ROMANO ANICETO VOLTOU

A nuvem de pó anunciava a aproximação de alguma criatura perdida nas vastidões das pastarias da Fazenda Paredão. A meio galope logo surgiu a figura daquilo que agora já se via que era um homem montado em algo que de longe parecia um cavalo, mas que chegando mais, se viu que era um burro, e burro de viagem, ajaezado para tal. A coisa de quarenta braças de distancia, logo se reconheceu a figura de Romano Aniceto. Depois disto houve um corre-corre casa dentro para avisar dona Claudina Coimbra de Mourão.

Foi um tal de botar água para ferver, para que o aventureiro recem chegado se banhasse, e logo outro calderão começou a ferver para que um frango que já havia sido pego, fosse depenado. Depois caprichosamente cozido servisse a mesa de Romano, o noivo a muito ausente, da rica proprietária daquele extenso latifúndio.

Naquele exato momento a nega Bá dizia para Claudina Mourão: Cê tá doida Sinhá! Casá com esse home sem um pingo de juizo. O home mete a bunda nos arreio, abre a porteira e some na marva.

Foi assim que comecou aquele ano de 1837 para Claudina Mourão. Naquele mesmo ano Claudina se casou com Romano. No ano de 1838 nasceu seu primeiro filho, o futuramente famoso Pedro Vigo, desbravador do Sulgoiano.

Cumprindo a profecia da Nega Bá, Romano Aniceto não parou muito tempo por alí. Dizem que afundara-se nas regiões Sulmatogrossense, e por alí estava abrindo fazenda, só voltando à próspera Fazenda Paredão pouquíssimas vezes. Claudina Mourão ia de vento a favor enriquecendo cada vez mais. No entanto morria de saudades dos dois homens que ela amava desesperadamente, o filho Pedro Vigo e seu marido Romano.

Dinheiro a ela não faltava, mas vivia suspirando pela ausência de Romano. Pedro Cuiabano a levara por várias vezes à região de Nioac, onde Romano se estabelecera. Não chegara à fortuna de Claudina, mas dizem que já amealhara um bom patrimonio.

Pode-se dizer que dos três o tinha ido mais longe era Pedro Vigo, senhor de muitas terras e muito gado e detentor também de um sólido prestígio.

E assim ia aquela famílçia fragmentada pelo desejo de crescer.