GANNIBAL: O CAVALEIRO NEGRO

_______________________________________________

Notas Biográficas

 

Ibrahim Petrovich Ganibal (1696 – 781), os primeiros escritos sobre Gannibal (suas origens são incertas) sugerem nasceu em uma aldeia chamada Lagon, na Etiópia. Aos 7 anos o menino foi sequestrado por uma tribo rival e vendido para mercadores de escravos turcos que o levaram a Constantinopla em 1703. Logo revendido a corte de São Petersburgo (Rússia) como um presente para o czar Pedro, o Grande. Era moda entre os monarcas colecionar crianças exóticas. Inteligente, o menino conquistou Pedro que arranjou sua alforria e se tornou seu padrinho; daí o sobrenome imperial Petrovich.

Quando fez vinte anos o Czar visitou a França (1716) e deixou Aníbal em Paris, para estudar engenharia e matemática em uma escola militar. Formou-se em engenharia militar, na arte da guerra e de quebra em belas-artes. Logo se enturmou com Diderot, Montesquieu e Voltaire, que o chamavam estrela negra do iluminismo. Segundo seu biógrafo Hugh Barnes, Abram foi o primeiro intelectual negro da Europa. Dois anos depois, ingressou no exército francês e lutou na guerra contra a Espanha, de onde saiu capitão. Em janeiro de 1723, Gannibal finalmente voltou para a Rússia. Foi durante seu tempo na França, que adotou seu sobrenome Gannibal em homenagem ao general cartaginês Hannibal (Gannibal é a transliteração tradicional do nome em russo).

Para infelicidade de Abram, seu protetor Pedro, o Grande morreu em 1725, deixando o tenente negro de artilharia na dependência do conselheiro real Príncipe Menshikov, que, devido à sua antipatia por Gannibal, lhe atribuiu a missão de melhorar várias fortalezas na Sibéria e depois para a fronteira com a China, onde sua tarefa era medir a Grande Muralha. Foram quatro congelantes anos até que seus dons como engenheiro militar chamassem a atenção e o tirassem do exílio. Embora, na verdade, ele já tinha feito clandestinamente em 1731.

Reintegrado à aristocracia, Gannibal ascendeu na hierarquia: tornou-se major-general , engenheiro militar, governador de Reval e nobre do império russo.

A Imperatriz Isabel Elizabeth tornou-se a nova monarca em 1741 e dispensou  Petrovich, aos 57 anos de serviço leal, sem razão e recompensa. Ele queixou-se em uma carta a Catarina e exigia como reparação uma promoção ao posto de marechal e pensão vitalícia. Seu pedido, no entanto, foi ignorado e o jeito foi aceitar a aposentadoria forçada e uma propriedade em Pskov província localizada no noroeste da Rússia onde se aposentou em 1762.

Alguns autores afirmam que Gannibal se envolveu na conspiração que matou Pedro seu padrinho e colocou Catarina em seu lugar. Daí ele esperar uma grande recompensa da Imperatriz, mas teria sido traído na última hora. ®Sérgio.

__________________________________________________

Informações foram retiradas e adaptadas ao texto de: Barnes, Hugh. Gannibal: o Mouro de São Petersburgo, 2005. / Urbim, Emiliano. In O cavalheiro negro do czar. Artigo. Revista Superinteressante. Abril/2009.

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 07/05/2012
Reeditado em 07/05/2012
Código do texto: T3654339