Autores

Perfil

JERDIVAN NOBREGA DE ARAUJOABROLHOS

Olhos, olhos, olhos...
os meus são assim:
Abertos vêem todo o mundo.
Fechados vêem dentro de mim.
Abro-os para conhecer o mundo.
Fecho-os para conhecer a mim.
(Jerdivan Nóbrega de Araújo)



Nasceu na cidade de Pombal, no ano de 1961, bacharel em Direito, pesquisador, funcionário dos Correios e Telégrafos, onde exerce a função de Gerente de Recursos Humanos, membro efetivo do grupo de estudos Benigno Cardoso d’Árão,por onde publicou diversos títulos, sempre com o apoio imprescindível do diretor da Coleção Mossorense. (mais importante: Quando se falou Bem de Pomba e Biografia do Senador Ruy Carneiro)
Fez a apresentação do volume VIII da biografia do grande incentivador das artes: Vingt Un Rosado Maia além de prefaciar diversos autores Pombalenses)
Publicou durante mais de cinco anos, como colaborador, crônica nos jornais: A União, Correio da Paraíba, O Norte e Correio das Artes.
Em 1997 publicou o livro Sob o Céu Estrelado de Pombal.
Em 1998 Os Trabalhadores em Correios e Telégrafos Vão a Luta Este livro foi tese de Doutorado pela Universidade Federal do Ceará e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul alem de Mestrado pela UFPB além de constar do acervo da Biblioteca Parisiense de Direitos Humanos.
Mais recentemente, com Verneck Abrantes e Evandro Nóbrega fez a revisão crítica do Livro O Velho Arraial de Piranhas (Pombal) do ilustre professor Wilson Seixas Nóbrega.
Em 200 Publicou “Na Tela panorâmica do Come Lux” . Uma sátira aos políticos de Pombal que deixaram que o patrimônio artístico e cultural da cidade fosse transformado em pó, numa época em que se procura valorizar essas riquezas, transformando-as em atrativos para o chamado turismo sustentável. Ao colocar, ficticialmente, gente do povo, bêbados, vagabundos e loucos como protagonistas da história, o autor dá "um tapa" na cara dos que tiveram o poder nas mãos e nada fizeram para salvar e/ou recuperar os poucos patrimônios históricos desta que é uma das cidades mais antigas e de maior importância para o ocupação e colonização dos sertões da Paraíba.

Em 2001 Lançou o CD com nove poesias que falam da cidade de Pombal
Atualmente escreve para alguns site na Net e prepara um novo CD, resultado de pesquisas realizadas com o pesquisador Verneck Abrantes, onde resgatas mídias gravadas nas ruas de Pombal em março de 1938 quando da passagem da Missão Mário de Andrade pela cidade de Pombal.