Autores

Perfil

Luciano de Assis é escritor e jornalista, autor dos livros: Lendas Urbanas, histórias que o povo conta e Reencontro. 

Wanderson Luciano de Assis nasceu em 26 de outubro de 1977, em Pará de Minas, mas viveu toda sua vida na cidade de Nova Serrana, Minas Gerais, cidade natal de seus pais. Nono filho do artesão Francisco Moreira de Assis e da dona de casa Maria Izabel da Conceição.
De origem simples, desde cedo teve de trabalhar para auxiliar nas despesas da casa. Foi vendedor de picolés e catador de papelão e metais para reciclagem; balconista, sapateiro, recepcionista de hotel, cobrador, garçom, injetador, bordador, atendente em casas de apoio a migrantes, faixista, almoxarife, gerente de produção em várias indústrias de calçados, empresário do setor calçadista, locutor em eventos, radialista e repórter. Além disso foi fundador e durante anos um dos coordenadores do grupo de teatro NECE, o mais antigo da cidade ainda em atividade, foi confrade, coordenador da juventude vicentina e presidente conselho central de Nova Serrana, órgão executivo da Sociedade São Vicente de Paulo.
Em 2008 abriu o primeiro Sebo de Nova Serrana, juntamente com o irmão Carlinhos Colé. Começaram com uns poucos livros que tinham em casa, vendendo na feira livre do bairro Planalto aos domingos. Logo em seguida passou a dedicar-se mais à literatura.
Em 2009, com outros escritores locais, criou o Fanzine Entre Aspas, informativo sócio-cultural, voltado à publicação de contos, poesias e crônicas produzidas por escritores de Nova Serrana. A publicação já está em sua décima oitava edição
Em 2010, é contratado pela secretaria municipal de cultura para desenvolver um curso de teatro em escolas municipais de Nova Serrana, função que exerceu por quatro meses não obtendo o sucesso esperado. Nesse mesmo ano lança seu primeiro livro: Ledas Urbanas, histórias que o povo conta. Uma compilação de algumas lendas de conhecimento nacional e outras histórias fantasiosas contadas no município.
Atualmente Wanderson Luciano de Assis é jornalista e escritor, administra o Sebo Alpharrabio e edita o jornal intermunicipal de literatura Alpharrabio Literário, em parceria com o amigo e escritor Wellington Lino Pimenta e demais escritores de Nova Serrana, Pitangui e Bom Despacho.