O Caso das Atas de Audiência no Aniversário de 100 Anos do Clube Atlético Mineiro

I

Em 25 de março do ano de 2008 o Clube Atlético Mineiro comemorou os seus primeiros 100 anos de existência. Para registrar essa data histórica dois juízes do Trabalho de Minas Gerais resolveram fazer uma importante homenagem ao time de seus corações, com direito ao registro oficial em ata de audiência.

A primeira delas aconteceu na 2ª. Vara do Trabalho de João Monlevade e é a que em seguida vai registrada na íntegra:

TERMO DE AUDIÊNCIA RELATIVA AO PROCESSO No. 00084- 2008-102-03-00-1

Aos 25 dias do mês de marco do ano de 2008, às 09:35 horas, na sede da 2a. Vara do Trabalho de Joao Monlevade,tendo como Titular o(a) MM. Juiz(a) do Trabalho DR. NEWTON GOMES GODINHO, realizou-se a audiência INICIAL da reclamação ajuizada por Fulano de Tal contra Sicrano Ltda.

Aberta a audiência foram, de ordem do(a) MM. Juiz(a)do Trabalho, apregoadas as partes.

Presente o reclamante acompanhado de seu procurador.

Presente a reclamada representada pelo preposto, Beltrano de Sá, acompanhado do Dr. ..., que juntou procuração e que terá o prazo de 05 dias para juntar carta de preposição e contrato social.

Retifique a Secretaria da Vara o pólo passivo da lide para constar como reclamado: Sicrano Ltda, procedendo às devidas anotações na distribuição, registro e autuação.

Conciliação recusada.

Defesa escrita, com documentos, dos quais o reclamante terá vista pelo prazo de 05 dias, a partir do dia 31/03/08.

Preclusa a prova documental, nos termos dos artigos 397/CPC e 787/CLT.

Em consequência, determina-se audiência de instrução para o dia 12/06/08 às 10:15 horas, cientes as partes que deverão comparecer, para prestar depoimento pessoal, sob pena de confissão.

Em seguida, pelo Juiz Titular da Vara foi dito o seguinte:

"Vinte e cinco de março de 1908. Vinte e cinco de março de 2008. São 100 anos. Quantos acontecimentos? Quantos fatos históricos? Nenhum deles, entretanto, terá suplantado uma glória maior, uma paixão maior, um canto maior. Nascia, há 100 anos, o Clube Atlético Mineiro, essa paixão maior das Minas Gerais, esse campeão de mineiridade, esse Galo centenário, que, a partir de um Parque Municipal, subiu as montanhas de Minas e, de lá, altaneiro, a exemplo delas, fez o seu canto ecoar pelos gramados do mundo.

Sou atleticano. Sou feliz. Tenho sogro atleticano, Olímpio Marteleto, hoje, com certeza, o conselheiro mais antigo do Clube Atlético Mineiro. Tenho mulher atleticana, a advogada Márcia Maria Marteleto Godinho. Meus três filhos, Daniel, Adriano e Mariana, são atleticanos apaixonados, se é que cabe, em se tratando de atleticano, o "apaixonado".

Busquei, ao longo do tempo, uma explicação para esse amor que tenho pelo Atlético, por esse escudo em forma de coração, que sempre inundou meu coração. Descobri que não há coração que comporte o Atlético. O Atlético é maior. O Atlético toca o espírito. De tanto buscar, só encontrei uma verdade para explicar o que somente o Atleticano saberá compreender:

"O ATLÉTICO ANTECEDE A CONCEPÇÃO".

Aderiram à homenagem o ilustre Diretor da Vara, Dr. Sicrano, a servidora Beltrana, a estagiária da Faculdade de Direito e os ilustres advogados e advogadas...

Encaminhe-se cópia desta ata ao ilustre Presidente do Clube Atlético Mineiro, Luiz Otávio Ziza Valadares, bem como ao Ilustre Presidente do Conselho Deliberativo, Dr. João Batista Ardizoni dos Reis.

SUSPENDEU-SE.

II

O outro registro em ata de audiência deu-se na 1ª. Vara do Trabalho de Divinópolis, com o excelentíssimo Juiz do Trabalho Dr. Helder Vasconcelos Guimarães.

Ausente o autor na audiência designada para as oito horas e vinte minutos daquela festiva manhã do dia 25 de março, o meritíssimo fez constar em ata as seguintes palavras:

“(…) Em face da ausência injustificada do (a) reclamante à audiência, determina-se o arquivamento do feito, nos termos do art. 844/CLT.

Devolvam-se os documentos.

Na oportunidade, fica registrado este dia histórico, quando se comemora o aniversário do GLORIOSO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO. O Juiz Titular desta MM. Vara, como outros milhões de brasileiros, não se apresenta como torcedor da agremiação, mas um fanático apaixonado por ela. Durante os 43 anos de idade, muito vivi da história do time, com alegria, comemorações, tristezas, mas, acima de tudo, com o lema VENCER, VENCER, VENCER – ESTE É O NOSSO IDEAL.

Assim, é com orgulho e amor no coração que o dia de hoje, preto e branco, deverá ser comemorado com muita alegria para todos nós.

Parabéns ao eterno CAMPEÃO DOS CAMPEÕES, agradecendo pelo seu surgimento e por nos criar esta eterna paixão.

Cópia desta ata deverá ser enviada à sede do CLUBE ATLÉTICO MINEIRO para o devido registro, devendo a Secretaria da Vara providenciar.

Nada mais.”

A mim somente me resta um pensamento e uma última observação: se jogo de futebol fosse apitado ou resolvido por Juiz do Trabalho, o Clube Atlético Mineiro já estaria bem longe da zona de rebaixamento. E é bem provável que o encontraríamos na linha inicial da parte superior da tabela do campeonato brasileiro.

Bom jogo para todos!