O Caso dos Dez Reais

Este caso aconteceu numa audiência de tentativa conciliatória no fórum de Belo Horizonte. As partes tanto dificultaram e remanchearam para concluir o acordo que o juiz acabou sendo levado a uma reação inesperada.

Contaram-me que depois de muitas voltas, idas e vindas, reclamante e reclamado chegaram à conclusão de que a dívida naquele processo orçava por volta da casa dos dois mil e quinhentos reais.

Logo em seguida o reclamado apresenta como sua proposta de acordo o valor de dois mil quatrocentos e quarenta reais. Imediatamente o procurador do reclamante colocou em pauta a sua contraproposta:

- Dois mil quatrocentos e cinqüenta reais, meritíssimo.

Os minutos passavam, a conversa ia e vinha, para frente e para trás, sem chegar de fato a lugar algum.

O juiz começara a se cansar daquele blá-blá-blá. O fato era que nenhuma das partes queria abrir mão do valor apresentado, ainda que a diferença entre as duas propostas fosse ínfima.

O juiz tentou mais uma vez trazer as duas partes à razão:

- Meus senhores, a diferença entre as propostas é insignificante, praticamente inexistente. Na verdade não estou sentindo qualquer boa vontade de ambas as partes nessa negociação. Parece-me que não querem concluir o presente acordo. O mais difícil nós já conseguimos e foi estabelecer o montante do valor da dívida. Vamos deixar agora que tudo se perca por causa dessa mínima diferença entre as duas propostas?

No entanto – por mais que tentasse conduzir os homens a um acordo – sentira o juiz que perdia o seu tempo naquela discussão. Ele tinha certeza de que nem o reclamado e nem o reclamante iriam ceder e abrir mão do seu próprio valor e que aquilo acabaria inviabilizando qualquer possibilidade de conciliação.

Então - tirando do bolso uma nota de dez reais - dirigiu-se aos procuradores das partes e disse:

- Pronto, senhores, se o que impedia a conclusão do acordo eram aqueles insignificantes dez reais, já não mais existe o impedimento. Segure estes dez reais em suas mãos, doutor, e me faça o favor de completar o restante do pagamento!