Autores

Perfil

Sou natural de Guarabira-PB. Nasci na área rural, num sítio chamado Barreiros. Parte da minha infância foi no campo, sentindo o cheiro de terra molhada e pisando sobre a grama orvalhada; tendo a natureza como vitrine, os rios, as árvores, as estradas, as aves e os animais como companhia. Esses elementos, tão vitais para a minha existência, deram-me sustentação para seguir os caminhos da arte, da educação e da cultura, respeitando, pois, o meu semelhante, a fauna e a flora.

Cresci um pouquinho. Vim, com minha família, morar na cidade, no bairro do Nordeste. Sempre estudei muito (em escolas públicas), passando pelo Grupo Escolar Nautilia da Gama Porto, Anthenor Navarro e Colégio Estadual.

Tornei-me Professor (em 1985) da rede municipal de ensino, onde permaneço até hoje. Lecionei na maioria das escolas de Guarabira.

Venho desenhando (gravuras) e escrevendo textos literários (em prosa e em verso), desde 1984. Como poeta e artista plástico, sou premiado em Guarabira, em alguns concursos, principalmente literários. Participei de exposições coletivas de Artes Plásticas em Guarabira, João Pessoa e Campina Grande.

Tenho trabalhos (em prosa e verso) publicados em vários jornais e revistas de Guarabira e de outras cidades paraibanas, da Região Nordeste e de outros estados do país, através de coletâneas, antologias, folhetins, revistas e livros.

Sou ator teatral e autor de cinco peças teatrais escritas, além de poemas, contos, crônicas e artigos.

Fui revisor, comentei e prefaciei em livros, revistas e jornais, entre os autores estão Cláudio Cunha, Baltazar Filho, Padre Mauro, Natália Gardênia, Assis Souza (revisão de obra); Marisa Alverga, Antonio Fernandes (comentários) etc. Participei de conselhos editoriais para publicação de obras de outros autores paraibanos.

Desde 1984, desenvolvo trabalhos na área artístico-cultural de Guarabira. Criei e editei alguns jornais alternativos, como Guararte, Folha da Juventude, Signos (impressos); outros online: Jornal Guarabira, Guararte Online e Guarabira SiteOnline.

Como católico, já fui catequista (Catequese e Crisma) e Coordenador de Pastoral das igrejas da Comunidade de Nossa Senhora de Guadalupe, no Bairro do Nordeste em Guarabira. Fui um dos criadores do grupo de jovens "Fonte de União" (Comunidade Cristo Rei, Bairro das Nações); também fui coordenador do primeiro grupo de Crisma (Comunidade Cristo Rei) e criador do evento "Animação Jovem", que reunia jovens das paróquias de Guarabira, uma vez por mês, nos sítios e povoados das comunidades rurais. Ao lado do jovem Marcelo Alexandre, atuei nas realizações das edições da "Romaria Missionária Jovem" (Promovida pelo grupo de Crisma "Sementes da Fé", da Igreja São Pedro e São Paulo), que reunia, uma vez por ano, jovens da Diocese de Guarabira, no Bairro do Nordeste, no final da década de 90 e início no novo milênio.

Sou graduado em Letras (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba - Campus III, Guarabira); Especialista em Língua, Linguagem e Ensino (FIP - Faculdades Integradas de Patos - PB). Iniciei, em 2009, graduação em Ciências Biológicas (UFPB Virtual). Atualmente sou mestrando  do PROFLETRAS (UEPB - Guarabira).

Sou ex-Secretário de Cultura e Turismo de Guarabira (2013-2015); ex-Secretário da AMECC (Associação Menores com Cristo Guarabira) e ex-Diretor e comunicador da Rádio Comunitária Comunidade Geral FM (atual Nordeste FM). Fui repórter, colunista cultural e redator do Jornal do Brejo, em Guarabira.

Sou integrante (acadêmico) da Academia Guarabirense de Letras e Artes, Casa Marisa Alverga - AGLACMA, onde ocupo a Cadeira 12, tendo como patrono Ornilo Vilar.

Instagram: @andrefgba

 

Acesse minhas páginas em:

http://percepcoescotidianas.blogspot.com/

http://acaobiologica.blogspot.com/

André Filho Guarabira - Pensador

André Filho - YouTube

 

Páginas que falam sobre mim:

https://paraibacriativa.com.br/artista/andre-filho/

https://andrefilhogba.blogspot.com/?m=1

Antologia PoesiaBR n.02 - Editora Versiprosa

Poema de professor e poeta guarabirense é classificado para livro de editora de renome nacional | PLUGADOS NA NOTÍCIA (plugadosnanoticia.com)

Notícias - Prefeitura de Guarabira (PB)

https://www.recantodasletras.com.br/audios/cancoes/105310

 

 

Tenha uma ótima leitura!

Obrigado por sua visita.
At.te.
André Filho Guarabira.