POL POT: O GENOCIDA DO CAMBOJA

___________________________________________________

Notas Biográficas

 

Em 1960 foi fundado o Partido dos Trabalhadores Khmer, ao qual Saloth Sar (1925-1998) se filia, mudando seu nome para Pol Pot (nome bastante comum no campo). Em 1963, torna-se comandante do governo comunista do Camboja. Entre 1971 e 1975, é o  responsável por um dos maiores genocídios da história recente. Matou quase a metade da população de seu país. Em apenas 4 anos, matou cerca de 30% da população local. Servidores públicos, militares, policiais, professores, vietnamitas, líderes cristãos e muçulmanos, gente da classe média e com boa formação escolar, membros do regime anterior deveriam ser mortos. Em 10 de junho de 1997, Pol Pot ordena a execução do seu braço direito, Son Sen e onze membros da sua família.

Pol Pot morreu oficialmente de ataque cardíaco. Seu corpo foi queimado na área rural do Camboja, com várias centenas de ex-Khmer vermelhos presentes. ®Sérgio.

____________________

Se você encontrar omissões e erros (inclusive de português), relate-me.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 25/03/2012
Código do texto: T3575864