Autores

Perfil

Tão complexo em si mesmo é o ser humano que nenhuma fórmula matemática, nenhuma forma geométrica, por mais bem elaborada que seja, chega perto de um esboço desta obra de Deus, mistério presente em cada um de nós. (Epígrafe nossa)

Ana da Cruz é educadora, tradutora, escritora, filóloga e agente sócio-cultural brasileira (natural de Juiz de Fora, estado de Minas Gerais, Brasil).

Começou a escrever poesia e prosa e destacar-se, aos 12 anos de idade. Em 1987, começa a fazer ilustrações em grafite.

Graduou-se em Letras: Língua e Literatura - Português, Inglês e Latim – pela Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC, com lato senso, em Barbacena. Especializou-se em Docência Universitária em Língua e Literatura Portuguesa, pela Universidade Castelo Branco - UNICASTELO, no Rio de Janeiro.

Desenvolveu atividades docentes em instituições como Colégio Narcísio de Queirós, Colégio Inconfidência, Colégio Pitágoras, Colégio Soma (Paracatu), Universidade Presidente Antônio Carlos.

Em 1998, mudou-se para Belo Horizonte, onde iniciou seu trabalho de consultoria em projetos de cunho social, educacional e/ou cultural. Entra para a Associação Brasileira de Webmasters.

Ministra cursos de Português e Literatura no Ensino Médio e Superior, e prepara material didático preparatório para concursos e pré-vestibulares, bem como desenvolve banco de questões. Ocasionalmente, atua como monitora da Rede Pitágoras, com Palestras e Cursos aos professores dos colégios da rede conveniada.

Corrige textos literários, acadêmicos - de acordo com as normas da ABNT (artigos, monografias, dissertações, defesas de tese) , cria textos técnicos (estatutos, manuais operacionais de empresas) e escreve apreciações literárias para efeito de introdução e capa de livros a serem editados, como também de releases para serem apresentados à imprensa e biografias.

Em 2003, lidera, junto com o agente Cultural Cláudio Márcio Barbosa, o Movimento pela Paz em Belo Horizonte e edita o manifesto AbraçArte BH - A Arte Pede Paz, pela Control-Arte.

A partir de 2004, começa a realizar pesquisas linguísticas, entre elas, o artigo científico O Analfabetismo Funcional e o ensaio Análise Polifônica do Discurso como Interdisciplina - para um letramento instrumental de (re)construção da história indivíduo-social.

Em 2005, ingressa, como sócia-correspondente, na Academia de Ciências e Letras de Neves.

Em 2007, escreve Iniciação às Drogas e suas Consequências (co-autoria) - Didático-Pedagógico, livro que lhe rendeu notoriedade com apoio do Professor e Político, Elias Murat - maior autoridade no combate às drogas, no Brasil - e do Educador Mário de Assis - Presidente da Associação de Escolas Públicas do Estado de Minas Gerais, Brasil.

Em 2008, passa a fazer parte dos movimentos literários brasileiros Belô Poético, que acontece todo ano, em Belo Horizonte, durante o mês de julho, organizado pelos escritores e agentes culturais Rogério Salgado e Virgilene Araújo - estes dois incentivadores da arte literária de Língua Portuguesa - e Abril Poético, organizado pelos escritores e agentes sócio-culturais Osmir Camilo e Wagner Vieira, da Ong Lesma, que atua no Alto Paraopeba - uma verdadeira expedição cultural. Cria, então, a Rede Sócio-Cultural - http://muraldosescritores.ning.com - onde, regularmente, publica seus trabalhos, de forma generalizada; que também podem ser encontrados específica e tematicamente direcionados para a paz, o amor e a fé no blog - http://escritoraanadacruz.spaces.live.com

Em 2009, passa a ser sócia-correspondente da Academia Poçoense de Letras e Artes - APOLO, a convite de seu presidente Ricardo de Benedictis e da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras.

É AUTORA DE

Ao meu Amor. In Emoções em Prosa e Verso (coletânea). Conselheiro Lafaiete: Narciso de Queirós, 1995.
Ao meu Amor (poesias). Belo Horizonte: Mazza, 1997. RGBN: 433.912
Uma Gramática Holística (didático). Belo Horizonte: Lispector, 1998. RGBN: 433.850
AbraçArte BH - A Arte Pede Paz (co-autoria) Manifesto. Belo Horizonte: CONTROL-Arte e Editora Gráfica, 2003.
O Analfabetismo Funcional – Técnico: Artigo Científico. Revista Estalo nº 2/2004. Belo Horizonte: Jornal Estalo, 2004. Original: O Analfabetismo Funcional (Artigo Científico). Belo Horizonte: UFMG, 2004. Disponível em: www.bancadigital.com.br/livros.asp
Artigos Científicos e Poesias: Estalo, A Revista (co-autoria). Jornal Estalo, 2004/2005;
Iniciação às Drogas e suas Consequências (co-autoria) - Didático-Pedagógico. 3ª edição. Belo Horizonte: Fumarc, 2007. RGBN: 433.839
Redação/Revisão de Artigos, disponíveis on line, na Wikipédia Lusitana (editora contribuinte);
Colunas periódicas em jornais, revistas e websites.
Críticas Literárias, cujos trechos estão disponíveis em http://muraldosescritores.ning.com/profiles/blogs/portpourri-editorial

PRINCIPAIS TRADUÇÕES

2006- DVD Ninguém esconde o Sol, de Biné Zimmer – legendas em inglês e espanhol (editado em 2008, pelo cineastra Dênis Curi), como resultado projeto Dança das Núvens CD/DVD, aprovado em mecenato pelo Ministério da Cultura, Lei Rouanet e patrocinado pela Eletrobrás.
2009- DVD Patrimônio, do grupo Lesma – legendas em inglês e espanhol.
2009- DVD Eros Feminino, de Eliane Alcântara – legendas em inglês e espanhol, lançado pelo Mural dos Escritores.
* Alguns trabalhos estão disponíveis em: http://empalavrasrepartidas.blogspot.com

PREMIAÇÕES

1998- Premiação Escritora Revelação pela Academia de Ciências, Letras e Artes de Conselheiro Lafaiete, recebida do saudoso Alberto Libânio, pela obra Uma Gramática Holística, Lispector Edições.
2008- Ser Mineiro é Obra Destaque Literário, no "Concurso Internacional Letras Premiadas", Alpas XXI.
2009- Medalha de Honra ao Mérito pela parceria e participação do Mural dos Escritores no evento Abril Poético 2009 – Eram os Beatles Inconfidentes.
2009- Feliz Aniversário foi classificado na 4ª edição do Concurso Expresso das Letras, realizado por Benedito Saldanha, Presidente da Academia de Letras e Artes de Porto Alegre.

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS

Palestra "Direitos Autorais e ingresso no Mercado Editorial" no Belô Poético 2009.

...............

E-mail: culted_ml@hotmail.com