NABUCO de Araújo, JOAQUIM Aurélio Barreto – O abolicionista. O grande diplomata.
 
Escritor e diplomata brasileiro (1849-1910). Nascido no Recife (PE), formou-se em Direito pelas Faculdades de São Paulo e do Recife. Adido em Washington e depois em Londres, deputado (orador de grandes recursos, bateu-se sobretudo pela abolição da escravatura), membro (em Londres) da Anti-Slavery Society que representou no Congresso para a Reforma do Direito das Gentes, realizado em Milão, em 1883 (ainda neste ano publicou seu livro O Abolicionismo), após a promulgação da Lei Áurea (13-5-1888), desejou para o Brasil uma monarquia federativa e popular, sob a regência da Princesa Isabel: com a Proclamação da República, afastou-se da política, dedicando-se inteiramente à literatura  (escreveu então Um Estadista do Império e Minha Formação). Em 1990, a convite do Presidente Campos Sales, assumiu o cargo de ministro plenipotenciário em Londres, onde resolveu a questão de limites entre o Brasil e a então Guiana Inglesa. Nomeado embaixador em Washington (1905), morreu nesta cidade em 17-1-1910.
Lidia Albuquerque
Enviado por Lidia Albuquerque em 05/08/2011
Código do texto: T3140803
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.