Autores

Perfil

Sou Benedito Cesar Silva (Menedico), um mineiro de Camanducaia – MG. Tenho uma jornada multifacetada como artista e intelectual. Em um mundo onde a diversidade é cada vez mais valorizada, encontro minha força e paixão na pluralidade de experiências e expressões artísticas.

A minha vida e obra se caracterizam pela pluralidade e ausência de limitações. Sou um verdadeiro polímata, não me prendo a um único gênero artístico ou literário, e isso se reflete em minha produção intensa.

Meu percurso acadêmico é marcado por uma sede insaciável de conhecimento. Iniciei como Administrador de Empresas e obtive meu mestrado em Educação, mas não parei por aí. Minha licenciatura plena em Artes Visuais, História, Letras (Português/Inglês), Letras (Português/Espanhol), Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), bem como a graduação em Design de Interiores, Fotografia, Biologia e Pedagogia, e o fato de estar cursando doutorado em Ciências da Educação, demonstram meu desejo de abraçar diferentes áreas do saber. Sou pós-graduado em paisagismo, gestão de pessoas e de projetos sociais, administração escolar, engenharia de produção, supervisão escolar, coordenação pedagógica e didática do ensino superior. Além disso, sou técnico em secretariado e em segurança do trabalho.

Minha busca pela expressão artística me levou a mergulhar em várias formas de arte. Sou escritor, artista plástico, fotógrafo, poeta, letrista, editor e capista. Atravesso o território da pintura, da fotografia, da arte digital, e da música, sempre com um olhar atento ao abstracionismo e às cores, que se destacam em minhas obras. Integrei com as minhas obras literárias antologias no Brasil, Argentina e Itália. Possuo também trabalhos literários divulgados em Portugal e na Austrália.

Meu coração está na cultura e na comunidade. Montei grupos de teatro e congado, participei do Grupo de Serestas Reviver e fui mestre-sala na escola de samba "Mocidade Independente Unidos do Samba", em Camanducaia, MG, por quatro anos consecutivos, prova de meu envolvimento social e dedicação à cultura local. Além disso, participei de vários festivais poéticos, obtendo reconhecimento pela Associação de Escritores de Bragança Paulista, com o prêmio “Menção Especial” (SP, 2003).

Tamanha dedicação à arte e à literatura rendeu-me o reconhecimento de importantes instituições e prêmios, tais como a Academia de Artes e Letras de Fortaleza - ALAF, a Academia de Ciências, Letras e Artes de Vitória - ACLAV e a Academia de Ciências, Letras e Artes Luminescência de Araraquara, SP. Além disso, fui contemplado com o prestigioso prêmio Luso-Brasileiro de Poesias, concedido pela Sociedade Cultural da Ilha da Madeira, Portugal e também com o prêmio Destaque Poético 2013 concedido pela ALAF juntamente com o Movimento Poesia à Flor da Pele (SP).

Minha sede de aprendizado não tem fim. Atualmente, estou cursando Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Contabilidade, Terapias Integrativas, Nutrição e Geografia, além de pós-graduações em Atletismo e Acupuntura. Acredito que o conhecimento é a chave para o crescimento pessoal e profissional.

Minha história é marcada pela diversidade, pela busca incansável pelo conhecimento e pelo amor à arte e à cultura.

Seja na pintura, fotografia, poesia ou música, sou movido pela paixão e pela criatividade, e espero que minha obra inspire a todos a abraçar a pluralidade e explorar suas próprias capacidades artística. Meu site www.beneditosilva.com