Pimpão e suas galinhas

Dois amigos inseparáveis resolveram criar galinhas, cada um fez o seu galinheiro e comprou algumas frangas para postura. Então os dois ficaram esperando ansiosos pelos primeiros ovos, os quais nunca apareciam nos ninhos.
Um dia em uma conversa entre eles, o Giada disse que as frangas dos dois eram muito novas, e iriam demorar a botar. Pimpão discordou do amigo e disse que as dele iriam botar logo, e propôs uma aposta. Ganharia uma caixa de cerveja, quem colhesse o primeiro ovo.
Depois de alguns dias, aproveitando a ausência de seu amigo, Giada resolveu aprontar uma com Pimpão (que era um dos caras mais gozadores da cidade). Mesmo “perdendo” a aposta, colocou um ovo em dos ninhos das galinhas do Pimpão (que não passavam de umas franguinhas). Quando o Pimpão chegou e viu aquele ovo, vibrou de alegria e tratou de arrumar uma testemunha para comprovar o fato. Então ligou para o seu amigo chamando-o para vir logo em sua casa, mas não disse o motivo. Quando ele chegou o Pimpão começou a gozação e foi logo dizendo: “Niguim, minhas cocotinhas já maiou um ovinho.”
O Giada fez de aborrecido dizendo que queria ver se era verdade, pois as frangas eram muito pequenas para botar, e fez-se de desconfiado de alguma falcatrua do colega. O Pimpão ficou irado pela desconfiança, e chamou a testemunha. Quando ela chegou, Giada foi logo perguntando se alguém tinha visto aquelas pintinhas botando o ovo, e negou-se a pagar a aposta alegando que se realmente elas tinham botado, nos próximos dias haveria mais ovos. Pimpão ficou um pouco resistente, mas concordou que poderiam esperar por um próximo ovo, mas para isso a aposta seria dobrada. O Giada para colocar mais lenha na fogueira concordou com a alteração da aposta.
No outro dia, Pimpão ia de meia em meia hora conferir os ninhos, desta forma não teve como o Giada continuar colocando mais ovos nos ninhos. Pimpão ficou chateado, mas não pela aposta adiada, e sim pela desconfiança do amigo, que ligava o tempo todo perguntando se havia mais ovos, além de fazer algumas visitas ao amigo. Alguns dias se passaram sem que nada acontecesse, e o Pimpão ficando cada vez mais puto, por causa das suas galinhas em greve e da desconfiança do outro, que a cada dia se fingia mais desconfiado.
Giada percebeu que a noite Pimpão não ia ao galinheiro, e aproveitou esse horário para continuar a brincadeira. Assim em uma noite ele pulou o muro da casa do amigo, e colocou mais dois ovos nos ninhos. No dia seguinte, Pimpão percebeu logo cedo os ovos, e todo empolgado ligou para o amigo, este logo compareceu e prometeu que iria pagar a aposta. Pimpão perguntou ao seu amigo se as dele tinham botado algum ovo, como Giada respondeu que não, Pimpão logo continuou as gozações: “Uai Niguin, ou você não está colocando ração para elas ou as suas cocotinhas não são ovíparas” e deu uma gargalhada.
O Giada foi aumentando o número de ovos por noite, até que colocou um ovo para cada galinha. No outro dia bem cedo, como de praxe Pimpão ligou para ele novamente com suas gozações, e falando: “Niguim, todas as cocotinhas já estão maiando um ovinho”.
Giada continuou com suas rondas noturnas, e em um dos dias resolveu colocar ovos de todas as cores e um com duas gemas enormes.O Pimpão ficou tão alegre, que não percebeu que os ovos estavam de cores variadas, e foi logo pegando o de duas gemas e correndo para a casa do amigo.
Chegando lá perguntou para o Giada: “Niguim suas galinhas pararam com a greve”. Quando recebeu a negativa, começou a rir do amigo e enfiou a mão no bolso tirando o enorme ovo de duas gemas. Giada fingiu estar com a maior inveja, e disse que se as galinhas dele não botasse logo, virariam canja, pois não ia ficar gastando ração com elas.
O Giada não querendo mais comprar ovos para abastecer os ninhos todas as noites, conversou com a mulher do Pimpão, e contou para ela o que ele estava fazendo. Combinaram que ela lhe devolveria os ovos para ele colocar nos ninhos novamente, e assim foi por vários dias. E as gozações de Pimpão aumentavam a cada dia, sempre começavam com: “Niguim...”.
E um belo dia amanheceu com mais ovos que galinhas, Pimpão não acreditou no que viu e ligou para o seu amigo para lhe contar a proeza. Quando Giada atendeu ao telefone, Pimpão foi logo falando, “Niguim, se não fosse comigo que estivesse acontecendo, eu não acreditaria. Tem uma cocotinha maiando dois ovinhos por dia, Niguim”.
O Giada saiu correndo para a casa do amigo, para conferir o acontecido. Quando chegou lá, encenou o maior espanto, e perguntou ao amigo se ele havia se esquecido de recolher algum ovo no dia anterior. Pimpão respondeu: “Uai Niguim ta duvidando de mim outra vez, ou é inveja porque suas galinhas ainda são todas virgens. Vamos fazer um trato, se nenhuma de suas galinhas botar até o fim da semana, a gente come uma no domingo”. O Giada aceitou a proposta, “para dar mais corda ao Piau”.
No domingo, Pimpão estava lá cedo com uma faca bem afiada na mão, para conferir se as galinhas haviam botado. Ele foi logo gozando o amigo: “Uai Niguim uma só não vai dar não, vamos ter que matar duas”. Para dar realidade à trapaça, Giada concordou em matar duas galinhas e pagar uma das caixas de cerveja.
O Giada continuou a brincadeira, de manhã pegava os ovos com a mulher do Pimpão e a noite colocava nos ninhos. E as gozações por parte de Pimpão continuavam cada dia pior.
Quando Giada estava cansado de colocar ovos nos ninhos todas as noites e de tanto ouvir “Niguim”, resolveu comprar alguns ovos de pato bem grandes, para o amigo perceber a brincadeira. No dia seguinte o Pimpão desconfiou que algo estivesse errado, pois os ovos não pareciam de suas galinhas. Pensou com sigo mesmo que se as galinhas botassem ovos deste tamanho, acabariam virando do avesso.
Pegou os ovos e correu para mostrar a sua esposa, ela não agüentou e caiu na gargalhada. Pimpão ficou vermelho como um peru, pois percebeu que era vítima de alguma brincadeira. Pressionou sua esposa, até que ela lhe contou tudo. Pimpão só pensava consigo mesmo “E agora depois de tanta gozação que fez ao amigo, o que ele podia fazer”.
O Giada já chegou rindo do amigo e falando: “Que bitelo de ovo maiou as cocotinhas hein, Niguim? Uai, isso é galinha ou avestruz?”, Pimpão ficou furioso e lhe disse que podia continuar colocando ovos nos ninhos, que ele não se importava. Então o Giada cobrou a devolução da aposta, que voltaria valer novamente de agora em diante. O pior é que o Giada já tinha espalhado pela cidade inteira, e todo mundo que encontrava o Pimpão tirava uma casquinha dos ovos do Niguim.
Depois do fato acontecido, as galhinhas entraram em greve e só botaram de fato após uns 20 dias. E por mal dos pecados foram às galinhas do Giada que botaram primeiro, que para não perder o amigo, teve que perdoar a aposta e não tocar mais no assunto. O Pimpão até hoje recebe algumas piadinhas por onde anda, e jurou pagar o amigo com a mesma moeda. Estamos esperando os próximos capítulos, “A Vingança do Pimpão!”

Kennedy Pimenta.