Autores

Perfil

          O Prof. Luiz Mascarenhas nasceu na cidade de Santo André, São Paulo; a vinte e três de junho de hum mil, novecentos e sessenta e oito. Filho único de Benedito Mascarenhas e Débora Rocha Mascarenhas. 
           Chegou a Itaúna, em abril de 1970, quando seu pai inaugurou a primeira casa comercial do ramo de óptica do município.
            Cursou seus estudos primários no Jardim de Infância “Ana Cintra”; que se localizava em antigo imóvel, à rua Prof. Francisco Santiago, logo abaixo da residência do Dr. José Campos. Passou pelo Grupo Escolar “Dr. Augusto Gonçalves” e pela Escola Estadual de Itaúna, terminando seus estudos básicos no Colégio Sant’ana, em 1986.
               É Bacharel em Direito pela Universidade de Itaúna, turma de 1994.
               Formou-se em História pela Universidade de Itaúna, turma de 2004. Tendo como Especialização (informal) a História de Minas Gerais e do município de Itaúna.
                 Iniciou sua vida de Professor, substituindo o saudoso Prof. José Belmiro de Moura, em diversos cursos de Contabilidade pela nossa cidade, como na “Escolinha do Carmélio”  e na Escola Estadual de Itaúna. Exerceu o magistério, como professor de História, na Rede Municipal de Ensino, na Escola Municipal “Profa. Celuta das Neves”, entre 2006 e 2010; igualmente como professor efetivo da Rede Estadual de Ensino, na Escola Estadual “Victor Gonçalves de Souza”, no período de 2006 a 2011; trabalhando com as disciplinas de História e Sociologia.
                   Trabalhou como Comerciário, durante dez anos, na Casa Adolfo Mendes ( de 1987 a 1997); de onde guarda saudosas recordações.
                    Foi Diretor Geral do Centro Social Urbano, entre 1997 a 2004, quando promoveu uma completa reestruturação da instituição, tendo fundado o Núcleo de Educação Infantil “Custódio Emídio da Cruz”.
                       No mesmo período, prestou assessoria logística à Secretaria Municipal de Educação e Cultura e ao Gabinete do então Prefeito Osmando Pereira da Silva, exercendo cargo em comissão.
                        Na área de Assistência Social, esteve presente na  implantação e presidiu o Conselho Municipal de Assistência Social e exerceu a vice-presidência da Regional de Assistência Social de Divinópolis, que englobava setenta e duas cidades da região.
                        Na Paróquia de Sant’ana, exerceu diversas funções, como Ministro da Eucaristia, Catequista e Presidente das Obras Sociais da Paróquia. É cantor lírico e se apresenta em diversos eventos sociais e culturais de nossa cidade.
                        Foi um Fundadores da ACADEMIA ITAUNENSE DE LETRAS, em 16 de setembro de 2015, ocupando a cadeira de nº04, escolhendo como Patrono João Dornas Filho
                     Em 26 de setembro de 2015, a Câmara Municipal outorgou-lhe o título de Cidadão Honorário de Itaúna, pelos relevantes serviços prestados ao povo itaunense.