ARTIGO – Estamos no caos – 28.04.2017
 

ARTIGO – Estamos no caos – 28.04.2017
 
A greve geral

Não era de o meu propósito escrever mais coisa alguma sobre assuntos da espécie, porquanto já estou de saco cheio com a verdadeira anarquia que reina no nosso país.
Na greve desencadeada hoje pelo PT e PC do B, PDT e outros partidos nanicos, que dizem lutar pelos trabalhadores, o que se viu foi uma verdadeira bagunça por quase todo o Brasil, notadamente com o povo querendo ir trabalhar e os subversivos limitando-se a bloquear estradas com a queima de pneus velhos, gerando labaredas e fumaças de grande porte, prejudiciais até mesmo à própria saúde. São meia dúzia de gatos pingados, miseravelmente remunerados com dinheiro dos sindicatos, que agora vão perder a boquinha, deixando de enriquecer muita gente, eis que a contribuição obrigatória dos trabalhadores foi revogada pela reforma trabalhista.
Anunciada de longa data pelo antigo metalúrgico Lula, que atualmente representa um grande mal para o nosso país, julgo que significa um verdadeiro tiro no pé, porquanto um líder bem intencionado jamais faria um movimento tão nocivo, inclusive contrário à constituição, eis que retirou o direito de ir e vir do povo de um modo geral. Não há condições mínimas de ele ser eleito presidente da república mais uma vez, até por que seria a continuação do caos deixado por ele mesmo e pela doutora Dilma, ambos encalacrados na operação Lava-jato.
O dia certo da greve deveria ser o primeiro de maio, feriado dos trabalhadores, num clima pacífico, assim como um protesto civilizado e sem prejuízo para ninguém. Aí sim o conceito do referido senhor poderia até subir um pouco junto à comunidade brasileira. Essas prévias que estão sendo lançadas com tanta antecedência sobre a preferência nele para a presidência são meras fantasias, até porque não se sabe com quem competirá na hora da onça beber água. Claro que nenhum dos atuais caciques do PSDB pode submeter seu nome ao julgamento dos brasileiros, uma vez que estão citados no esquema mais nebuloso do mundo em matéria de corrupção. Com certeza e sem dúvida aparecerá um nome que possa merecer os votos de brasileiros livres e desimpedidos, diferentemente dessa corja de viúvas do antigo dirigente sindical, que dizem nunca deu um dia de trabalho para ninguém.
No que toca à reforma previdenciária, que é mais complicada de ser aprovada, a meu pensar o presidente Temer deveria dela abrir mão, isso num pronunciamento à nação, dizendo-se favorável ao povo que não a deseja, todavia editando uma Medida Provisória com entrada em vigor na data da publicação, elevando todo e qualquer imposto em dez por cento, além de criar outros, notadamente os de ganhos de capital, cadernetas de poupança (não as de valores pequenos), aquisição de moeda estrangeira, etc., de sorte a cobrir o necessário para evitar a quebra da nossa previdência social.
Todos são testemunhas de que o ministro da fazenda vem dizendo repetidamente que não quer criar e nem aumentar impostos, mas se o povo assim o exige como resta subentendido nas movimentações demagógicas de políticos no congresso nacional – os que são contrários ao governo e até alguns da base aliada – nada mais justo do que dar o que a massa deseja, pois o bom governante é aquele que atende aos apelos de seu povo. Não representa bem para o governo comprar o voto de ninguém, nem fazer moeda de troca por cargos e comissões de apaniguados, pois isso é pura desonestidade, e assim estaria apenas copiando o que mais fizeram presidentes anteriores.
Pena que nessa balbúrdia toda não se viu a atuação do policiamento, salientando-se que em algumas localidades os policiais se juntaram aos grevistas, numa clara demonstração de desvio de finalidade em suas obrigações para a manutenção da paz entre irmãos.

A CPI da Previdência

O senador Paulo Paim, que é o mais completo demagogo petista no congresso nacional, tanto fez que conseguiu emplacar uma CPI para apurar a real situação da Previdência, até mesmo porque ele está cansado de dizer que esse setor é superavitário e esse negócio de prejuízo é pura mentira, são desvios de dinheiro para outras finalidades, afirmações que cheguei a acreditar em algumas oportunidades. Evidentemente que, agora, a situação é outra, o ministro é sério e não permitiria que tais crimes voltassem a ser cometidos contra os cofres oficiais.
O resultado dessas apurações não será diferente das demais, qual seja uma grande pizza, mas os componentes da comissão, notadamente o presidente e o vice terão vantagens pessoais as mais diversas, além de aparecerem diariamente na televisão, que levarão suas imagens para todo o Brasil.
Talvez ele tenha uma grande decepção ao apurar que a pior fase desses desvios ocorreu justamente nos governos de seu partido, que virou um verdadeiro câncer nacional e já deveria ter sido excluído do cenário político nacional.
Tenho dito.
Ansilgus
28/04/2017 - gajocosta comentou assim, grato:

Minha admiração por sua tão crítica consciência e sempre atualíssimo no acompanhamento dos fatos. È triste, muito triste o que vem ocorrendo há tempos em nosso país, nãohaverá tempo para tantas mutretas serem apuradas em profundidade nem tempo para tantos julgamentos, que certamente, os prazos vão expirar, centenas de recursos atrasarão os processos, e a maioria dos envolvidos conseguirá escapar da justiça ou jamais serão descobertos. Triste história do Brasil, que desde sempre foi plena de momentos tenebrosos. (A greve de hoje (ou melhor, a balbúrdia) só interessa realmente para tumultuar e, claramente comandada por grupos apoiadores do PT e associados, MSTs9 sem teto, sem terra, sem consciência). Por que hoje? Para se emendar feriado? Concordo com o direito de greve, mas não com estas falcatruas raivosas de quem , bem sabemos, recebem uma graninha por fora para a realização de tais atos de violência, que só prejudica a vida das cidades, faltando pacíficas manifestações (elas não estão acontecendo aqui em São Paulo, somente violentos piquetes em pontos-chave e obstrução do trânsito). Dia caótico, e democraticamente sem valor. Quanto ao governo, bem, você já disse tudo. Desculpa-me ocupar tanto espaço, mas ele é bem menor que minha indignação. O meu mais respeitoso e sincero abraço. Parabéns, meu amigo que tanto admiro. José.

28/04/2017 - 
Miguel Toledo comentou assim:

Amigo Ansilgus, a sua crônica é tão elaborada e argumentada que fica difícil até de fazer um comentário à altura de seu texto. Quanto ao Lula não votaria nele nem para síndico de condomínio e venho falando sempre que mais dia menos dia ele será preso por tudo de ruim que ele e sua indicada Dilma fizeram para o país, deixando-o quase quebrado, com enorme dívida interna e externa, um desemprego agora chegando a quatorze milhões de pessoas. A ex-presidente Dilma até encrencada até o pescoço e não escapar das garras da lei e há um ditado que diz quem procura acha. O PT está em vias de ser extinto e até outros partidos da esquerda correm esse iminente risco. Parabéns por escrever tão bem e com tamanha clareza, caro poeta.


30/04/2017 - Gilberto Oliveira assim comentou:
 
Crônica de primeira grandeza! Com a consciência de quem é imune as bravatas do "encantador de jumentos, galinhas, antas e afins" Ah, me perdoem os animais pela metáfora. Um problema-mor que vejo meu caro Ansilgus é que nesse momento não há um só político capaz de tirar o Brasil do atoleiro, pois a grande maioria está enrolada com corrupção... ora, se não há uma dura lei para punir pela eternidade esses crápulas; o Sr acha que eles estão preocupados com as mazelas do "gado"? Sinceramente, sou totalmente pessimista quanto a essa corja-de-bandidos. O maior exemplo é o "Lularápio" enquanto era opositor se fazia de ovelhinha, hoje está aí na crônica diária pra qualquer nefelibata fazer seu julgamento. Voltando ao vosso texto: também não era meu propósito escrever isto, mas não tem jeito nobre amigo! Minha náusea não tem cura quando o assunto é politicagem imunda. Forte abraço, um domingo de pax e alegria mestre!


2/05/2017 03:07 - Deyse Felix fez o seguinte comentário:
Amigo ANSILGUS. Pelo que li, que combina perfeitamente com o meu modo de pensar, somente deixo umas palavras que não são elogios = O senhor é PhD em Filosofia Política. - Aqui entre nós, tudo bem que os policiais são mal preparados, mas o que esperariam, que eles entregassem rosas para os vândalos?! Outra coisa que há muito noto. Quantos "desfilam" nessas passeatas! Será que pediram e obtiveram autorização de seu empregador para se unir a elas? Ou são desocupados??? Fico mais com esta última hipótese. Ou será que estou errada? 


02/05/2017 17h29min - There Valio comentou assim:
Meu caro amigo Ansilgus, excelente crônica e concordo em muitos pontos com você. Essa greve na verdade acredito que o que eles pretendiam era mostrar a força do lulalá, mas o povo tá de saco cheio dessa lenga lenga dessa jararaca crocodilo, que diz sempre não fez nada de errado “um santo do pau oco”. Greve é um direito do trabalhador mas tem que ser organizada e sem quebradeira nem tirando a liberdade de ir e vir de quem quer trabalhar.Nesse caos onde 14 milhões de desempregados estão em dificuldades, embora as reformas não sejam do agrado mas é um mal necessário para que o Brasil comece a voltar a crescer depois de tantos anos de letargia e corrupção. Claro que é preciso antes de sacrificar nós o povo, tirar essas inúmeras regalias e benefícios que essa cambada de políticos tem. Seria um grande passo e o povo não seria tão penalizado. Mas parece que isso é utopia. Vamos aguardar os próximos capítulos dessa nefasta novela até o final quando o chefão da máfia for preso. E que Deus proteja o Juiz Sergio Moro, que o veneno da jararaca é perigoso. Boa semana meu querido amigo.Abraços e o meu carinho.


02/05/2017 21h44min - Walmor Zimerman assim comentou:
 
Caro poeta e amigo Ansilgus, articulista lúcido e coerente do nosso Recanto das Leras. Os tópicos de seu artigo tem bastante objetividade. Vamos torcer que o país supera esta atual crise política e econômica, cuja face mais cruel é desemprego. O partido que assumiu, durante mais de treze anos, "maquiou" a economia, tudo parecia estar bem, em função do aumento da divida pública, como se estivéssemos usando um cheque especial, mas o pagamento crescente dos juros, foi tornando cada vez mais difícil a situação do nosso país, refletindo neste momento atual, de inquietação e carente de esperanças em melhores dias... Isto há de passar, os políticos que enganam o povo, devem ser banidos da política... Realmente, que o lado de "lá" nos ajude, para que o nosso Brasil reencontre o seu caminho, de paz, entendimento e que os empregos possam retornar. Grato pelas palavras deixadas, um abraço amigo. Sempre que puder volte, que será bem-vindo ao nosso singelo espaço.

 
Excelente artigo, retratando a visão de todo cidadão normal, neste país dominado por mentiras inaceitáveis. Como poderia faltar dinheiro para a Previdência? Afinal não lhe são destinadas apenas as contribuições dos trabalhadores e nem todos que contribuem usufruem. Arrecadações que não são aplicadas de acordo com a lei são encobertas e, descaradamente, alegam rombos onde deveria estar sobrando recursos. Vivemos sob o império da corrupção e seu artigo está perfeito. Parabéns e aplausos!
ansilgus
Enviado por ansilgus em 28/04/2017
Reeditado em 06/05/2017
Código do texto: T5983575
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.