VAI ABRIR QUE HORAS?
Aqui em Conceição das Alagoas, tem de tudo, já vi o julgamento da dona Isaurinha, já vi o dia em que o Jober, um amigo de boteco, foi candidato a vereador, Jober é um homem muito cizudo, mas no fundo boa pessoa, o dia que ele foi para o seu primeiro comício foi um sarro, Jober subiu no palanque junto com outros candidatos e o candidato a Prefeito, e nós os amigos começamos a pedir para que ele discursasse: - Fala Jober, fala, fala.... E para surpresa de todos os que não conheciam direito, ele virou para nós e disse:
- Não quero falar.
Não precisa nem dizer, que foi o fim precoce de uma candidatura, nem os companheiros de copo do Bar do Zé Augusto, votaram nele. Por falar em bar do Zé Augusto, é um cantinho onde se encontram amigos, pescadores, caçadores, agricultores, pecuaristas e outros que não são nada disso, mas que mentem que só, e olha que mentira no bar nós temos um representante digno de se houver um campeonato, o troféu vem para o Bar do Zé Augusto, é o Tião Paulista, se você falar que um dia já ganhou um campeonato, ou algum torneio, com certeza do Tião Paulista vai dizer que ele foi melhor que você, coitado do Bolt nas olimpíadas, mau sabe que o Tião já fez melhor que ele.
Mas o mais engraçado, foi o que ocorreu uma vez no Bar do Zé Augusto, no bar dele, quando vai chegando a hora de fechar, ele sempre pede para ficar uns dois com ele, pois como todo comércio, também já foi assaltado e ficam umas duas pessoas esperando ele fechar. Certa vez estávamos Eu, o Monisclei, o Luiz e o Zé Augusto, o Zé já pronto para fechar, e o Luiz pedindo mais uma cerveja e uma cachaça, e o Zé insistente dizia: - Luiz, pelo amor de Deus, to querendo fechar, já é tarde, você tá bebendo desde hoje de manhã, vamos embora.
- Zé só mais uma. Na verdade o Zé só consegue marcar a Cerveja do Luiz, as cachaça é dificil, pois no bar do Zé, os fregueses ficam tanto pro lado de fora do balcão, como pro lado de dentro.
Com muito custo, o Zé conseguiu fechar o Bar, nisso já tava todo mundo prá lá de bagda, pois já era tarde da noite, como era sábado, e o Zé não tem costume de abrir domingo, ainda peguei umas 6 cervejas em garrafa para o domingo, vasilhame fiado, segunda-feira devolvia.
Na segunda-feira na hora do almoço, aproveitei para pegar um refrigerante e devolver os vasilhames, o Zé Augusto, me reteve no bar e disse: - Waltinho, você não sabe o que o Luiz aprontou esse final de semana!
- O que ele aprontou Zé?
- Waltinho, cheguei em casa sábado cansado, a gota quase me atacando novamente, peguei no sono, e lá pelas tantas da madrugada, o telefone de casa tocou, sai do quarto e fui até a sala atender, era o Luiz, bêbado.
- Oh Zé, que horas você vai abrir o bar?
- Luiz, só abro Segunda-Feira, lá pelas oito horas.
- Ah tá, tá bom!
- Voltei pra cama, e consegui pegar no sono, minha perna doendo demais da conta. Lá pelas 7:00 horas toca o telefone outra vez, era a porra do Luiz, mais bêbado do que nunca.
- Zééééé, que horas cê vai abrir o bar?
- Cacete Luiz, já disse que só segunda-feira, me deixa em paz, e antes que eu acabasse de falar a ligação caiu. Mas pensa que acabou por ai, foram mais umas quatro vezes durante o domingo, quando pensei que ele não iria mais ligar, isso umas dez horas da noite, pra minha surpresa, ele ligou novamente.
- Zééééééééééééééé´ vai demorar pra abrir, hoje é que dia?
- Luiz, hoje é domingo, e só abro amanhã, o porque que você ta perguntando isso o dia todo?
- É queeee fiquei preso aqui no baaaar, e aaaa cachaaaça e ceeeervejaaa taaa acabando.

FIM