Autores

Perfil

Filho do poeta Pedro Candelária e Dona Auras Cursino Candelária, nasci em Salesópolis/SP - onde nasce o famoso Rio Tietê. Aprendi a rimar desde criança por influência paterna, identificando-me com o parnasianismo.

Trabalhei no comércio local e no centro da capital, na construção da barragem de Ponte Nova, na Prefeitura de Salesópolis e como taxista até aposentar-me. Fui vereador e presidente da Câmara Municipal de Salesópolis no ano da Revolução.

Publiquei poesias em jornais de Salesópolis, Mogi das Cruzes e São Paulo. Compus versos musicados pelo maestro Sebastião de Melo Faria, com destaque para "Vem Morena" (marcha) e "O Mendigo" (canção). Fui premiado num concurso de poesias promovido por jornal do ABC paulista e tive participação nos livros "Poetas e Poetisas de Minha Terra", de Anibal Mendes, e "Poetas do Norte de São Paulo", de Inocêncio Candelária.

Editei em 1988 o livro "Irmãos de Sonhos" - com duzentos e cinquenta e quatro poesias de dezoito poetas nascidos em Salesópolis, distribuídas em 179 páginas.

Agora, aposentado, minha atividade principal é escrever. É o que gosto, é o que continuarei a fazer...