Autores

Perfil

Em essência: Senta e olha nos meus olhos.

"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermediário"
(M. de Sá Carneiro. 'Poesia'. Lisboa, 1953, p. 94).



__________
Minha história de vida, afora o lado estritamente pessoal, é basicamente a de quem escolheu a carreira acadêmica, de professor universitário.
Nasci em Campos Gerais, Sul de Minas Gerais. Possuo Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal de Goiás, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia e doutorado em Filosofia da Educação pela UNICAMP.
Sou professor na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CFP Amargosa). Tenho experiência na área de Filosofia da Educação, com ênfase em: Educação, Filosofia, Currículo, Ética, Formação Docente e Saberes e Práticas Escolares.
Sou autor dos livros "Aprender não é um bicho-de-sete-cabeças" (Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2010), "TCC não é um bicho-de-sete-cabeças" (Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009); Saber Ensinar (São Paulo: EPU, 2006) e coautor de "Educação Escolar: políticas, saberes e práticas pedagógicas (Uberlândia: Edufu, 2002), entre outros.
Pesquiso continuamente e participo de eventos científicos regularmente. Publico trabalhos científicos sempre que a docência e minhas pesquisas me possibilitam sistematizar a produção do conhecimento. Sou articulista de sítios e de jornais diários.
O que escrevo é fruto das minhas vivências. Eu estou irremediavelmente nos meus textos. Isso, porém, não significa que escrevo minha biografia. Biografia é relato de vida e isso eu ainda não tenho razões para fazer.
Seja bem-vindo, bem-vinda a esta página. Espero que alguma palavra possa contribuir, construir e elevar - sem esse propósito eu não teria aparecido por aqui.
Ah... adoro que me chamem pelo meu nome. Nada, portanto, de "Professor", "Mestre", "Doutor", "Poeta"... Só passei a nomear meus títulos sob meus textos quando eles passaram a ser requisitados e a circularem por aí, e isso porque, como trato de certos assuntos de filosofia, educação e cultura geral, o leitor tem o direito de saber a qualificação de quem está escrevendo.
Porém, ainda que isso pese, meus títulos não expressam o que sou; eles apenas me autorizam a fazer certas coisas. O nome é o que expressa o que sou, o que me identifica. Simplesmente assim: Wilson. É tudo. E quando se trata de "tudo", então estamos falando daquilo que não falta, nem sobre: basta.

__________
"A leitura é um pacto de generosidade entre o autor e o leitor; cada um confia no outro, exige do outro tanto quanto exige de si mesmo" (SARTRE, J.-P. 'Que é a literatura?' Trad. C. F. Moisés. São Paulo: Ática, 1989, p.46).

__________
Sucesso, luz e paz para você!

Se desejar, visite meu blog:
http://gpefe.blogspot.com/

Minha contribuição é pequena, mas meu apoio é sincero.

Dadas as inúmeras solicitações de autorização para publicar meus textos em outros veículos, digo que "meus" textos são seus. Estão previamente autorizados. Peço, somente, que acrescente as seguintes informações abaixo do texto que deseja circular: Wilson Correia é Adjunto em Filosofia da Educação no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Fonte: <http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=12236>.