Autores

Perfil

CURRÍCULO BIOGRÁFICO

Frassino Machado. É este o pseudônimo poético de Francisco de Assis Machado da Cunha. Natural do norte de Portugal, mais propriamente da Cidade Invicta. Desde muito cedo que sentiu uma forte inclinação para as Artes, nomeadamente para a Poesia e a Música. Descendente de uma família com essa mesma inclinação, não admira que - logo na sua juventude - tenha procurado por todos os meios dar sentido a essa vocação.
Paralelamente aos seus variadíssimos estudos, desde Cursos oficiais, médios e superiores, passando por Colégios e Institutos Particulares, chegou a frequentar uma Escola Técnica Industrial, em Guimarães, onde aprendeu a mecânica dos metais e o trabalho tecnológico afim e, já na capital, o Instituto Gregoriano de Artes Musicais, onde alicerçou, orientado por professores qualificados, as suas qualidades de empenhamento manual, estético e metodológico. O seu profundo amor à Literatura, à História, à Filosofia e à Música, deve a sua origem justamente aos seus grandes mestres universitários, a quando da frequência do Curso Superior de Filosofia, na Universidade Católica de Lisboa e do Curso de História na Universidade Clássica - Faculdade de Letras e Ciências Humanas, da mesma cidade.
Tem leccionado, no Ensino Secundário, a disciplina de História e dinamizado o Clube de Música, onde ensina a arte do canto, da dramatização e alguns instrumentos musicais. Ainda quanto à Música, vem exercendo cargos diversos como o de organista e compositor de música sacra, bem assim direcção coral em assembleias litúrgicas enquanto que, relativamente à música profana, tem participado em muitíssimas iniciativas quer como instrumentista, quer como cantor, interpretando textos líricos - normalmente baladas - de sua autoria, quer de gosto geralmente intervencionista, quer didáctico-histórico, ou mesmo de crítica social. Chegou mesmo a organizar alguns festivais de Canção Juvenil em várias zonas do país.
Actualmente tem participado com frequência em Tertúlias da Capital, sendo membro efectivo da «Tertúlia Poética ao Encontro de Bocage», dirigida pela conhecida poetisa América Miranda. Tem dinamizado há já vários anos momentos de canto e música, quando do lançamento de Obras Literárias, nomeadamente nas actividades promovidas pela Editorial Minerva, na  já editou alguns dos seus trabalhos poéticos, nomeadamente na conhecida Antologia POIESIS.
Iniciado na prática das novas tecnologias, criou uma Página na Internet, com o nome de JARDIM DE ORFEU e dinamiza alguns Webblogues, nomeadamente:  coordenação do Blog TERTÚLIA POÉTICA AO ENCONTRO DE BOCAGE, presidido por América Miranda, com permanência activa na rede Facebook.com. 
Criou outras Páginas de Expressão Poética, destacando-se O CANTO DO PARNASO, a qual integra alternadamente seus temas poéticos com poesias de Poetas Laureados e que ficaram célebres ao longo da História; ATELIER POÉTICO, no Facebook; CELEIRO POÉTICO, no Wordpress.com; JANGADA AZUL; LUSA AURORA, dedicada à Cidade de Guimarães; O CIMO DO POVO, dedicado a uma aldeia da Beira Interior; OPÇÃO POÉTICA, de parceria com seu irmão Abel Cunha, também poeta. Igualmente tem imensas participações em variadíssimas outras Páginas de dominância poética ou artísticas, quer em Portugal quer em diversos países de expressão lusófona, espanhola, francesa, italiana e outros.
E é membro da Sociedade Portuguesa de Autores, com o número de inscrição: 16 002, desde o início deste século XX.

*

PUBLICAÇÕES

A – OBRAS FÍSICAS

ANTOLOGIA POESIS ( do III ao XI Vol. ), da Editorial Minerva, Lisboa

I ANTOLOGIA - PORTAL "CÁ ESTAMOS NÓS", Edições L P B, Londrina

2ª ANTOLOGIA DE POESIA E PROSA POÉTICA, a publicar em breve.

Revista italiana IL-CONVIVIO, onde tem publicado periodicamente alguns trabalhos de sua autoria.

Jornal O ARAUTO , Bimensário, fundado e dirigido por América Miranda

Livros poéticos publicados:


- Lira Sacra, Lisboa 2012
- Mensageiro Cantante, Lisboa 2013
- Liras do Meu Canto, Lisboa 2013
- Monte Alverne, Lisboa 2013
- Lira Bem Temperada, Lisboa 2015
- Musa Viajante, Lisboa 2016
- Canção da Terra e do Meu País, Lisboa 2017
- Novo Monte Alverne, Lisboa 2019
- A Musa dos Estádios, Lisboa 2020

- Por Seca e Meca, Coimbra 2021

- Lira Submersa, Coimbra 2022

B – OBRAS NA INTERNET

No Site da Web : www.jardimdeorfeu.no.sapo.pt com, o nome de JARDIM DE ORFEU, onde estão publicados alguns dos seus principais trabalhos.

No Site da Web: www.ocantodoparnaso.blogspot.com (O CANTO DO PARNASO)

No Site da Web : www.tertuliabocage.blogs.sapo.pt (TERTÚLIA POÉTICA)

No Site da Web : http://profassis.no.comunidades.net ( ESCOLA À PIONEIRA )

No Site da Web : www.frassinomachado.net ( CANTO DE FRASSINO )

No Site da Web : http://machadofrassino.wordpress.com ( CELEIRO POÉTICO )

No Site da Web : wwwfrassino.blogspot.com  ( FRASSINO.COM )

No Site da Web : www.jangadazul.blogspot.com ( JANGADA AZUL )

No Site da Web : www.opcaopoetica.blogspot.com ( OPÇÃO POÉTICA )

No Site da Web : http://cimodopovo.blogspot.pt ( O CIMO DO POVO )

No Site da Web : www.lusaurora.blogspot.com ( LUSA AURORA )

Na Rede Social Facebook.com :

http://facebook.com//frassinom  ( FACEBOOK.COM )

http://facebook.com/atelierpoetico.frassino ( ATELIER POÉTICO )

https://facebook.com/Tertulia-Poetica-América-Miranda/129017903900018

https://www.facebook.com/groups/atribunadospoetas

C - TRABALHOS DIVERSOS

No Site da Web : www.usinadeletras.com.br , onde tem seu Sub-site com trabalhos poéticos além de artigos diversos, ensaios, crónicas, etc.

No Site da Web : www.portalcen.org , onde é membro fundador e efectivo da Academia Virtual de Letras Luso-Brasileiras / AVLLB . Aqui tem um Sub-site com Trabalhos poéticos e outros.

No Site da Web : www.il-convivio.com , onde tem seu Sub-site com trabalhos poéticos variados.

No Site da Web : www.portalcen.blog-city.com (Portalcenblog)

No Site da Web : www.secretexpressions.com

No Site da Web : www.palavreiros.org

No Site da Web : www.falena.net

No Site da Web : www.gargantadaserpente.com

No Site da Web : www.saladepoetas.thenet.eti.br/

No Site da Web : www.poetasdelmundo.com

No Site da Web : www.paralerepensar.com.br./frassino.htm

No Site da Web : www.seblumenau.org

No Site da Web : www.canais.com ( Divulgação )