Biografia

Matias de Albuquerque - Herói das guerras contra o invasor holandês. Patriota brasileiro, nascido em Olinda (PE), em data desconhecida, morto em Lisboa em 1647. Foi grande soldado na luta contra os holandeses que se estabeleceram no Brasil a partir de 1624. Os holandeses aportaram na Bahia, prenderam o governador do Brasil e o remeteram para a Holanda. Designado para substituí-lo, Albuquerque organizou a resistência. Em 1626 deixou a governadoria e foi à Europa, de onde trouxe reforços. Apesar disso, os holandeses venciam e em 1630 dominavam também Olinda e o Recife. Albuquerque fundou então o Arraial do Bom Jesus, de onde por mais de cinco anos chefiou guerrilhas contra o invasor holandês. Vítima de intrigas, foi chamado a Lisboa e lá esteve preso até 1640, quando Portugal se libertou do domínio espanhol. Em 1644 venceu a Batalha de Montijo, contra a Espanha e foi feito Conde de Alegrete pelo Rei D. João IV.

Lidia Albuquerque
Enviado por Lidia Albuquerque em 13/05/2011
Código do texto: T2968111
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.