MARY SHELLEY

___________________________________

Grandes Prosadores

 

Mary Wollstonecraft Shelley (1797-1851), escritora britânica, mais conhecida por Mary Shelley, era filha do filósofo William Godwin e da pedagoga e escritora Mary Wollstonecraft, uma das primeiras feministas da História, autora da famosa Declaração dos Direitos da Mulher. Em 1814, Mary, que contava 17 anos, foge com o poeta britânico Percy Bysshe, casando com ele dois anos depois.

O romance que lhe deu fama foi Frankenstein, ou o Prometeu Moderno [1818]. Nele, o doutor Frankenstein desafia a Ciência e a natureza e, como um pequeno deus, cria um ser disforme a partir de restos humanos e do cérebro de um condenado.

Frankenstein foi escrito, quando Mary Shelley tinha apenas 19 anos. Mary Shelley convivia com os amigos do marido, entre eles o poeta Byron, seu vizinho nos arredores do lago de Genebra, onde moravam. Entre seus passatempos prediletos, estavam as reuniões em volta da lareira, nas noites frias, para contar histórias sobrenaturais. Certa vez, presos em casa por uma tempestade, Shelley, Mary, Byron e um tal Dr. William Polidori (médico de Byron) fizeram uma aposta literária: cada um deveria escrever uma história de horror e, no fim, elegeriam a melhor. Só Mary levou o desafio a sério, criando Frankenstein, um monstro feito de pedaços de cadáveres que se tornaria um clássico. Curioso é que a maldição narrada por Mary Shelley em sua extraordinária novela – a da criatura que se volta contra seu criador – de certa forma atingiu a própria escritora: ela é um caso típico de autor que foi obscurecido pela força de sua própria obra. Todo mundo já ouviu falar de Frankenstein (embora esse na verdade não seja o nome do monstro, e sim do médico que o criou). Mas não são muitos os que têm na ponta da língua o nome de Mary Shelley.

Mary Shelley também editou as obras poéticas do marido. Morreu em 1851, aos 54 anos. ®Sérgio.

Veja Também: (clique no link)

Herman Melville: Moby Dick - Grandes Prosadores.

Alexandre Dumas (Pai) – Grandes Prosadores.

Marie Henri: O Vermelho e O Negro - Grandes Prosadores.

Daniel Defoe: Robinson Crusoé – Grandes Prosadores.

Robert Louis: O Médico E O Monstro - Grandes Prosadores.

Júlio Verne – Grandes Prosadores.

Victor Hugo: Os Miseráveis - Grandes Prosadores.

____________________

Fonte:<http://www9.georgetown.edu/faculty/irvinem/>

Se você encontrar omissões e /ou erros (inclusive de português), relate-me. Só enriquecerá o texto.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 23/05/2008
Reeditado em 23/06/2012
Código do texto: T1002425