DEUS ME LIVRE DAS COBRAS




Parece incrível um lugar chamado Deus Me Livre, mas existe, e está situado bem na divisa dos municípios de Bom Despacho e Martinho Campos, é uma área de terras desconcertada e cheia de bibocas.
Os fatores que levam as localidades a ganhar seu nome diversificam por vários motivos. A bela visão de uma paisagem, a característica geográfica, a topografia, o nome de uma figura de destaque no local, ou um acontecimento marcante que tenha ocorrido. Enfim são inúmeras as situações que podem dar nome a um local.
O que, aliás, é muito importante e se faz necessário, no sentido do mapeamento. Para que o homem seja orientado em sua trajetória ao se dirigir para um determinado lugar na realização de seu objetivo. Transitando por uma região desconhecida, ele encontra o local desejado através do nome que o identifica. Daí a importância dessa geometria de identificação na geografia regional.
Muitos nomes pitorescos nos levam de encontro a mirabolantes historias com as quais se batizam uma localidade, um rio, uma montanha, uma mata ou um lago, e tantos outros objetos que tem seu nome fundamentado em um acontecimento. São tantos.
E todo ele tem sua derivação. Alguns já dizem por si mesmo o motivo que o originou a exemplos de; Belo Horizonte, Bela Vista, Belo Vale, e outros cujas paisagens o batizaram.
Situada na divisa dos municípios de Bom Despacho E Martinho Campos existe essa propriedade rural cujo nome é (deus me livre) nome pitoresco e curioso.
Trabalhei La boa parte de minha adolescência. Uma área de terras férteis, mas muito acidentada. Sua topografia irregular deixa a impressão que é o local onde o criador arrematou o mundo.
Durante um tempo que a propriedade estivera sobre o domínio de meu pai, de inicio como arrendatário mais tarde como proprietário, período em que eu o ajudava meu tio na lida com o gado e nas demais labutas das lavouras La cultivadas.
Procurando decifrar a origem do nome; “deus me livre” esbarrei na mesma lenda contada pelos idosos com os quais eu convivi. Sempre a mesma história. Nos primórdios da colonização as matas La existente foram um verdadeiro berçário de animais peçonhentos. As cobras eram tantas que trabalhador algum, se atrevia a trabalhar no local. Embora as terras férteis e produtivas, foram transformadas em pastagens devido à infestação das cobras. A ocorrência de acidente fatal levou pânico aos lavradores, e todos eles que eram convidados a trabalharem no local davam a mesma resposta:
-- eu! Trabalhar naquele local... Deus me livre!
E não tardou seu proprietário ao chamar um e outro dizia:
-- Oh fulano vamos trabalhar no deus me livre eu pago dobrado!
-- Deus me livre! E as cobras, nem pelo triplo eu boto meus pés por lá no meio daquela bicharada!
E foi assim que o local foi batizado e registrado em cartório com o nome, de fazenda Deus Me Livre!

 
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 12/05/2014
Reeditado em 12/05/2014
Código do texto: T4803480
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.