PEDRA DE ATIRADEIRA

BINÉ ZIMMER - LETRAS E MÚSICAS

Biné Zimmer escreve desde que aprendeu rabiscar as letras no papel. Prematuramente, despertou como um talento musical, ao seu violão. Começou a compor. Seus poemas viraram música. Começou a despontar com sucesso em sua vida artística profissional como compositor, na década de 80.

Como compositor (poesia e música), tem mais de 380 músicas, muitas delas, gravadas nas vozes de mais de 30 cantores, entre parceiros e intérpretes. Ao longo de sua carreira, suas composições fizeram parte de mais de 60 Festivais. As três mais conhecidas são:

1- A música GERAÇÃO foi premiada em 38 festivais de MPB no Brasil. Chegou a ser lançada, nacionalmente, no Programa Fantástico, gravada pela intérprete Nema Pla, hoje, conhecida cantora na Espanha. Originalmente, lançada como Geração 80, chegou a ser uma das músicas mais tocadas no Brasil.

2- BOTA LENHA, feita em parceria com Fernando Bocca e João Ayres, foi, no seu lançamento, a música mais tocada em várias FMs nacionais e ainda é a mais tocada na Bélgica, em rádios especializadas de músicas brasileiras (Disponibilizada, aqui, em aúdio).

3- O último trabalho de Biné premiado foi com a música PEDRA DE ATIRADEIRA, que tirou o 4º lugar no último MPB SHELL, veiculado pela Globo. Com co-autoria de João Ayres, arranjo e interpretação de Toninho Horta. Posteriormente, foi regravada com novo arranjo, de Wagner Tiso. É uma das músicas brasileiras mais tocadas nas rádios em Portugal (Disponibilizada, aqui, em aúdio).

Nossa parceria começou a 5 anos, quando me procurou para fazer o primeiro projeto dele, que sempre atuou, profissionalmente, como compositor, e, nos últimos 4 anos, lançou seu trabalho como cantor, mas já conta com 3 DISCOS:

1- SORO (já esgotado), é uma coletânea de 19 sucessos gravados em outras vozes, entre elas: João Ayres, João Boamorte, Sílvio Brito, Eleni Galvan, Fernando Bocca, Nema Plá, com arranjos de Wagner Tiso, Robertinho do Recife, Marcelo Sussekind, Cláudio Venturini, Chico Amaral, Marilton Borges, Nelson Ayres, Oswaldinho do Arcodeon, Eduardo Assad, Nenê - Os incríveis, Paulo Barata e Wagner Simões. Desse trabalho, a música "Minas, meu Amor", fez o maior sucesso nos Estados Unidos entre os brasileiros residentes, principalmente os nascidos em Minas Gerais (Disponibilizada, aqui, em aúdio).

2- BAZAR 4, gravado em parceria com Sílvio Brito, Tony Noel e Letho Antônio, patrocinado pelo empresário Léo Santana, o CD contempla, em suas faixas, composições de Biné Zimmer que foram sucessos na voz de Sílvio (fase Música Pop) e interpretações de Biné de músicas frutos de outras parcerias, como: João Aires, Carlos Rocha, Fábio Loyola. Traz sucessos como Pedra de Atiradeira; Parceiro da Esperança; Pra ver o Sol; Minas, meu Amor; Minha Princesa; Gosto muito de Você; Do Bem e Misteriosa Canção (Disponibilizada, aqui, em Áudio).

3- NINGUÉM ESCONDE O SOL, kit CD/DVD , seu primeiro trabalho solo, com 13 faixas e clips, é fruto do Projeto Cultural DANÇA DAS NÚVENS, elaborado por Ana da Cruz. Traz 12 composições inéditas e o relançamento de Geração, agora, cantada por ele mesmo, a mesma música que saiu como música tema do filme “PERDIDOS EM ABBEY ROAD”, do cineastra Denis Curi.

O novo trabalho tem letras que abordam temas variados, do romântico ao existencialismo, da força de uma geração ao pragmatismo do romance casual, tornando-se uma obra, além de prazeirosa de ser ouvida, universal - para todos os gostos. São elas: Love is Not Bad; As flores não podem chorar; Rumo dos Ventos; Romances Casuais; Geração; Quantas Luas; Maior que Amor; Dança das Nuvens; Loucas Horas; Um Abraço Terno; Mais que prazer; Do coração nasce um jardim; Ninguém esconde o sol. Como produtor, Biné se preocupou muito com a qualidade do seu trabalho.

- O CD foi gravado no Estúdio HP, um dos melhores e mais bem equipados do Brasil - uma parceria inédita entre o empresário Paulinho Bizzarria e o compositor. Ficha técnica: Voz, composição e produção: Biné Zimmer; Guitarra, violões, programação e arranjos: Doca Rolin (banda Skank); Piano, teclado e arranjos: Zezinho Moura; Baixo: Marcos Boechat; Bateria: Nakamura; Programação visual: Wander Lara; Montagem visual: João Gazel; Direção musical: Paulinho Bizzarria; Fotos: Júlia Garrido; correção textual e assessoria de projeto: Ana da Cruz.

- O DVD Acústico, foi gravado no Teatro Municipal de Nova Lima. Ficha Técnica: elaboração do projeto Dança das Nuvens, assessoria de execução e tradução das legendas: Ana da Cruz; cineatra: Denis Curi; vocal principal: Biné Zimmer; vocal: Lyara Velloso; Guitarras e Bandolim: Doca Rolim; violões: Ronald Carvalho, Lery Farias; piano, Harmond 1 e 2: Zezinho Moura; Baixo Elétrico: Marcos Boechat; bateria: Paulinho Kioto; teclados: Nino Antunes, Célio Balona; gaita: Marcelo Tekinho; percussão: Myster Tubis; efeito especial (sino): Gustavo Moura; intervenção Hip Hop: Lery Farias Jr; arranjos: Biné Zimmer e Doca Rolim.

...

Para você, que se interessou por essa resenha do trabalho de Biné, confira (Disponibilizadas, aqui, em Letras de Música) as letras de: "Geração" (com novo arranjo) sua canção mais conhecida e "Ninguém esconde o Sol" (a música de trabalho, tema do kit CD/DVD), bem como suas versões traduzidas, por mim, para o Inglês e o Espanhol. Aproveite ainda para ouvi-las em MP3, na voz de Biné Zimmer (Disponibilizadas, aqui, em Áudio). Dessa forma, poderá ter uma noção do nosso trabalho e do enorme talento deste magnífico compositor/cantor.

Fica a dica para você adquirir o material do autor, premiando-o com o seu reconhecimento.

CRUZ, Ana da. Biné Zimmer: Letras e Músicas (Resenha). Recanto das Letras, 2008. Disponível em URL: [ http://www.recantodasletras.com.br/autores/anadacruz ]

....