O MENTIROSO DO PAPO AMARELO

Papo amarelo foi uma expressão usada no passado, definindo a autentica fidelidade de uma pessoa com respeito a sua opção em determinadas escolhas partidárias. Ouvi muitas vezes no dizer popular fulano tal é um PSD do papo amarelo ou mesmo; cicrano, este sim, é UDN do papo amarelo!

No meu tempo de criança até a juventude assiste batalhas acirradas entre as duas alas políticas mais atuantes do município de Bom Despacho. PSD e UDN digladiando de unhas e dentes na disputa pelo poder.

No pacato Engenho Ribeiro a coisa era feia, o pequeno povoado decidiu várias eleições a favor dos militantes da UDN. Mas quando o poder estadual era governado pelo PSD, pouco adiantava a vitória detendo o poder municipal. Com os recursos do município limitados, às lideranças locais do PSD, embora sendo minoria, aprontavam as piores atrocidades, emperrando a administração, cuja máquina que já era ineficiente. Faziam de tudo para barrar as ações dos adversários da UDN. As perseguições eram tamanhas a ponto de nossos pais terem pagar escolas particulares, porque os filhos não poderiam frequentar a escola publica cujas professoras eram contratadas pelo governo, e obedeciam cegamente as ordens do inspetor escolar nomeado pelo partido governista que exigiam delas uma discriminação preconceituosa para com os filhos dos udenistas .

Certa vez colocaram fogo em uma urna. Nessa mesma eleição, violaram as urnas do Engenho trocando as cédulas de votação elegendo o candidato do PSD. Comprovada a fraude nada puderam fazer. O poder político estadual e federal nas mãos do PSD. Os tribunais obedecendo a ordens dos mandatários validaram a eleição.

O futebol seguia sempre a mesma rivalidade partidária o time do PSD era o Bom Jardim o da UDN o Ipiranga. Uma adversidade acirrada. Certa vez com o goleiro do Ipiranga ausente. Numa partida contra o time do Mato Seco, o time do Ipiranga sem opção, confiou no mau caráter do carola, goleiro do Bom Jardim, caiu na lábia de alguns integrantes do Bom Jardim que cederam seu goleiro. O colocaram em campo, ele entregou o jogo com a maior cara de pau, no finalzinho, o placar era de 4x4. Propositalmente ele devolveu uma bola para o adversário ele mirou um canto, sua chuteira escapou do pé, Carola caiu no outro canto agarrado a ela. O juiz apitou validando o gol.

Foi uma confusão dos diabos, quando descobriram que a turma do Bom jardim o havia subornado com uma garrafa de pinga, para que ele entregasse o jogo. A turma do Ipiranga fechou a roda pra cima dele exigindo uma explicação ele simplesmente respondeu:-

- qui curpa qui ieu tenho se a chutera do home é lascada de grande e veio rudupiano no ar igual à bola, ieu fis ua ponte das mais bunita e agarrei-a, mais dei farta de sorte peguei foi a chutera, e bola intrô no Oto canto, errado foi o juiz qui apito o gol, ocêis tinha de recramá é cuele!

--Ocê carola alem de cê PSD do papo amarelo inda é um bão mintiroso sem vergonha nessa cara pau cocê tem!

Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 27/05/2013
Reeditado em 27/05/2013
Código do texto: T4311379
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.