DAVI, O HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS :

Davi era um menino bom e reto aos olhos de Deus , tinha a profissão de pastor de ovelhas no reino de Israel, e nessa função com atitude, ousadia e fé venceu vários Ursos e Leões para proteger seus queridos animais .

Deus havia por algum tempo se queixado para Samuel que o Rei Saul, o rei escolhido pela rebeldia do povo de Israel, já não agradava a seus olhos , pois negara a autoridade divina e colocando a sua autoridade acima da autoridade suprema e que Israel necessitava de um Rei que fosse escolhido pelos critérios divinos e não humanos. Deus ordenara a Samuel que fosse a casa de Jesse , para escolher o novo rei de Israel.

O Profeta Samuel foi a casa de Jessé , para escolher segundo os critérios infalíveis de Deus , quem seria o novo rei de Israel , chegava o primogênito e os filhos do meio , e nenhum desses foi escolhido por Deus para ser Rei de Israel .

Samuel perguntara: Há mas algum filho seu que não foi ainda apresentado a mim .

Jesse , responderá : Ah , o mas novo , que se chama Davi, o pastor de ovelhas.

Samuel responderá : Traz ele aqui a mim .

Davi chegando a Samuel , perguntara a Deus : Senhor esse é o seu escolhido para ser rei de toda Israel .

Deus responderá : este me satisfaz, Samuel, a ser o novo rei de Israel, pois o senhor não olha como olha o homem , o homem olha somente a aparência física , mas eu o senhor julgo o caráter humano diante de seus pensamentos e ações espirituais , e este menino Davi , é agradável a minha escolha.

Depois desse acontecimento Samuel consagra Davi como Rei de Israel .

Davi teve que vencer vários obstáculos espirituais enfrentar e vencer sem armadura e armas fatais , apenas com uma funda e com o mas essencial e primordial ao homem de Deus, com fé e ousadia os ataques blasfemos do gigante Golias, que no final da luta perderá a guerra .

Davi teve que enfrentar com sabedoria por muitas vezes a tirania do Rei Saul sobre sua vida, que não queria que um simples pastorzinho , tomaria seu trono, o que ele não enxergava pois estava sendo dominado pelo Diabo, é que Davi não foi ungido como Rei pelo povo , como ele foi ,mas ungido pelo próprio Deus , que concedeu ao profeta Samuel essa tarefa importante. Davi possuía a autoridade vinda de Deus e do mas sábio e justo profeta da época , Samuel.

Davi teve várias chances de matar Saul, mas em nenhuma delas , foi dominado pela ira , pois mesmo sabendo que Saul era um tirano, era ainda seu Rei e devia respeito mas não obediência a ele.

Davi chorou muito a morte de Saul , respeitando seus atos heroicos de um verdadeiro guerreiro israelita, mas conscientizando o povo a não copiara sua cobiça, ambição, falso testemunho que só levou ele a ruina.

Davi era um rei justo, pois obedecia a lei de Deus representada pelos sacerdotes e sumo-sacerdotes e assim seu povo prosperava. Mas em um dado momento o Rei Davi começou a possuir um caso com Batsebá , a esposa de seu leal comandante Urias, para incumbir seu erro Davi manda que os superiores de Urias , que o coloque em frente de uma batalha contra seus inimigos para Urias morrer.

Davi se arrepende de seu pecado , Deus o perdoa e o transforma de novo em um rei justo, até a sua morte, no entanto Davi teve que conviver com a consequência de sua rebeldia como servo de Deus.

Seu primeiro filho morre , seu filho Absalão se rebela e desune todas as tribos de Israel e seu filho Salomão mesmo sendo o homem mas sábio de seu tempo, ora possuía ações espirituais e mundanas , antes de morrer, ele se arrepende de seu pecado e depois uni de volta todo reino de Israel.

Baseado em 1 Samuel 10.1-9 ,I Samuel 16.7, 1 Samuel 16.11-14,I Samuel 17:1-58 , 2 Samuel 1-7,II Sam.3:3, II Samuel 11, 2 Sm 11.10-12, 2 Sm 11.15 , 2Sm 12,13-14,2 Sm 12.14, 2 Sm 12.1-6, 2 Sm 12.14 2 Sm 18.9-17,II Sam.13:1,20, 2 Sm 13.28,29,II Sam.13:30-38, Sam.14:21-33, II Sam.15:6, II Sam.15:2-4, II Sam.15:7-18,ver II Sam.17:1,2,II Sam. 18:2, II Sam. 18:3-6,II Sam. 18:7-17,II Sam. 18:24-33 e 1 e 2 Reis.

Carlos Angrense
Enviado por Carlos Angrense em 27/02/2012
Reeditado em 27/02/2012
Código do texto: T3523695
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.