Marquês de Olinda – Fundador do Colégio de Pedro II.
 
Nome que geralmente é conhecido na História do Brasil, Pedro de Araújo Lima (1973 – 1870). Nascido em Serinhaém (PE) e doutor em Cânones pela Universidade de Coimbra, integraria o grupo de brasileiros que pugnaram pela independência do Brasil nas Cortes de Lisboa. Constituinte em 1823, 1826 e 1837; várias vezes ministro de Estado; inúmeras vezes presidente do Conselho e senador em 1837, neste ano foi nomeado regente interino em substituição ao Padre Feijó; regente único em abril de 1838, fundou o Imperial Colégio de Pedro II, o Arquivo Público (depois Nacional), o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; mandou remodelar a Escola Militar, abafou no Grão-Pará a Cabanagem, na Bahia a Sabinada e deu começo à repressão da Balaiada, no Maranhão; deu prosseguimento à luta contra os farrapos, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Deixou o posto em 1840, com o golpe de Estado que antecipou a maioridade de D. Pedro II Visconde em 1851 e marquês em 1854.


Lidia Albuquerque
Enviado por Lidia Albuquerque em 29/06/2011
Código do texto: T3064332
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.