce como pessoa ou como cidadão se não sofrer as consequências de seus atos.

Eu sou a favor da redução da maioridade penal para 16 anos: é melhor do que deixar que muitos indivíduos permaneçam eliminando vidas e futuros. A redução da maioridade penal para 16 anos não é tudo, mas é necessária numa sociedade que não pratica o bem sem que tenha medo da punição pelos maus atos praticados. Se os homens fossem educados pelas famílias e pela sociedade a respeitar a vida de seus semelhantes, não precisaríamos de polícia nem de punição, porque já teríamos o princípio do dever e do direito arraigado em nossos corações e nas nossas mentes. No entanto, a sociedade dos homens não sabe viver sem a possibilidade de sofrer punição pelos seus atos. Se fôssemos educados a respeitar a vida das pessoas, não precisaríamos de punição. Infelizmente, a punição severa faz-se necessária. É melhor do que continuarmos perdendo vidas. As pessoas não podem continuar sem saber o que é responsabilidade, sem sofrer as consequências de seus atos. Quem tem 16 anos não é mais uma criança.

Um grande erro dos brasileiros é que muitos só pensam em quem é condenado por ter matado alguém, mas não pensam na vida que foi tirada por alguém. Muitas pessoas têm compaixão de quem mata, mas não têm compaixão de quem nunca mais terá a oportunidade de viver. Pode-se recuperar um assassino, mas não se pode recuperar uma pessoa que foi assassinada.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 31/03/2015
Código do texto: T5190594
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.