Autores

Perfil

Depois da convivência com sociopata (um grau menor da psicopatia) me dediquei ao estudo e cheguei a fazer uma monografia sobre esse distúrbio que, na verdade, é uma deficiência do ser humano, como tantas outras: visual, auditiva, renal etc. A psicopatia é uma deficiência no sentir ou na transmissão do sentimento, que é o conjunto da percepção processada por dois orgãos cerebrais que se comunicam. Quanto melhor o trabalho desses orgãos, mais sensível e responsável é o ser humano.

Há uma variação dessa percepção desde a infância até a fase adulta, isso explica porque somos tão malvados quando crianças, quando ainda não estamos com o desenvolvimento pleno desse mescanismo, e mesmo quando adulto, não há garantia de que todos vamos usá-lo da melhor forma. O fato é que, assim como existem pessoas cegas e surdas, incapazes de ver e ouvir, tambem temos pessoas incapazes do sentir, com uma deficiência orgânica, não uma mera figura de linguagem: eles são os psicopatas.

Isso não justifica seus crimes e a devastação que fazem nas pessoas normais por puro prazer, como uma criança que faz uma maldade com um animal. Há estudiosos que dizem que sociopatas são como crianças, no desenvolvimento de seu mecanismo des sentir e, nesse, agem como elas: sabem que estão erradas, mas não podem compreender a dimensão de seus atos.

Pode até parecer um pouco lúdico esse agir como criança e o quanto eles podem ser agradáveis e lhe fazer feliz, mas o resultado é bem diferente disso. Eles são frios (apesar de não aparentar), usam e enganam as pessoas o tempo inteiro e elas ficam como que adormecidas pelo engano ou como que enfeitiçadas até que um dia a mascara cai e a vítima é literalmente "descartada" (a brincadeira acabou) e elas não conseguem entender como passaram tanto tempo não mãos de um ser assim.