O FEDORENTO PEQUI

PIZZARIAS x PAMONHARIAS

Passeando pela Av. Anhanguera em Goiânia, é possível ver o quanto essa fruta é popular por aqui. Parece ser para os Goianos um manjar dos Deuses. Cozinham e ficam roendo aquilo até que se aproximem dos espinhos nela encravados e com uma habilidade incrível não se machucam. Fazem galinhadas que segundo dizem, fica uma delicia. Eu sequer me atrevo a comer nada que tenha o sabor dessa fruta pois considero um péssimo gosto, degustá-la.

Que me perdoem pois os Goianos, amigos meus, consegui reconstruir minha vida toda por aqui, amo essa terra como se fosse a minha terra natal e espero daqui não sair mais, mas do pequi mantenho distancia regulamentar, fedorento demais, quando passo perto, daquelas bancas em tempos de safra, prendo a respiração pra não sentir aquele cheiro horrível.

A pamonha e a guariroba eu aprendi a conviver e acho dois pratos deliciosos com o primeiro disputando espaço e ganhando das pizzarias e o segundo em conserva, uma delicia. Vale ainda frisar que você que conhecer por exemplo bem a capital mineira (BHte) vai saber que por lá no centro da cidade você tem inumeras, incontáveis pizzarias, aqui em Goiânia, funciona o contrário, as pamonharias ganham disparado e há 25 anos era muito difícil você comer uma pizza em Goiânia, a não ser que você fosse no final da Av. Mutirão e lá existia como existe ainda o Pizzaiolo, do Fernando, um mineiro que veio pra cá e percebeu esse espaço disponível. É a melhor pizzaria de Goiânia, no meu entendimento.

Outro fato relevante que merece ser citado:

Um amigo meu me chamou atenção (brincando) – Olha, por aqui você tem que dizer “Gueroba”, não diga guariroba, pois vão de te chamar de metido à besta. Rssss. É verdade, todo mundo diz “gueroba”. Pra quem não conhece, uma planta nativa da nossa região e que é o nosso palmito com um gosto puxado pro jiló, amargo.

Só não entendo porque tem um amigo meu que é chamado de Gueroba, se pelo gosto ou pelo formato rsss.

Luiz Bento (Mostradanus)
Enviado por Luiz Bento (Mostradanus) em 19/04/2012
Código do texto: T3621600
Classificação de conteúdo: seguro