Ana Neri Justina Ferreira – Pioneira da enfermagem no Brasil. Enfermeira brasileira (1814-1880). Nascida em Cachoeira do Paraguaçu (BA), era já viúva com dois filhos (homens feitos, alistados no Exército), quando se incorporou ao 10º (depois 41º) Batalhão de Voluntários para prestar serviços de enfermagem nos campos de batalha (estava-se em plena Guerra do Paraguai). Dotada de espírito de abnegação extrema, trabalhou ininterruptamente nos Hospitais Militares de Salto, Humaitá e Assunção, bem como nas enfermarias e hospitais de sangue da frente de operações (presenciou a morte de um dos filhos, ferido pelo inimigo). Finda a guerra, voltou à sua cidade natal, onde lhe foram prestadas todas as honras: recebeu, entre outras coisas, uma coroa de louros cravejada de brilhantes e teve o seu retrato pintado por Vitor Meireles; deu-se o seu nome a uma das ruas da cidade; além de medalhas que lhe conferiu o Governo Imperial, já em 1923, por iniciativa de Carlos Chagas era criada no Rio de Janeiro a atual Escova de Ana Néri, para a formação de enfermeiras e visitadoras sanitárias.

Lidia Albuquerque
Enviado por Lidia Albuquerque em 14/07/2011
Código do texto: T3094560
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.