Autores

Perfil

Meu nome é Luís Antônio Matias Soares. Vim ao mundo no primeiro dia do mês de setembro de 1962 nessa pequena Aldeia-Universo chamada acertadamente de Belo Horizonte.

Dizem por aí que as pessoas nascem, crescem - ficam bobas!? - se casam e morrem. É talvez por este motivo que vinte e oito anos depois estava eu me unindo a uma formosa garota que fez e que continua fazendo toda a diferença na minha vida: a Sônia.

Juntos, construímos as nossas vidas e "fabricamos" as formosurinhas que são o Luís Felipe, a Ana Luísa e a Isadora. De quebra - e de comum acordo! - temos ainda uma cachorrinha bastante nervosa (a Mel), um periquito estressado (a Lulu) e uma calopsita meio maluca (a Lili).

Quanto à literatura, posso dizer que escrevo desde que me entendo por gente, desde criança. O primeiro conto que escrevi - “Branca” - foi inspirado na vida de meus pais. De lá para cá já se passaram alguns anos nos quais vim (e espero que tenha continuado!) tentando adquirir um bocado de experiências tanto na vida quanto em literatura.

Durante este tempo participei em diversos concursos literários. Tive a honra de ver alguns de meus contos publicados nas seguintes antologias:

1) Segundo Concurso Literário da ASTTTER, no ano de 2001: meu conto “Branca” foi classificado em quarto lugar, o que me proporcionou a publicação na antologia literária daquele ano;

2) Quarto Concurso de Contos da Cidade de Boa Esperança/MG, realizado pela Academia Dorense de Letras, no ano de 2002: o conto “Branca” também obteve classificação entre os 20 melhores trabalhos apresentados, tendo sido publicado neste mesmo ano na antologia de contos;

3) Primeiro Prêmio Literário Livraria Asabeça, de São Paulo, no ano de 2002: neste concurso o meu conto “Branca” foi classificado entre os 15 melhores trabalhos, com sua publicação em antologia de contos, crônicas e poesias;

4) Quinto Concurso de Contos da Cidade de Boa Esperança/MG, realizado pela Academia Dorense de Letras, no ano de 2003: o conto “Dias de Chuva” foi classificado entre os 20 melhores, com sua respectiva publicação em livro de antologia de contos;

5) Segundo Prêmio Literário da Livraria Asabeça/SP, no ano de 2003: o conto “Licurgo, o Bácoro” obteve classificação entre os 15 melhores trabalhos, com sua publicação em antologia;

6) Terceiro Concurso Literário da ASTTTER, no ano de 2003: meu conto “Licurgo, o Bácoro” obteve classificação em 2º. Lugar, com sua publicação na antologia de contos do ano de 2003;

7) Quarto Concurso Literário da ASTTTER, em 2008: meu conto “Libório, o locador de Caixões” obteve classificação em primeiríssimo lugar, com sua publicação no site da associação (http://www.asttter.org.br/concurso/) e no jornal INFORMASTTTER.

8) No Prêmio Literário Cidade de Porto Seguro de Contos 2009 tive o conto "O Caso da Porca Solteirona" classificado para a publicação em antologia de contos.

9)Quinto Concurso Literário da ASTTTER, em 2009, tive os seguintes contos e histórias infantis publicados na antologia lançada no ano de 2010: "O Mirabolante Encontro de Tio Firmino com o Anjo da Morte", "O Caso da Cueca Vermelha de Tio Firmino", "Por Que", "Borbolete-Bruxa", "O Caso da Justa... Aliás, da Justíssima Causa".

10) Em meados do ano de 2009 adquiri coragem e patrocinei a publicação de meu primeiro livro de contos e "causos" jurídicos: "Quem Conta um Conto Aumenta um Ponto - Histórias da Justiça do Trabalho".

11) No 1o. Concurso Literário de Contos da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o conto "Antônio & Antônia" se classificou em primeiríssimo lugar, com direito a premiação, publicação em mídia eletrônica e na revista impressa da SBD e com honrosa e inesquecível leitura realizada pela atriz Cassia Kiss em noite de festa promovida pela referida Sociedade Brasileira de Diabetes (40 anos de existência da Sociedade).

12) No final do ano de 2010 patrocinei a publicação do meu segundo livro de "causos" e histórias jurídicas: "Nem Te Conto: Novos Casos da Justiça do Trabalho".

Somente aqui no Estado de Minas Gerais esta segunda obra alcançou a incontável cifra de 19.595.309 mil exemplares vendidos, além de ter estado por três semanas na lista dos livros mais lidos do "The New York Times".

12) Atualmente ando recolhendo e preparando novas histórias para a publicação de um terceiro livro provavelmente em meados de 2013. Ele será batizado como:

Vou Te Contar, Viu!
Novíssimas Histórias da Justiça do Trabalho

Convido-os a lerem alguns de meus textos e a deixarem os seus comentários e críticas, o que muito me honrará.

Deixo aqui o meu agradecimento.

Luís Antônio Matias Soares