PUR ONDI ANDA A RITINHA?

 

 

 

Cumpádi Zezim e cumpádi Vicenti há tempos não se encontravam, desde que falaram sobre a barriga de Ritinha, lá na praça da cidade, onde todos se encontravam.

 

- Cumpádi Zézim, ocê pur aqui, sô?

 

- Eita, cumpádi Vicenti, faiz tempu qui nóis num si incontrêmu, né não?

 

- Pur ondi ocê andô, cumpádi?

 

- Ieu? Pur aí, nas redondeza; peguei um sirvicim na roça,na fazenda du  dotô Iduardu. Eita, lugá bão di si vivê, cumpádi! Uma fartura só, i a famía deli, nem si importa di frequentá, agora só vão pru isteriô, Istadus Unidu, essas coisa aí... Mais, vâmu si assentá aqui na pracinha, cumpádi, pitá um pitim, levá uma prosa! Cumé qui tão as coisa aqui na cidadi? Tudu do mêmu jeitim?

 

- Tudo, cumpádi Zézim, mais tem uma nuvidádi qui achu qui ocê num tá sabênu...

 

- Ah... intão mi conti logu, sô. Tô doidim pra sabê tudim, ocê num mi iscondi nada!

 

-Ocê si alembra da Ritinha, aquela que imbuchô i ninguém sabia di quem era o fio?

 

- Cráru qui mi alembro, sô. Intão issu é coisa qui si isquéci? Discubriru u pai da criança?  Aquêli irmão brabo dela tomô satisfação c’o tarzim?

 

- Qui nada, cumpádi... (enrolando o cigarrinho de palha, lambendo a beirada pra ficar firme). He, he, he... Já vi qui o cumpádi tá boiânu nessa, né não?

 

- Mais qui inrolação, cumpádi Vicenti!  Cumu eu pudia tá sabênu das coisa si eu tava lá na roça? Conti logo, uai!

 

Vô contá... Vô contá, cumpádi! Tenha cárma!

 

Deu mais uma lambida pro cigarro ficar bem enrolado, tirou o velho isqueiro da algibeira, acendeu e deu uma boa tragada, soltando a fumaça para o alto. Vicente era um poço de calmaria. Sossegado,  nunca perdia a calma, um legítimo mineiro do interior.

 

- Cumpádi, tô aqui qui num guentu mais de tanta curiosidadi. Ocê vai mi contá ô não?

 

- Eita, sô. Pita aí seu cigarrim qui eu vô contá, craru!

 

Deu mais uma tragada, virou pro lado e liberou os gazes que lhe incomodavam! E ria com a falta de paciência do amigo, mostrando a falha de dois dentes na lateral da boca, 

 

- Ah, cumpádi! Assim num dá! Num conta nada i ainda pur cima, sórta essis gáiz fididu pru meu ladu? Eu vô é simbora...

 

Vicente agarrou-lhe o braço:

 

- Vai não, cumpádi Zézim, vai não! Ieu gostu di vê ocê brabu. Hehehehe... Vô ti contá a maió nuvidadi daqui. A Ritinha teve o fio i inté ôji ninguém sabi quem é u pai da criança. Um minino bunitim qui só vênu! Mais ela num conta, di jeitu ninhum! Todo mundo discunfia do fio daqueli fazendêru ricu daqui, u seu Florisvaldo, pur issu ela num conta. Ela trabaiô lá na fazenda deli uns tempu atráiz e o rapáiz tava di féria da facurdadi na capitár.

 

- Nossa Sinhora! Si fosse ela eu contava qui ele é o pai, assim u minino herdava as herança, né.

 

- É, mais a verdadi verdadêra é qui ela nunca contô nada i u irmão tocô ela di casa; sem lugá pra í, ela acabô na zona, cumpádi! Tá lá, morânu na casa da Ivone, aquela puta véia, antiga lá na zona qui agora é dona du putêru.

 

- Num fala uma disgracêra dessas, cumpádi! Intão  a Ritinha virô puta?  Jesuis sagradu! I o fio dela, tomêm tá morânu lá?

 

- Não, cumpádi! U fio ficô cum a mãe dela, tadim. I u pôvu tá dizênu qui a Ritinha é a puta mais percurada lá da zona. Diz quela já  inté miorô di situação, fazênu a vida lá.

 

- A dona du putêru dévi di tá satisfeita, né não, cumpádi?

 

- Ah, tá! Ela num qué qui a Ritinha sai di lá pur nada nu mundu. A crientela tá tininu di boa. I a Ritinha cuânu vem pra cidadi, vem toda arrumada, daqueli jeitim dela, si rebolânu, qui  é uma coisa. Us ômi tudim si inloquéci cum ela, cê sabi cumu é, né...

 

Agora era Zézim que matutava, paciente. Soltou uma baforada do cigarro de palha, bateu no ombro de Vicente, levantou-se e disse:

 

- Sei não, cumpádi Vicenti, sei não... Mais eu vô lá cunfiri di pertu essa históra.

 

- Mais, cumpádi, Zézim! Ocê num tem dinhêru pra pagá us sirviçu da Ritinha. Ela é a puta mais cara lá da casa di Ivone. Deixe disso, ômi di Deus!

 

- Ô, cumpádi! Eu  póssu num tê dinhêru pra pagá a Ritinha, mais sô amigão da Ivone, dêisda nossa mucidadi. Inté mais vê, cumpádi Vicenti! Aminhã eu venhu  aqui, na mêma hora, i ti contu as nuvidade. Hehehehehehe...

 

 

 

 


 

Série: "Causos que ouvi contar" 

Seqüência do Conto: “Quem imbuchô a Ritinha?”

Publicado no RL em 04/02/2009

(http://www.recantodasletras.com.br/contos/1421732)

 

 

 

 

AMIGOS INTERAGINDO:



14/05/2010 08:58 - ANGELICA GOUVEA

M aravilha de causos só

I nté soldade deu

L á dos quarteto quando

L ia e ria a vontade

A gora este causo tá bão dimais.

 

**COM CARINHO ANGELICA GOUVEA**

Bom dia Milla.Passando, lendo e aplaudindo

esta tua criatividade em desenrolar um causo com tanta alegria neste linguajar que encanta. Tenha um ótimo final de semana na paz de Cristo.