Sucesso profissional ou profissional de sucesso?

Imagine um imóvel, bem localizado, com uma bela decoração ao seu gosto, com os letreiros indicando seu nome e sua qualificação na parte frontal principal. Vários certificados e diplomas em sua parede e uma bela sala de espera com vários clientes lhe esperando. Cartões de visita com seus serviços, enfim, tudo do jeito que você quer, a hora que você quer, personalizado como você quer.

Todos nos sonhamos e queremos nos tornar um profissional qualificado, bem sucedido e principalmente, com o diploma nas mãos e donos do próprio nariz.

Montar o próprio negócio mostra independência, crescimento e sucesso, afinal, quem não quer ter o seu negócio e mandar em si mesmo, sem receber ordens?

Mas eu lhe pergunto, aparentar e ou ser uma pessoa bem sucedida, necessitaria ter como cargo o maior de todos ao invés de ser apenas um empregado?

Sucesso significa status ou qualificação profissional?

Ser um bom profissional e ganhar bem significa arcar com tudo, ter o seu nome estampado em tudo e principalmente, ser o representante do patente da então sua empresa?

Calma, não estou sendo pessimista, comodista ou uma pessoa sem sonhos, sem ambição, pelo contrário, estou enfatizando que não precisa de muito para poder ser tudo.

Muitas vezes estamos aguardando e aguardando o momento de darmos um passo a frente, quando já demos este paço sem perceber.

A idéia que quero passar, não é o de se fazer apenas o que você acha que pode alcançar, afinal, todo empreendimento, todo planejamento com um pouco de força de vontade, por maior que seja, sabendo administrar, será realizado. O que quero na verdade dizer é para lembrar-se de viver o momento presente, não esquecendo-se de ser um bom profissional agora, bem sucedido em seu estágio seja qual ele for, enquanto espera para um dia ser algo que talvez não necessite ou que não esteja preparado no momento. Você pode estar num bom momento, mas o anseio e o desejo de sempre subir o impede de ver o que esta a sua frente.

Como foi pré-definido por Max Gehringer, existem quatro fases da carreira profissional: Aprendizado, Coragem, Colheita e Inércia. E em cada estágio, há uma idade determinada, claro, é esperando que você se forme ate aos 23 anos de idade, e aos 24 comece sua carreira, etc., Mas nem todos se formarão aos vinte e três anos, muitos entrarão na faculdade com esta idade, e enquanto não entra na faculdade, significa que a pessoa esteja no estágio inicial? Com certeza não, se você trabalha desde sua adolescência, trabalhou em várias empresas, teve vários cargos, significa que esta no estagio de aprendizado apenas por não iniciar um estudo, ou em um estagio não inserido nesta tabela de fases, que para mim é a mais importante, chamada experiência?

O Dinheiro, o reconhecimento, o talento parte de onde?

É por esta base, que eu digo, talento e experiência valem mais do que um lugar em uma cadeira de couro atrás de uma mesa dando ordens.

E Padrões, estatísticas e posições são apenas modelos, listas, onde segui-las ou não terá o mesmo resultado dependendo do que você é capaz de fazer ou não.

_________________________________________________________

Artigo publicado no "Jornal de Assis" em 7 de março de 2008.