O Caso do GLS

I

Como se sabe, GLS é o acrônimo das palavras “gays”, “lésbicas” e “simpatizantes”. No Brasil essa expressão é usada para definir os espaços, locais, produtos e serviços destinados ao público gay e/ou aos seus simpatizantes.

Por outro lado, o termo simpatizantes designa os heterossexuais que não se esquivam de conviver com os homossexuais e que se simpatizam com as causas deles e delas.

II

O que eu não sabia até hoje é que pudessem existir outras definições para aquela sigla. O caso é que recentemente deu entrada no balcão da Secretaria da 20ª. Vara do Trabalho de Belo Horizonte um dos sócios da reclamada GLS – Limpeza de Edifícios e Condomínios, o senhor Lourenço Setubal.

Ele e mais dois irmãos haviam reunido suas economias nos idos de 1988 e montado uma pequena empresa de conservação. Coube ao irmão mais velho do trio – de nome Gilberto Setúbal – escolher o nome de fantasia e proceder ao regular registro da empresa.

Como o mais jovem do grupo se chamava Sérgio Eustáquio, Gilberto conversou com os irmãos e decidiu adotar como nome comercial da empresa as letras iniciais dos primeiros nomes de cada um dos irmãos, dispondo-as na ordem exata da chegada de cada um deles a esse mundo: G de Gilberto, L de Lourenço e S de Sérgio.

O engraçado e o interessante é que a junção das três letras redundara nada mais e nada menos do que na sigla GLS. Nenhum deles, porém, havia dado pela coisa durante todo o tempo de funcionamento da empresa.

III

Mais interessante ainda - entretanto - é que apesar da empresa haver fechado há algum tempo, somente naquele momento - e diante deste balconista que vos fala! - foi que o sócio-proprietário Lourenço percebera com que nome estúpido fora a empresa batizada.

Ele então se dirigiu ao atendente e lhe disse o seguinte:

- Pelo menos está explicado o motivo da gente ter “quebrado” de vez e ficado devendo aos funcionários e fornecedores: qualquer empresa que houvesse adotado um nome desses não haveria mesmo de ir para frente. E o pior é que a besta quadrada do meu irmão não serviu nem para mudar a ordem das letras...!